Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Goalball com dia especial

Por Sporting CP
24 Abr, 2021

Figuras do universo Sporting CP presentes no treino

À margem do Dia Mundial do Desporto para a Deficiência Visual, que se celebra este sábado, 24 de Abril, o Sporting Clube de Portugal organizou um treino de exibição da equipa masculina de goalball no Pavilhão João Rocha. O evento contou com a presença de figuras de relevo no universo Leonino, como Carlos Lopes, Manuel Fernandes, Miguel Fernandes ou Robinson Dvoranen.

Márcia Ferreira, treinadora da equipa verde e branca e coordenadora do gabinete paralímpico do Sporting CP, recebeu os convidados e conduziu o treino na manhã deste sábado. Ao Jornal Sporting e à Sporting TV, explicou o motivo desta iniciativa levada a cabo pela turma de Alvalade, actual campeã da Europa.

"Foi um desafio lançado pela Federação Internacional e pela EGCA [Associação Europeia de Clubes de Goalball]. O Sporting CP quis fazer parte deste marco e queremos mostrar, mais uma vez, que é um desporto sério. É um desporto que demonstra a superação destes atletas, que se superam enquanto atletas de alta competição", começou por dizer a líder do conjunto que deve voltar à competição já em Maio.

Sobre a participação dos convidados no treino, Márcia Ferreira mostrou-se "muito curiosa". "Temos aqui alguns convidados de várias modalidades e gostaria muito que eles experimentassem e vissem que, na realidade, isto é muito difícil. Quem está de fora pode achar que é um jogo simples em que fazemos alguns remates parecidos com o bowling, mas é um jogo muito exigente. Custa atirar para o chão e estar constantemente a rematar com o mesmo braço. Espero que alinhem no desafio e vamos ver como corre", admitiu.

O desejo de Márcia Ferreira foi cumprido e Manuel Fernandes, Miguel Fernandes e Robinson Dvoranen experimentaram o goalball. Carlos Lopes ficou de fora, mas nem por isso deixou de admirar os atletas.

"O Sporting CP, como Clube que se preocupa com o desporto adaptado, está de parabéns. Tem a dimensão que tem e por esta razão é um Clube eclético. É uma modalidade campeã da Europa mais do que uma vez. É um trabalho sério de pessoas que gostam e que se preocupam. O Sporting CP e as pessoas que o dirigem e integram estão de parabéns. Têm a responsabilidade de chamar mais jovens ao desporto adaptado", disse a lenda do Clube e do atletismo.

Já Manuel Fernandes admitiu que jogar goalball "não é fácil". "Para saber jogar é preciso uma força mental e uma concentração muito grandes. Neste bocadinho que joguei, percebi a dificuldade. É preciso muita técnica, saber onde a bola vai cair. Há muito treino. Para mim, é sempre um prazer grande conviver com o mundo Sportinguista, seja em que modalidade for. Quando estava no Sporting CP como jogador fui habituado a conviver com todas as modalidades. Isto é de salutar porque, para mim, o Sporting CP é isto. Vim aqui com todo o gosto", garantiu o antigo craque do futebol Leonino.

Miguel Fernandes, ex-jogador de renome do futsal do emblema de Alvalade, já conhecia a modalidade e gostou da experiência. "Vi alguns jogos através da Sporting TV e sabia que somos campeões europeus e a melhor equipa nacional. Acho um jogo extraordinário, dada a dificuldade de não se poder ver. (...) Foi cansativo, mas a experiência é única. Ganham-se outras sensibilidades. Fui muito ajudado por pessoas extraordinárias e a experiência foi muito bonita", explicou.

Por fim, Robinson Dvoranen classificou a manhã passada no Pavilhão João Rocha como "incrível". "Eles têm uma percepção completamente diferente, é preciso muita prática. Foi uma primeira experiência muito interessante, gostei muito. (...) É muito bom poder conhecer um pouco e ver de perto uma realidade diferente", concluiu o jogador de voleibol do Sporting CP.


(clicar na imagem para ir para a galeria)