Ténis de mesa ganha Troféu Stromp
20 Set, 2025
Triunfo em masculinos frente ao CTM Oliveirinha e em femininos diante do ADC Os Ugas- Ega, ambos por 3-0
As equipas masculina e feminina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal ganharam este sábado o Troféu Stromp de 2025, depois de triunfos diante de CTM Oliveirinha, equipa de Aveiro e ADC Os Ugas-Ega, de Condeixa, no distrito de Coimbra, ambos por 3-0, nos jogos de apresentação das equipas aos Sportinguistas, realizados no Pavilhão Multidesportvo do Sporting CP.
A equipa masculina fez já ‘rodagem’ a pensar na partida do próximo sábado (27 de Setembro), em Matosinhos, diante do CD São Roque, para a Supertaça, encontro que marca o arranque oficial da temporada 2025/2026.
Bode Abiodun, Diogo Carvalho e o par Diogo Chen e Tiago Almeida, jovem de 13 anos, atleta dos sub-15 Leoninos, venceram os respectivos encontros diante de Pedro Barbosa, José Magalhães, ambos em singulares, com o par Diogo Chen e Tiago Almeida a fechar em quatro sets perante a dupla da equipa de Aveiro formada por Daniel Berbigão e Pedro Barbosa.
No estilo a que sempre habituaram os Sportinguistas, tanto Bode Abiodun, como Diogo Carvalho foram muito ofensivos e conseguiram pontos de boa qualidade para triunfos indiscutíveis: o de Bode Abiodun com os parciais de 11-4, 11-4 e 11-5, seguido de Diogo Carvalho com 13-11, 11-7 e 11-7.
O técnico Chen Shi Chao chamou depois Tiago Almeida (13 anos, jogador dos sub-15 do Sporting CP) a fazer par com Diogo Chen e, depois da perda do primeiro set, a dupla Leonina rectificou e ganhou os três sets seguintes para assegurar mais um Troféu Stromp para o Clube Leonino.
O par formado por Tiago Almeida e Diogo Chen perdeu o primeiro set por 5-11, mas ganhou os três seguintes, por 14-12, 12-10 e 11-8.
No final, o capitão Diogo Carvalho falou aos meios de comunicação do Clube sobre as boas sensações com vista à Supertaça de 27 de Setembro diante da equipa do CD São Roque, em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“Estou contente por mais uma vitória no Troféu Stromp, a equipa esteve bem, preparámo-nos bem e agora já estamos a pensar na Supertaça, por isso penso que estamos todos bem preparados, demonstrámos aqui e penso que estamos no bom caminho. Na próxima semana vai ser um jogo bastante complicado, eles reforçaram-se com um jogador do Egipto, mas nós também fomos buscar um jogador da China-Taipé (Wei Yeh), que para a semana já vai jogar connosco, por isso penso que estamos a preparar bem o jogo, estamos no bom caminho e vamos tentar trazer a Supertaça para o Sporting CP”.
Chen Shi Chao, treinador da equipa masculina de ténis de mesa do Sporting CP, falou aos meios de comunicação do Clube. “Vamos tentar manter o nosso nível de campeão nas provas nacionais, o que não é fácil, já a começar pela Supertaça. O treino, a mentalidade dos jogadores, o que fazemos fora do treino é muito importante e são factores para continuar a procurar fazer a diferença na nova temporada".
Vitória também em femininos
Na equipa feminina, o Sporting CP também venceu o Troféu Stromp de ténis de mesa, ao superar o ADC Os Ugas- Ega por três jogos a zero.
Margarita Fetiukhina, com um jogo muito variado e seguro, superou Paula Penedo por 3-0 em sets com os parciais de 11-6, 11-3 e 11-5 e a seguir, foi a vez de Matilde Pinto derrotar Janet Effion por 11-7, 8-11, 11-2 e 11-4, reagindo muito bem mental e tecnicamente depois de ceder no segundo set.
Por fim, o par formado por Joana Pinto e Helena Pedroso levou a melhor frente à equipa do ADC os Ugas-Ega formada por Paula Penedo e Leonor Ferreira, com os parciais de 4-11, 11-7, 11-7 e 11-6, também com muito boa reacção após as adversárias Leoninas terem ganho o primeiro set.
Marco Rodrigues, treinador da equipa de ténis de mesa feminino do Sporting CP, já lançou um olhar para a nova temporada que se aproxima.
“O Troféu Stromp é o nosso troféu e nós gostamos sempre de entrar bem. Felizmente conseguimos. A equipa que apresentamos é muito jovem, com atletas de formação e é importante entrar a ganhar. Conseguimos e estamos muito felizes por isso. No ano passado fomos ao play-off novamente, temos sempre uma equipa que se pretende competitiva e vamos tentar outra vez, pelo menos chegar ao play-off e estas atletas dão-nos essa garantia. Esta equipa, com o reforço da Joana Pinto, vai-nos permitir tentar fazer algo idêntico. É isso que se pretende”, disse aos meios de comunicação do Clube.
Matilde Pinto avaliou como positivo o jogo do Troféu Stromp. “Foi um bom início de época, começar a ganhar é sempre algo de positivo, esta prova permite fazer jogo e isso para mim é muito bom”, descrevendo ainda a alegria por ser companheira de equipa a nível sénior da irmã, Joana Pinto:
“Vai ser uma experiência nova, já tinha jogado no mesmo clube dela, só que na equipa sénior nunca tinha acontecido, mas vai ser bom. Vamos estar uma ao lado da outra para nos apoiarmos e estou ansiosa para a época que vem”, afirmou aos meios de comunicação do Clube.
No final, as equipas de ténis de mesa do Sporting CP receberam o Troféu Stromp das mãos de José Tomé de Carvalho, representante do Grupo Stromp.