Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Leões de Portugal dão bolsa de apoio a Ivo Lopes

Por Jornal Sporting
02 Ago, 2017

Jovem de 16 anos vai participar nos Mundiais de IWAS na modalidade de tiro com arco

Os Leões de Portugal entregaram nesta quarta-feira de manhã uma bolsa de apoio desportivo ao atleta de tiro com arco, Ivo Lopes, de 16 anos, que participará na sétima edição dos Mundiais de IWAS - International Weelchair & Amputee Sports Federation. O jovem leão tentará assim qualificar-se para a competição e, posteriormente, para os Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020.

Muito esclarecido e igualmente ambicioso, Ivo Lopes agradeceu a oportunidade aos Leões de Portugal e a todo o Clube e falou do início na modalidade e dos sonhos que o guiam. "Comecei a praticar tiro com arco porque desde pequeno achei fascinante a forma como conseguem ter tanta força, inclusive algumas mulheres em cadeiras de rodas. A certo momento, perguntei por que é que eu também não o poderia fazer. Experimentei e reconheceram-me algum potencial e agora sinto-me muito bem. É inexplicável este momento, não só para a minha carreira, mas pela forma como sinto o meu trabalho recompensado", começou por dizer, sem nunca pestanejar ou gaguejar, o que demonstra bem o quão focado se encontra.

"Para Portugal isto também é muito bom porque é a prova de que aqui se ajudam as pessoas que têm problemas. Não só as pessoas sem problemas conseguem marcas incríveis, também quero deixar a minha marca. O Cristiano Ronaldo, por exemplo, teve de vir da Madeira tão pequeno e tornou-se uma grande estrela... Acho que também posso fazer história e conseguir ir aos paralímpicos numa  modalidade que nenhum português tenha conseguido ir, ainda por cima sendo tão novo. Quero ser o mais jovem de sempre a ir lá!", rematou Ivo Lopes.

Luís Gestas, membro do Conselho Directivo, representou o Clube verde e branco e assumiu tratar-se de um motivo de orgulho a aposta no desporto adaptado, neste caso em sinergia com os Leões de Portugal. "Este é o reconhecimento do trabalho de todos estes atletas e dos técnicos que têm sido incansáveis. Foi por isto que criámos o gabinete de desporto adaptado e posteriormente o de desporto paralímpico, de forma a premiar e criar condições para aqueles que trabalham e se dedicam em prol do Sporting CP. Estas sinergias que se criam com a sociedade civil, neste caso os Leões de Portugal, são sempre de salutar visto que permitem que o Ivo tenho novas condições e possa concretizar o seu sonho de estar presente em Tóquio, em 2020", disse.

Por fim, também Menezes Rodrigues, presidente dos Leões de Portugal, saudou o jovem e a iniciativa em conjunto com o Sporting CP. "A nossa motivação é a de dar apoio a quem precisa, com prioridade absoluta aos Sportinguistas, sobretudo os atletas. Temos apoiado alguns veteranos de forma a poderem deslocar-se a competições internacionais, e agora com o crescimento do gabinete paralímpico no Sporting CP há outros atletas que têm também necessidades de apoio evidentes. O Ivo é um desses casos: é bom aluno, tem bom caracter e parece ser uma esperança de sucesso desportivo, pelo que foi um gosto ajudá-lo neste sonho rumo aos Jogos Paralímpicos de Tóquio", concretizou.