Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Máquina goleadora continua bem oleada

Por Sporting CP
26 Mar, 2023

Entrada de Leão resolveu jogo em casa do Riba D’Ave HC (1-8)

A equipa principal masculina de hóquei em patins deslocou-se, este domingo, a casa do Riba D’Ave HC para golear por 1-8 no jogo da 23.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

De forma extremamente autoritária e muito eficaz, os Leões de Alejandro Domínguez arrancaram cedo para o quarto triunfo consecutivo, descomplicando uma deslocação sempre traiçoeira – 0-4 era o marcador antes dos 15 minutos.

Além disso, este foi ainda o quinto jogo seguido da turma de Alvalade a marcar cinco ou mais golos. Toni Pérez (dois), Alessandro Verona, Gonzalo Romero (dois) e João Souto (hat-trick) foram os marcadores de serviço no Parque das Tílias.

A equipa nortenha que mora no concelho de Vila Nova de Famalicão chegava a este encontro no nono lugar – com menos uma partida disputada – e em plena guerra aberta por um lugar nos oito primeiros e, consequentemente, nos play-offs. Por sua vez, embora não vencesse há quatro jogos (3E 1D), na sua pista os números mudam de figura, pois a última derrota que sofreu em casa remontava já a 18 de Janeiro, na 13.ª jornada.

Com isto em mente, Ângelo Girão, Gonzalo Romero, Alessandro Verona, Ferran Font e Toni Pérez constituíram o cinco inicial dos Leões e deram o melhor início possível à missão verde e branca. Com menos de três minutos decorridos, duas stickadas de Toni Pérez desenharam o 0-2 a abrir.

Não tardou muito em chegar também o terceiro do Sporting CP, assinado por Alessandro Verona, enquanto o Riba D’Ave HC não mostrava argumentos iniciais para suster, quer esta entrada de Leão a nível ofensivo, quer para incomodar a capacidade defensiva da equipa de Alejandro Domínguez. E o ímpeto verde e branco teria ainda continuidade no stick de João Souto, que a dez minutos do intervalo atirou cruzado para o fundo das redes, fazendo o 0-4 no Parque das Tílias.

A reacção do conjunto local chegou, depois, com um golo do argentino Franco Toledo, mas de forma insuficiente. De longe e ao ângulo, Gonzalo Romero assestou mais um golpe na partida e completou a mão cheia de golos do Sporting CP ao intervalo.

Para trás, ficava uma primeira parte Leonina plena de eficácia e que encaminharia, bem cedo e de forma tranquila, o triunfo no Norte do país. E o segundo tempo começaria com a mesma tendência: depois de uma bola no ferro logo no reatamento ter deixado a ameaça, Romero, a seguir, concretizou-a ao concluir o 1-6 na cara do guarda-redes Álvaro Shehda.

Com bom jogo e sempre com a baliza adversária na mira, apesar do resultado já dilatado, a turma de Alvalade continuaria a dominar as incidências em casa de um combativo Riba D’Ave HC, que teve o mérito de nunca deitar a toalha ao chão ainda com muito jogo pela frente.

Pelo meio dessa gestão verde e branca do jogo, os Leões mantiveram altos os índices de eficácia, sobretudo através de João Souto: primeiro, aproveitou uma sobra de João Almeida e, logo a seguir, converteu uma bola parada para sentenciar o 1-8 final e o seu hat-trick.

Até à última buzina, o duelo foi extremamente aberto e muito trabalhoso para os dois guarda-redes, que acabariam por ser os principais responsáveis por fazer com que o marcador não voltasse a mexer.

Desta forma, à falta de três jornadas para o fim da fase regular, os Leões de Alejandro Domínguez seguem no segundo lugar com 55 pontos, a dois do SL Benfica, que ainda tem de jogar nesta jornada.

Agora, segue-se, a 13 de Abril, uma nova deslocação, desta feita ao recinto do OC Barcelos para disputar o sexto e último jogo do grupo D da WSE Champions League, onde a turma de Alvalade depende de si – e um empate basta – para avançar rumo à final eight.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], João Almeida, Ferran Font, Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero e Zé Diogo [GR].