Tudo correu mal em Ferreira do Zêzere
16 maio, 2025
Derrota a abrir play-offs obriga a duas vitórias no Pavilhão João Rocha (5-4)
A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal visitou o SC Ferreira do Zêzere e perdeu por 5-4, esta sexta-feira à noite, no primeiro jogo dos quartos-de-final dos play-offs da Liga.
A eliminatória, disputada à melhor de três jogos, segue agora para o Pavilhão João Rocha, onde os Leões de Nuno Dias estão obrigados a vencer o segundo encontro para forçar um terceiro, também em casa, de decisão.
Já com Taynan de regresso às opções após suspensão, mas ainda sem Zicky Té e, também, sem Alex Merlim, o Sporting CP teve um arranque muito penalizador em Ferreira do Zêzere. Além de ter sido surpreendido logo aos 25 segundos, quando Alan Gitahy roubou a bola nas imediações da área Leonina e atirou a contar para um golo madrugador, a equipa da casa ainda fez o 2-0 – aos três minutos – graças a Natan Minatti, que aproveitou uma subida de Henrique Rafagnin para marcar na baliza deserta.
Os Leões ‘acordaram’ depois com dois remates perigosos de Rocha e Tomás Paçó, mas uma nova contrariedade abateu-se sobre os Tetracampeões Nacionais: Taynan viu o vermelho directo por agressão e, instantes depois, o SC Ferreira do Zêzere – oitavo classificado na fase regular - aproveitou a superioridade numérica para chegar ao 3-0.
Tudo correu mal nos primeiros dez minutos, mas o conjunto de Nuno Dias não virou a cara à luta. E depois de Sokolov ter concretizado a sexta falta adversária (3-1), os Leões lançaram-se ao ataque e só não voltaram a marcar por manifesta ineficácia. Nas melhores ocasiões, Sokolov teve mais um livre, mas desta feita permitiu a defesa, Paçó – sozinho ao segundo poste - falhou um golo de baliza aberta e Diogo Santos acertou no poste mesmo em cima do intervalo.
Mais eficaz foi, de novo, o conjunto ribatejano, que entrou no segundo tempo a marcar o 4-1 – hat-trick de Alan Gitahy. O Sporting CP, desta vez, nem tardou a responder por Sokolov, que depois de atirar ao poste ‘facturou’ numa recarga, mas o SC Ferreira do Zêzere aproveitou uma transição para voltar a manter as distâncias no marcador (5-2).
Com as contas difíceis, Nuno Dias arriscou e apostou em Wesley como guarda-redes avançado e os devidos frutos chegaram a dois minutos do fim. Primeiro, Tomás Paçó atirou cruzado para o fundo das redes e, logo a seguir, Rocha rematou ao ângulo para aumentar a incerteza, mas faltou tempo aos Leões e o 5-4 foi final. Pedro Martinho ainda negou o empate a Tomás Paçó em cima da buzina.
Os dois emblemas voltam a enfrentar-se na terça-feira (19h30), desta feita no Pavilhão João Rocha, onde os Leões estão obrigados a vencer.
Sporting CP: Bernardo Paçó [GR], Tomás Paçó, Diogo Santos, Wesley, João Matos [C], Henrique Rafagnin [GR], Pauleta, Anton Sokolov, Bruno Dias, Andriy Dzyalo, Taynan, Rocha, Rúben Freire