Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Clássico decidido nos últimos segundos

Por Sporting CP
14 Jan, 2024

​Basquetebol cede em casa do FC Porto nos ‘quartos’ da Taça de Portugal (81-79)

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi eliminada nos quartos-de-final da Taça de Portugal, este domingo, ao perder em casa do FC Porto por 81-79.

Os Leões discutiram o resultado até ao último segundo, ficando muito perto de uma vitória que acabou por não se confirmar. Os parciais de 19-24 e 28-14 colocaram a turma de Pedro Nuno Monteiro a perder 47-38 ao intervalo, sendo que uma incrível recuperação na segunda parte (21-18 e 13-23), especialmente no último quarto, deixaram os Leões apenas um ponto atrás e com posse de bola, a 16 segundos do final, mas um turnover revelou-se fatal e impediu o triunfo.

Apesar de os azuis e brancos terem arrancado por cima (10-5), a verdade é que o Sporting CP recuperou e passou depois pela primeira vez para a frente do marcador (12-13). Graças a uma defesa sempre agressiva, que dificultou muito o jogo exterior dos rivais, e ao acerto de Marvin Clark Jr. (9 pontos) e Marcus LoVett Jr. (9), os Leões fecharam o primeiro quarto a vencer: 19-24.

No segundo período, os homens da casa chegaram por duas vezes ao empate (26-26 e 28-28), conseguindo depois um parcial de 10-0 (36-28) com Anthony Barber e o ex-Leão Tanner Omlid a serem muito importantes. Pouco eficazes a lançar ao cesto e várias vezes batidos na luta das tabelas, o Sporting CP revelou dificuldades nesta fase e foi para o intervalo a perder por 47-38.

No regresso dos balneários, os papéis inverteram-se. A intensidade de jogo subiu e a turma de Alvalade melhorou a eficácia de lançamento e ganhou mais ressaltos, conquistando um parcial de 7-13 e diminuindo a desvantagem (54-51). No entanto, os portistas responderam logo de seguida e atingiram os últimos dez minutos na liderança com 12 pontos de diferença: 68-56

No período final, estava ainda tudo em aberto, com o Sporting CP a conseguir uma incrível recuperação para 70-67, concedendo apenas dois pontos ao adversário nos seis minutos e meio iniciais. A 16 segundos da buzina, a diferença era de apenas um (80-79), com os Leões a disporem do último ataque, mas um turnover deitou por terra o esforço hercúleo verde e branco: 81-79.

Nota para Marcus LoVett Jr. (21 pontos), Mike Moore (15) e Marvin Clark Jr. (14), que foram os melhores marcadores do Sporting CP.

Os Leões estão assim fora da Taça de Portugal, regressando à Liga já no próximo sábado, dia 20 de Janeiro, no Pavilhão João Rocha, para receber a AD Ovarense.

Sporting CP: Mike Moore (15), Marko Loncovic (2), Ron Curry Jr. (9), Marvin Clark Jr. (14) e Marcus LoVett Jr. (21); Eddie Ekiyor (4), Diogo Ventura [C] (5), Diogo Araújo, André Cruz (9) e Denilson Tavares.