Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

A Supertaça é verde e branca

Por Sporting CP
29 Dez, 2021

Goleada no dérbi (7-2) para levantar o troféu pela décima vez

2021 acaba da melhor forma para o emblema Leonino. A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal conquistou a Supertaça ao vencer de forma expressiva o SL Benfica por 7-2, esta quarta-feira, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O primeiro troféu da época de futsal seguiu, assim, para Alvalade, o que acontece pela quarta vez consecutiva. Depois de uma primeira parte de reviravoltas no marcador, uma segunda parte de luxo desequilibrou o dérbi até à goleada. Fernando Cardinal, Diego Cavinato (dois), Miguel Ângelo, Guitta (dois) e Pany Varela foram os autores dos golos.

Sem Caio Ruiz, Waltinho e Bernardo Paçó nas opções, Nuno Dias colocou de início Guitta, João Matos, Erick Mendonça, Alex Merlim e Diego Cavinato e o dérbi começou intenso, como é habitual. Após as primeiras tímidas aproximações de parte a parte, Tomás Paçó, de livre, atirou forte para a defesa de Roncaglio. Era a turma de Alvalade a mandar no início do jogo e, depois de um remate desenquadrado de Merlim, chegaria o 1-0: Merlim bombeou para o lado oposto da quadra e Cardinal, de primeira e sem deixar cair, fez balançar as redes.

Pouco depois, Merlim, de longe, voltou a ameaçar, contudo foi o SL Benfica a marcar, através de Bruno Cintra, no lance seguinte. O jogo mudou rapidamente de figura e logo a seguir as águias viraram o resultado com alguma felicidade, beneficiando de um ressalto fortuito que deu o 1-2. Numa questão de minutos, inverteram-se os papéis e era o Sporting CP a correr atrás do prejuízo.

Procuravam reagir os Leões e Paçó rematou de novo à figura num livre, quando antes os encarnados alvejaram a trave Leonina. A pouco mais de cinco minutos do intervalo, Jacaré atingiu Cardinal com uma cotovelada e viu o cartão vermelho, deixando o SL Benfica em inferioridade numérica. Depois de duas oportunidades soberanas de Erick, o conjunto de Nuno Dias aproveitou este período para fazer o 2-2: após uma defesa incompleta de Roncaglio, o sempre oportuno Cavinato surgiu na área para facturar na recarga.

O ímpeto Leonino não ficou por aqui e Miguel Ângelo consumou nova reviravolta no dérbi, desta feita a favor do Sporting CP, mesmo em cima da buzina, espoletando a festa Sportinguista nas bancadas. Dérbi de alto nível, golos e liderança verde e branca no intervalo da Supertaça.

Ora, o segundo tempo começou da mesma forma que tinha acabado o primeiro: com um golo da formação de Nuno Dias. Nova jogada de excelente envolvimento colectivo, agora finalizada por Cavinato, bisando para o 4-2. A reentrada de Leão continuou e Guitta aventurou-se no ataque e rematou forte e colocado para desenhar a mão cheia de golos no dérbi, dilatando a vantagem.

Depois da eficácia na frente, o guardião verde e branco exibiu-se também seguro entre os postes, sustendo a resposta encarnada. Num rápido contra-ataque, Pauleta ficou perto do sexto, que chegaria sensivelmente a meio da segunda parte. Guitta voltou a subir, encheu, desta feita, o pé esquerdo e rematou de novo para o fundo das redes. Segunda parte de luxo dos Leões, com o experiente brasileiro a fazer a diferença, 6-2 no marcador e os Sportinguistas faziam a festa.

O SL Benfica ainda apostou no guarda-redes avançado, porém seria a turma de Alvalade a colher os frutos para resolver a partida: Pany Varela apontou o 7-2 final na baliza deserta e ainda viu o poste negar-lhe o oitavo.

Terminado o vendaval Leonino na Supertaça, soltou-se a festa verde e branca dentro e fora da quadra.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Bruno Maior, Tomás Paçó, Zicky Té, Fernando Cardinal, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Guitta [GR], Diego Cavinato, Pany Varela, Miguel Ângelo e Alex Merlim.