Equipa feminina de basquetebol regressa ao trabalho
07 Set, 2025
Luana Serranho e Simone Costa entusiasmadas com o arranque
A época 2025/2026 já começou para a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. As Leoas reencontraram-se esta semana para os habituais exames médicos na Clínica CUF do Estádio José Alvalade, o primeiro passo de uma temporada que assinala o regresso à elite do basquetebol nacional.
Entre caras novas e outras já bem conhecidas dos Sportinguistas, o entusiasmo pelo arranque ficou evidente.
“Já tinha muitas saudades de vestir a camisola do Sporting CP. Tem o peso que tem e cada uma de nós sente uma grande responsabilidade ao envergá-la. Confesso que já tinha saudades de pisar o campo do Pavilhão João Rocha. As férias deram para carregar energias, mas já estou aqui com a pica toda”, começou por dizer Luana Serranho, símbolo da continuidade do grupo, aos meios do Clube.
Para Simone Costa, uma das integrações no plantel de João Pedro Vieira, a expectativa é semelhante. “Já estava com vontade de voltar a competir. Por muito que treinemos durante o Verão, nunca é igual voltar à competição. Estou feliz por regressar”, afirmou a reforço.
A integração das novas jogadoras foi também destacada por Luana, agora no papel de quem ajuda a receber.
“O ano passado receberam-me de braços abertos. Este ano, sinto que tenho essa responsabilidade com as novas. Vai ser um desafio muito diferente, o nível competitivo também, mas todas gostamos de desafios e de jogos equilibrados. Acho que vai ser uma época engraçada e vamos preparar-nos para dar o nosso melhor”, garantiu a base.
Com um plantel renovado e equilibrado, Simone sublinhou a importância de crescer passo a passo.
“Esta é uma época onde quero evoluir pessoalmente e dar o meu contributo à equipa. Há sempre pressão, mas isso é bom para podermos atingir os objectivos. É uma luta diária: treinar bem todos os dias, conquistar cada jogo e, aos poucos, chegar onde queremos. Temos um bom balanço entre jogadoras experientes e talentos mais jovens e todas as ferramentas para construir algo interessante esta época”.
Também Luana destacou a importância de contar, em igual medida, com o contributo da experiência e do sangue novo. “Temos jogadoras com idades diferentes, mas, tal como cheguei a dizer na última temporada, não importa se as jogadoras são mais novas ou mais velhas. Cada uma tem as suas qualidades e todas nós podemos contribuir”, garantiu.
Uma caminhada para a qual o apoio dos adeptos surge como elemento decisivo.
“Quero convidar os Sportinguistas a apoiarem-nos de novo este ano. O ano passado foi arrepiante ver como o Pavilhão se foi compondo jogo após jogo. O nosso objectivo é chamar cada vez mais pessoas e sentir ainda mais a energia dos adeptos”, lançou Luana.
Na mesma linha, Simone acrescentou: “É sempre fundamental ter o apoio dos adeptos. Quando a energia está mais baixa, eles conseguem puxar-nos para cima. Queremos sentir-nos apoiadas aqui no Sporting CP e por isso convido todos a estarem connosco”.
Com o primeiro capítulo da pré-temporada escrito, segue-se agora o trabalho diário no Pavilhão João Rocha, onde as Leoas se prepararão para uma época exigente e ambiciosa no regresso ao escalão máximo do basquetebol português.