Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Tricampeões nacionais

Por Jornal Sporting
24 Fev, 2018

Equipa de goalball alcançou o terceiro título consecutivo no dia em que se jogou o primeiro clássico de uma modalidade paralímpica em Portugal: vitória ao FC Porto por capote!

A equipa principal de goalball do Sporting Clube de Portugal sagrou-se, no final desta tarde de sábado, tricampeão nacional da modalidade, na quarta (de seis) jornada que a competição tem.

O primeiro jogo do dia começou com a formação B dos leões a vencer o FC Porto por capote – o jogo termina a qualquer momento quando uma equipa atinge os 10 golos de diferença do adversário –, com o resultado a saldar-se por um claro 13-3. Os 'bês' do goalball do Sporting CP, orientados por João Quintela, adjunto de Márcia Ferreira na equipa principal, entraram com um trio de luxo (Fatmir Seremeti, Nerijus Montevidas e Erkkin Miinala), o que facilitou o rápido avolumar do marcador.

No entanto, os holofotes da ribalta estavam apontados para a equipa principal, que entrou em acção a meio tarde, também frente aos dragões. A receita da vitória foi a mesma – o resultado foi melhor e conseguido mais rapidamente –, desta feita com o trio leonino composto por Justas Pazarauskas, Mantas Brazauskis e João Mota. O encontro acabou quando ainda faltavam sete minutos e 50 segundos para terminar o segundo tempo, isto é, tinham decorrido apenas três minutos e 10 segundos da etapa complementar quando a formação azul e branca, vergada ao segundo capote do dia, deu por terminada a deslocação a Alvalade. 11-1 registou o marcador no final.

O terceiro jogo foi mesmo entre as duas equipas do Sporting CP. Um jogo de extraordinário nível exibicional, um autêntico hino à modalidade, disputada pelos melhores protagonistas europeus da actualidade – felizmente todos leões! –, terminando apenas ao fim dos 24 minutos regulamentares (12 para cada parte), e com um resultado que não deixa margem para dúvidas quanto ao equilíbrio: 19-18. Aliás, este foi o único encontro dos que tiveram lugar no Multidesportivo do Estádio José Alvalade, que não terminou por capote.

Terminada assim a quarta jornada – confira em baixo os resultados completos da ronda –, ficava ainda um jogo por realizar. Isto porque a equipa orientada por Márcia Ferreira estará a participar num torneio na República Checa, a 12 de Maio – data para a sexta e última jornada do campeonato nacional, que irá realizar-se em Paredes –, e por isso pediu a antecipação do encontro com a Associação Jorge Pina (AJP) para ser incluída nesta ronda.

Um jogo em que os leões entraram mal, permitindo ao adversário chegar a uma vantagem de 3-0, o que denotava já algum cansaço por parte da formação de Alvalade. Foram três jogos e enorme intensidade e desgaste físico e que começavam a revelar algumas fragilidades da equipa verde e branca. Por exemplo, não foi normal a quantidade de granes penalidade falhadas, inclusive por Justas, um especialista e com um 'remate-canhão'. Ainda assim, das fraquezas se fizeram forças e os leões acabaram por vencer, também, por capote (16-6), com várias possibilidades para terminar mais cedo (13-4 e 14-5).

De referir que o Presidente Bruno de Carvalho, fez questão de marcar presença na tarde desportiva que se viveu no Multidesportivo, juntamente com Rui Caeiro, José Quintela e Luís Gestas, elementos do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal.

Resultados completos da 4.ª jornada
FC Porto-SPORTING B, 3-13
CA Cultural-Castelo Maia, 8-18
SPORTING B-SPORTING A, 18-19
Acapo Porto-Acapo Lisboa, 6-16
SPORTING A-FC PORTO, 11-1
AJ Pina-CCD Porto, 13-3