Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Mais duas caras novas para o projecto do surf

Por Sporting CP
19 Mar, 2024

João Roque Pinho e Jaime Veselko juntam-se à modalidade no Sporting CP

João Roque Pinho, surfista de 18 anos e praticante da modalidade desde os 10, e Jaime Veselko, de 14 anos e que apanha ondas com a prancha desde os quatro, são novos nomes para o surf do Sporting CP, modalidade em franco crescimento no clube e que representa muito bem o estilo jovem, irreverente e sempre de renovada ambição que caracteriza o emblema Leonino. Constantemente na moda, é cada vez maior o número de praticantes e de curiosos em praticar este desporto que tão bem junta a saúde, a natureza e a relação com um dos maiores patrimónios do mundo: o mar. 

Já apresentados como novos elementos deste desporto radical do Sporting CP, João Roque Pinho e Jaime Veselko tinham no brilho do olhar a forma mais genuína de transmitirem a felicidade por terem agora nas pranchas o símbolo do Sporting CP. “É um orgulho enorme estar a surfar com um clube tão grande atrás de mim e com tanta história no nosso país, é o maior clube do nosso país e é simplesmente um orgulho gigante. O Sporting CP pode dar-me bastante visibilidade e ajudar a fazer crescer o meu nome no mundo do surf e do desporto em geral, porque o Sporting CP é um clube que atinge diversas modalidades”, disse João Roque Pinho na apresentação, aos meios de comunicação do Clube.

O novo surfista do Sporting CP tem bem definido o caminho que quer seguir e os principais objectivos que vai delineando. “Em termos nacionais, o objectivo é sempre ser campeão nacional e irmos sempre em busca deste objectivo num período de três ou quatro anos. Em termos de futuro, claro que é chegar ao WCT, a Liga Mundial de Surf, e percorrer todos os caminhos que têm de ser percorridos através do WQS, do Challenger Series. Chegar lá e, eventualmente um dia, ser campeão do mundo”.

O surf do Sporting CP está em crescimento e disso é muito bom exemplo Teresa Bonvalot, já atleta olímpica e que compete entre as melhores do mundo, contexto que João Roque Pinho gostava de seguir. “A Teresa [Bonvalot] é a melhor surfista que já houve em Portugal, tenho nela uma referência muito grande e é um orgulho estar com ela na mesma equipa”.

Por fim, João Roque Pinho não deixou escapar a oportunidade de deixar uma mensagem aos Sportinguistas. “Que estejam atentos, vou dar o meu melhor para corresponder ao nível que o Sporting CP tem”, prometeu.

Jaime Veselko, de 14 anos, ’apanhou a mesma onda’ do companheiro para expressar o sentimento de passar a ser atleta do Sporting CP. “Gosto muito, o Sporting CP é o meu clube de futebol. Além disso, está cá a Teresa Bonvalot, que é minha amiga e amiga da minha irmã. Treino com ela algumas vezes e gostava de fazer parte da ‘team’, estou muito contente", começou por referir na apresentação, referindo o nome de Teresa Bonvalot como um bom exemplo do que se propõe atingir: “Já ganhou vários eventos no surf, quero ter os mesmos resultados e ser tão bom quanto ela, ou melhor. É uma boa referência”, disse o jovem surfista.

Surfar grandes ondas e ser top mundial são os grandes desejos de Jaime Veselko, sempre com o Sporting CP na rectaguarda de apoio. “O Sporting CP pode ajudar-me a ser melhor surfista e ganhar mais resultados através da ajuda que o Clube dá aos atletas”, disse, estabelecendo objectivos ambiciosos, mas que podem ser atingidos: “Ser campeão da WSL vai ser difícil, mas tudo é possível e gostava de ser campeão mundial de juniores sub-16, prova que vai ser em Maio. Vou ser sub-16 para o ano e o objectivo para os próximos dois anos é ser campeão mundial júnior”.

Por fim, Jaime Veselko deixou uma mensagem de convite aos Sportinguistas para seguirem o surf do Clube com muita atenção. “Que fiquem atentos, podem vir resultados muito bons e estaremos a representar o nosso Clube”.