Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões dos trampolins em acção no Campeonato da Europa

Por Sporting CP
27 Abr, 2021

Prova decorre na Rússia entre 29 de Abril e 2 de Maio

Diogo Abreu, Diogo Ganchinho e Pedro Ferreira, em seniores masculinos, Sílvia Saiote em seniores femininos e Gonçalo Alves em juniores, todos atletas de ginástica de trampolins do Sporting Clube de Portugal, vão representar a selecção nacional no Campeonato da Europa, em Sochi, na Rússia, entre os dias 29 de Abril e 2 de Maio. 

Depois de mais de um ano sem competir devido à pandemia, esta prova marcará o regresso das provas internacionais. A preparação foi atípica e, segundo Pedro Ferreira, exigiu alguma adaptação.

"É a nossa primeira prova internacional desde Fevereiro do ano passado, é quase um ano e meio sem competir. Tentámos fazer algumas competições online, porque felizmente na nossa modalidade é possível transmitir em directo, tendo alguns juízes a avaliar, o que ajudou imenso", contou, antes de destacar o apoio dado pelo Clube.

"O Sporting CP fez um trabalho excelente, fomos dos únicos clubes que conseguimos estar sempre a treinar, o que é óptimo", elogiou.

Além das provas individuais e de sincronizado (pares), onde Pedro Ferreira e Diogo Abreu já conseguiram uma medalha, os três Leões também vão estar envolvidos na competição por equipas. O objectivo, diz Pedro Ferreira, é repetir o êxito recente.

"Colectivamente, em 2014 a nossa equipa ficou em segundo lugar e em 2016 em terceiro, por isso esperamos poder lutar outra vez pelas medalhas. Individualmente, nos últimos dois Europeus fiquei em nono lugar, o que é ingrato, porque seguem para a final os oito primeiros. Por isso, quero dar esse passo", atirou.

Por sua vez, o Leão Diogo Ganchinho chegará a Sochi como actual campeão europeu em título e também coloca a fasquia bem alta para a selecção nacional.

"Depois deste ano e meio, encaro esta competição quase como um pontapé de saída de, esperemos, um grande ano de competições. As nossas medalhas por equipas foram as primeiras da história em ginástica de trampolins em Portugal. Temos uma equipa forte, sólida e já com bastante experiência, portanto as expectativas são de grandes resultados a nível individual, equipas e sincronizado", concluiu.

"Somos bastante amigos, já nos conhecemos há muitos anos, apesar de sermos de gerações diferentes e isso ajuda a conseguir bons resultados", começou por dizer Diogo Abreu, outro Leão em prova. Desta feita, além dos três atletas Leoninos, a selecção nacional contará também com Lucas Santos (CTS) e Diogo Abreu realçou a qualidade da formação portuguesa.

"Já desde 2012 que temos tido bons resultados a nível internacional e este Campeonato da Europa não vai ser diferente. Pensamos que é realista acreditar nas medalhas. São vinte segundos e qualquer falha pode deitar tudo a perder, mas acho que temos uma equipa muito forte", sublinhou.

Antes da viagem para a Rússia, a equipa Leonina de ginástica de trampolins recebeu a visita de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting CP: "Em nome da Direcção, vim dar apoio a estes três jovens atletas, que são referências nacionais e internacionais na sua especialidade. Vão para uma prova dura, mas nestas modalidades crescem com muito sacrifício e resiliência, porque infelizmente nem todas conseguem ter o apoio que merecem".

Por fim, o presidente verde e branco deixou o seu desejo para a prestação Leonina no Europeu: "Representam o Sporting CP, voam com o Leão ao peito e esperemos que tragam medalhas para o Clube, mas também por eles, que o merecem".