Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Vitória expressiva no regresso à Liga

Por Sporting CP
04 Fev, 2024

​Leões não deram hipótese na recepção ao Vitória SC (98-68)

De regresso à Liga, a equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Vitória SC por claros 98-68, este domingo, na 14.ª jornada da fase regular.

Ainda sem contarem com o contributo do reforço Temidayo Yussuf, que chegou a Alvalade há poucos dias, os Leões voltaram a derrotar a turma de Guimarães, algo que já tinham feito há cerca de uma semana (80-88) para a Taça Hugo dos Santos, desta feita com uma exibição sólida em termos defensivos e ofensivos que terminou com os parciais de 28-22, 21-14, 23-13 e 26-19.

A formação de Pedro Nuno Monteiro entrou a todo o gás na partida, consentindo apenas quatro pontos nos cinco minutos iniciais (16-4). Agressivo a defender e eficaz no jogo interior, o Sporting CP foi gerindo a vantagem com Eddie Ekiyor e Marcus LoVett Jr. em plano de destaque a lançar ao cesto (oito pontos para cada no primeiro quarto), mas já na recta final o Vitória SC - sétimo classificado – respondeu e conseguiu diminuir a diferença no marcador para seis: 28-22.

No segundo período, Eddie Ekiyor começou por animar os adeptos presentes nas bancadas do Pavilhão João Rocha com um alley-oop em grande estilo, mas do outro lado os visitantes também foram dando excelente réplica, com uma boa percentagem de acerto nos lançamentos exteriores e interiores. Os vimaranenses conseguiram mesmo encurtar a distância para apenas um ponto (37-36), só que a reacção verde e branca não se fez esperar, com Diogo Araújo a meter um triplo e a dar início a um parcial de 12-0 que permitiu aos Leões irem para o intervalo a vencer por 49-36.

No regresso para a segunda parte, o Sporting CP voltou a entrar por cima e dilatou a vantagem para 20 pontos (58-38), diferença que se foi mantendo ao longo de todo o terceiro quarto. O conjunto de Alvalade fechou os caminhos para o seu cesto com uma pressão defensiva em todo o campo e mostrou-se bastante colectivo a atacar, sempre em busca dos melhores lançamentos, gerindo a dianteira do placard com segurança até atingir os dez minutos finais com um 72-49.

No último quarto, estava tudo praticamente decidido tendo em conta o fosso entre as duas equipas, mas mesmo assim os Leões nunca tiraram o pé do acelerador. Com Eddie Ekiyor em evidência – foi o melhor marcador Leonino com 22 pontos (além de oito ressaltos e seis assistências) -, a formação verde e branca foi rodando a equipa e, ainda assim, distanciou-se cada vez mais e com naturalidade de um Vitória SC já algo resignado, fechando o encontro com um triunfo por 98-68.

​Com este resultado, os Leões mantêm o segundo lugar da classificação com 25 pontos somados, menos dois que o líder FC Porto. O próximo jogo, o segundo de cinco no espaço de apenas duas semanas, está marcado para quarta-feira, dia 7, na recepção aos polacos do Legia Warszawa, a contar para a sexta e decisiva ronda do grupo L da segunda ronda da FIBA Europe Cup.

Sporting CP: Ron Curry (9), Eddie Ekiyor (22), Marcus LoVett Jr. (15), Marvin Clark Jr (5). e André Cruz (18); Mike Moore (16), Diogo Ventura [C] (2), Diogo Araújo (7), Litos Cardoso (2), Marko Loncovic e Denilson Tavares (2).