Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Duelo com desfecho amargo

Por Sporting CP
23 Out, 2023

Ténis de mesa perde com poderoso Borussia Düsseldorf

A equipa masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal teve, esta segunda-feira, uma exibição bem melhor do que o resultado na estreia na presente edição da ETTU Champions League. Os Leões perderam por 0-3 frente ao todo-poderoso Borussia Düsseldorf, campeão da Alemanha em título e já campeão europeu, num jogo de excelentes momentos do emblema de Alvalade e no dia marcado pela estreia de um grande talento do ténis de mesa: Tiago Abiodun, que, com apenas 15 anos, defrontou o lendário campeão Timo Boll, a quem deu muito boa réplica.

Aliás, réplica e bem valorosa é o que melhor define a exibição do Sporting CP diante de uma equipa que tem nas fileiras um recente campeão europeu de selecções – o sueco Anton Källberg - e dois vice-campeões europeus, os alemães Timo Boll e Dang Qiu.

Foi frente a estes três categorizados jogadores que o trio constituído por Diogo Carvalho, Diogo Chen e Tiago Abiodun defendeu com muito brio e valor as cores do Sporting CP, num pavilhão do Multidesportivo com bom apoio dos adeptos Sportinguistas.

Diogo Carvalho foi o primeiro jogador do Sporting CP a entrar em acção. Teve momentos de muita qualidade diante de Anton Källberg, o número 19 do ranking mundial, mas, apesar de vários pontos vistosos, o internacional sueco levou a melhor por 0-3, com os parciais de 8-11, 3-11 e 7-11.

No segundo jogo, Diogo Chen defrontou Dang Qiu, habitual jogador da selecção alemã, que bem recentemente foi vice-campeã europeia de selecções. Diogo Chen assinou uma magnífica exibição, com pontos que empolgaram a assistência, à semelhança do que aconteceu com o adversário. Diogo Chen ganhou, inclusivamente, um set, mas perdeu três, com os parciais finais de 8-11, 12-10, 7-11 e 5-11, num resultado que reflectiu a boa réplica do jogador Leonino.

As exibições de qualidade dos jogadores do Sporting CP ficaram fechada com um momento que desde logo foi histórico. Tiago Abiodun, de apenas 15 anos, uma jovem promessa do ténis de mesa mundial que só muito dificilmente não será uma certeza, defrontou o campeoníssimo Timo Bool, de 42 anos, já com quatro medalhas olímpicas no currículo e actual número 61 do Mundo.

Tiago Abiodun não se atemorizou com o estatuto e qualidade do adversário e deu espectáculo. Perdeu por 7-11, 7-11 e 5-11, mas ganhou vários pontos em que deixou o adversário sem reacção e com um olhar de reconhecimento à valia deste jovem jogador esquerdino, seguido também com orgulho pelo pai, Bode Abiodun, que estava entre os convocados do Sporting CP. O público verde e branco despediu-se a equipa com um forte aplauso de reconhecimento ao esforço e mérito dos jogadores Sportinguistas, perante um adversário que tem no elenco alguns dos melhores jogadores mundiais.

No final, e aos meios de comunicação do Clube Leonino, Tiago Abiodun referiu: “Estou muito contente porque foi a minha primeira vez na ETTU Champions League, ainda por cima frente a um dos meus jogadores favoritos, o Timo Boll, que é um dos meus ídolos e estou muito contente por ter podido jogar contra ele”. O Leão explicou ainda o sentimento de ter defrontado um jogador quase com o triplo da idade e com muitos títulos internacionais acumulados: “Tenho de aprender com esta experiência. Tenho 15 anos, fiquei muito contente por poder jogar com a bancada cheia de Sportinguistas”.

Diogo Carvalho fez a análise ao jogo. “Sabíamos que ia ser uma etapa muito complicada, são três jogadores de top mundial e fizemos o nosso melhor frente a uma das equipas favoritas a ganhar a ETTU Champions League. Ainda vamos tentar, pelo menos, ficar no segundo lugar frente à equipa da Áustria. Temos muitas hipóteses e penso que estamos no bom caminho para o conseguir”, referindo ainda sobre o seu companheiro de equipa Tiago Abiodun que “se quiser e trabalhar muito, vai ter um futuro muito bom.”

Diogo Chen, que ganhou um parcial a Dang Qiu, frisou o bom jogo da equipa. “Sabíamos que íamos defrontar uma equipa muito forte, são três jogadores top 20 do Mundo, mas todos demos o nosso melhor. A equipa jogou muito bem, o Tiago [Abiodun] jogou muito bem frente a uma lenda do ténis de mesa. Acredito que podemos agora ir à Áustria e ganhar frente a uma equipa boa, com jogadores do nosso nível”, contou.

Chen Shi Chao, treinador da equipa de ténis de mesa do Sporting CP, resumiu o jogo. “Parabéns aos meus jogadores, sabia que seria muito difícil ganhar a este adversário. Fiquei muito satisfeito com o nível do Tiago Abiodun”, garantiu.