Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Leões na final four da Liga Europeia

Por Sporting CP
11 Abr, 2021

Empate com a UD Oliveirense (6-6) em jogo louco

Num jogo de emoções fortes e com muitos golos, a equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal empatou, este domingo, a seis golos com a UD Oliveirense na terceira jornada da fase de grupos da Liga Europeia, que está a decorrer no Luso. Com este resultado, os Leões asseguraram a passagem à final four da competição continental, que está marcada para os dias 15 e 16 de Maio.

O conjunto orientado por Paulo Freitas procurou a vitória desde o minuto inicial, mesmo sabendo que um empate chegaria - como chegou - para assegurar o melhor segundo lugar da fase de grupos. Prova disso foi o golo do capitão Pedro Gil, num grande tiro de longe, logo ao segundo minuto, inaugurando o marcador. Pouco depois, e com Pedro Gil novamente em destaque ao realizar a assistência, Telmo Pinto apontou o 0-2 na conclusão de um contra-ataque.

Mas os dez minutos iniciais foram de grande supremacia dos ataques em comparação com as defesas e os golos não pararam de surgir. A UD Oliveirense reduziu através de Marc Torra, mas, logo a seguir, novo tento do emblema de Alvalade. Pedro Gil assistiu (mais uma vez) e Toni Pérez, com classe e colocação, enviou mais uma bola para o fundo das redes adversárias.

A formação de Oliveira de Azeméis, ainda assim, também tinha uma palavra a dizer e chegou ao empate com dois golos ainda dentro dos primeiros dez minutos. Vítor Hugo e, depois, Lucas Martínez, facturaram e colocaram o marcador em 3-3. Depois de uma grande penalidade em que Ânglo Girão se superou a Lucas Martínez, Marc Torra acabou mesmo por consumar a reviravolta da UD Oliveirense aos 19 minutos, quando converteu com sucesso um livre directo (4-3).

Até ao intervalo, no entanto, foi o Sporting CP a equipa mais forte. Numa stickada ao seu estilo, Gonzalo Romero fez o 4-4 a cinco minutos do fim do primeiro tempo e, pouco depois, foi João Souto - na recarga a uma primeira tentativa de Alessandro Verona - a colocar o seu nome na lista de goleadores, enviando os Leões para os balneários a vencerem por 4-5.

Depois dos nove golos nos primeiros 25 minutos, o ritmo baixou ligeiramente para a segunda parte, como era esperado. Mas nem por isso deixou de haver golos: aos 30 minutos, Ferran Font marcou para o Sporting CP, que passou a estar na frente por 4-6. A vantagem de dois golos foi, ainda assim, curta, visto que a UD Oliveirense reduziu logo de seguida por Marc Torra na recarga a uma grande penalidade inicialmente defendida por Ângelo Girão.

O Sporting CP podia ter voltado a distanciar-se do adversário quando Ferran Font teve no stick um livre directo a castigar a décima falta da UD Oliveirense, mas o internacional espanhol não conseguiu a conversão. A turma verde e branca continuava a carregar e a procurar o golo, como se viu na excelente tentativa de Pedro Gil a cerca de oito minutos do fim, mas o mesmo se podia dizer do outro lado.

A UD Oliveirense esteve perto do golo em mais uma grande penalidade novamente defendida por Ângelo Girão e essa ameaça acabou por se tornar realidade a cinco minutos dos 50, quando Vítor Hugo 'bisou' para o 6-6. Os dois conjuntos procuraram chegar ao sétimo golo, mas nenhum teve sucesso nessa tarefa.

Apesar do empate, Sporting CP e UD Oliveirense, ambos do grupo B, seguem para a final four da Liga Europeia. Os Leões vão defrontar, na meia-final dessa fase, o FC Barcelona ou o SL Benfica.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR], Ferran Font, Telmo Pinto, Pedro Gil [C], Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Gonzalo Romero e Zé Diogo [GR].