Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Uma dezena de golos garante liderança dos juniores

Por Jornal Sporting
12 Dez, 2015

Equipa de Jorge Monteiro derrotou o Sonâmbulos por 10-0

Os juniores do Sporting golearam esta tarde o Sonâmbulos por 10-0, no Pavilhão José Gouveia, em jogo a contar para a 9.ª jornada da Zona Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional Sub-20. Os leões foram para o intervalo a vencer por 3-0, mas uma segunda parte quase perfeita rendeu mais sete tentos ‘aos ‘leões’, que continuam a garantir a liderança isolada da prova. Mesquita fez o ‘hat-trick’, Ludgero e Alex bisaram e João Alexandre, Afonso e Mamadu apontaram os restantes golos dos ‘verde e brancos’.

Com um cinco inicial composto por Zé Pedro, João Alexandre, Vítor, Gonçalo e Mamadu, o Sporting iniciou o jogo com duas boas oportunidades protagonizadas por Mamadu, que logo acentuaram a clivagem entre os dois conjuntos: os ‘verde e brancos’ jogavam instalados no meio-campo contrário, criando ocasiões de finalização sucessivas, enquanto o Sonâmbulos, algo adormecido na partida, limitava-se a defender como podia, não lhe restando outra alternativa senão apostar no jogo directo.

Ludgero, em zona central, falhou o 1-0 por pouco, assim como Afonso – que, embora esteja no primeiro ano de júnior, soma já esta época dois golos e vários jogos pela principal equipa dos ‘leões’ – depois de uma excelente jogada individual em que rematou para defesa de João Valente.

O Sporting fazia tudo bem, mas nem sempre conseguia definir bem o último passe ou o remate, o que não aconteceu aos 12’, quando Alex abriu o marcador com um bom remate de pé direito, no corredor central, e já depois de ter tirado do caminho o adversário.

Os ‘leões’ dominavam por completo o jogo e eram ágeis na recuperação defensiva, o que reduziu largamente a esfera de acção do Sonâmbulos, que criou relativo perigo em três transições, que foram de pronto afastadas pela defensiva ‘verde e branca’. Depois de um enorme trabalho individual, João Alexandre assistiu Mesquita mas o guardião adversário tirou, para, logo depois, dilatar a vantagem num grande golo pela ala esquerda e já sem ângulo. Na jogada seguinte, o número 17 dos ‘leões’ voltou a criar perigo, no corredor central, mas o bom remate do jogador Sportinguista terminou nas mãos de João Valente.

O Sonâmbulos recuava cada vez mais as linhas, não conseguindo conter a avalanche ofensiva dos ‘leões’, e, aos 18’, à terceira foi de vez: Mesquita e Afonso remataram para defesa do guardião contrário, mas de novo Mesquita atirou para o 3-0 com que o jogo foi para o intervalo.

No regresso do descanso, o Sporting entrou mais incisivo e mais acertado nos momentos de decisão, apontando mais três golos em quatro minutos de jogo – e mesmo assim ainda teve mais oportunidades que não concretizou: Afonso fez boa pressão defensiva, ganhou a bola, contornou o guarda-redes e assistiu Ludgero para o quarto (21’); na jogada seguinte, Mesquita bisou ao segundo poste após assistência de Ludgero para a mãos cheia de golos; aos 24’, Ludgero, numa jogada individual, tirou o marcador directo e o guarda-redes do caminho, finalizando pleno de serenidade (6-0).

O Sonâmbulos atirava a toalha ao chão, demonstrando dificuldades físicas que a componente psicológica agravou, pela meia-dúzia de golos sofridos. Zé Pedro era um espectador da partida – foi chamado a intervir em apenas duas situações de 1x1, sendo depois substituído por Paulo Pereira – enquanto o guarda-redes oposto era pouco para tantos remates dos ‘leões’.

Mamadu quase repetiu o golo de João Alexandre, na primeira parte, mas desta vez na ala contrária, mas o remate sem ângulo não tomou a direcção certa. Logo depois, à passagem da meia-hora, Afonso apontou o sétimo golos dos ‘leões’ com um remate de meia distância pelo corredor central, e, no minuto seguinte, Alex fez o oitavo ao segundo poste.

As oportunidades sucediam-se e o marcador dilatava-se: aos 36’, Vítor fez uma boa pressão defensiva, permitindo que a bola sobrasse para Mesquita, que finalizou isolado para o nono golo da equipa (e o terceiro da sua conta individual) e, já ao cair do pano, no último minuto, Mamadu driblou três adversários e, na cara do guarda-redes, fechou as contas no 10-0, coroando com goleada uma exibição quase perfeita da equipa.

Com este resultado, o Sporting mantém a liderança da Zona Sul, com 25 pontos (9 jogos, oito vitórias e um empate).