Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Focados no que podemos dar ao jogo"

Por Sporting CP
21 Set, 2025

Sporting CP recebe Moreirense FC esta segunda-feira, às 20h15, no Estádio José Alvalade

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe esta segunda-feira o Moreirense FC para a 6.ª jornada da Liga. O técnico da equipa Leonina, Rui Borges, fez a antevisão do jogo frente à formação de Moreira de Cónegos, lançou o olhar sobre várias opções do plantel dos Bicampeões Nacionais e o que dão para as dinâmicas da equipa.   

Moreirense FC

"Espero um Moreirense FC ao nível do que tem estado. Tem feito um grande início de época. Penso que é o melhor início de época do clube, um clube que conheço bem, sei bem o que é trabalhar naquela estrutura, muito equilibrada, uma equipa que já vem com alguns jogadores já com três anos de clube, uma equipa coesa, com alguma maturidade, com tranquilidade naquilo que foram os três últimos anos, bem conseguidos.

Estão num início de época muito forte, uma equipa muito competitiva, muito bem organizada, claramente com dedo do seu treinador também. Por isso, espera-nos um jogo difícil perante uma equipa que está super-motivada por aquilo que tem conseguido. É uma equipa que está no top 5 de criação de oportunidades e isso dita bem aquilo que é a qualidade do adversário. É uma equipa que nos vai tentar fazer vida difícil, nós temos de estar focados naquilo que podemos e queremos dar ao jogo também, perante os nossos adeptos, na nossa casa e queremos ser fortes".

‘Segredos’ de treinador

[Treinou seis jogadores do actual plantel do Moreirense FC]. "Podem revelar. Os princípios, alguns podem estar aqui, mas é totalmente diferente a dinâmica. Equipas diferentes, pensamentos diferentes, momentos de jogo trabalhados de forma diferente, por isso muito diferente daquilo que foi o Rui Borges de Moreira, apesar de a macro-ideia ser a mesma, é certo, mas depois é muito diferente.

É natural que perguntem, faz parte. Não é isso que vai condicionar o jogo. Acredito, acima de tudo, que seja um grande jogo, porque do outro lado está uma belíssima equipa, uma equipa de que pessoalmente gosto, não só pela ligação, pela oportunidade que me deu de chegar à I.ª Liga Portuguesa. Tenho um carinho enorme pelos jogadores e pela sua estrutura, agora quero muito ganhar e sei que nos vão dificultar a vida".

Geovany Quenda

"Quenda tem sido titular, por isso não sei qual é o espaço que me está a perguntar. Tem trabalhado muito bem, tem treinado bem, não foi opção titular nas primeiras jornadas, tem sido agora, se calhar olham para a oportunidade pela falha do Geny [Catamo], mas pode nem ter nada a ver com isso, como é lógico, claro que levam para aí. É um miúdo que tem respondido, já disse desde o início, desde a primeira jornada, que se calhar era o jogador que me deixava mais dúvida para aquilo que era o onze inicial a cada jogo, optámos sempre por dar continuidade aquilo que estávamos a conseguir nos primeiros jogos, a consistência que a equipa estava a dar ao jogo só e apenas isso. Feliz por poder contar com o Quenda, acima de tudo no nosso plantel, que isso que me deixa feliz.  

Quenda é um miúdo muito maduro, que está muito focado aquilo que tem conquistado e que quer conquistar, se assim não fosse não teria o impacto que teve na época passada e início desta. Demonstra bem a maturidade que tem, o foco e rigor dele, aquilo que quer alcançar para o futuro. É um miúdo de 18 anos com uma personalidade diferente e bem vincada, muito maduro para a idade dele, por isso não tenho de me preocupar com isso [deslumbramentos], preocupo-me sim em que ele seja cada vez melhor.

Fez um grande jogo [diante do Kairat FC], mas precisa de ser ainda mais consistente nas acções dele, com mais acções, que crie mais desequilíbrios ainda, que é isso que o vai tornar ainda num jogador acima do que ele já é, com apenas 18 anos. O meu foco é que ele seja melhor a cada dia, mais do que a parte do psicólogo, porque não precisa, porque é um miúdo muito bem formado, muito bem orientado e com rigor muito bom".

Opções no meio-campo

"Zeno [Debast] entrou para o meio-campo e poderá dar essa solução, porque já a deu a época passada e muito bem, fomos campeões. Feliz por poder ter essa capacidade num jogador, também novo, que está num crescimento muito bom e que o pode tornar ainda mais forte naquilo que será o futuro desportivo dele.

Em relação ao [João] Simões, está tão preparado para ser titular como o Giorgi [Kochorashvili]. Volto a dizer, são opções, é um miúdo que tem trabalhado imenso, também, um miúdo como o Quenda, com uma mentalidade diferente, faz parte da equipa principal há bastante tempo porque tem uma mentalidade e capacidade de estar focado, de perceber o que quer para o seu futuro acima da média, não preciso de ser psicólogo com o Simões, porque é um miúdo completamente focado, ama o Sporting CP de forma incondicional, e vê-se isso a cada momento em que ele está, ou não, em campo, como festeja, até como está no banco, é um miúdo muito apaixonado, que vive muito cada minuto.

Feliz por poder contar com ele, porque acho que ele tem uma maturidade claramente acima do normal, vai ser um líder natural com o passar do tempo e dos anos e vai ter as oportunidades dele, seja com menos tempo, seja a titular, porque tem trabalhado para isso, está à espera da oportunidade”

Crescimento de Kochorashvili

"Em relação ao Giorgi, vem de um contexto totalmente diferente daquilo que é a exigência Sporting CP, daquilo que é jogo Sporting CP, está à procura de entender ainda bem os seus colegas, entender a dinâmica da equipa, mas tem melhorado, tem ouvido, também gosta muito de aprender, gosta de perguntar e aos poucos vai-se adaptar, faz parte e pôr em prol da equipa as suas melhores qualidades.

Por isso, feliz por aquilo que ele tem conseguido claro que se vai à comparação, porque o [Hidemasa] Morita joga há dois anos seguidos com o Morten [Hjulmand] e a ligação deles é de ‘olhos fechados’. Leva tempo e aos poucos vi melhorar com toda a certeza".

Gestão de jogos de três em três dias

"Aos 60 minutos deste jogo com o Kairat FC tirámos Pedro Gonçalves, Luis Suárez, passados cinco minutos saiu o Maxi [Araújo], passados outros cinco saiu o Morten [Hjulmand], é tudo uma gestão. Tudo em prol do melhor, pois vamos ter jogos de três em três dias. Ter os jogadores capacitados para darem o seu máximo, porque não são máquinas, por mais que queiramos que eles estejam no melhor das faculdades e da exigência. 

Nós, dentro do que é o departamento de alta performance e departamento médico, vemos sempre ao máximo, sem expor o jogador a lesão, porque queremos contar com todos, porque me dá mais soluções a mim como treinador e dá mais soluções nestas semanas mais condicionadas de três em três dias.

Tudo tem o seu porquê e estamos completamente todos ligados aqui dentro em prol do melhor a cada jogo. Claro que aqui ou ali podemos tentar gerir de outra forma, mas dentro do que é possível, temos de tentar andar sempre dentro do que podemos controlar ao máximo para não expor os jogadores a lesão".

Luis Suárez, os movimentos e os golos  

"Acho que é um avançado completo, não tenho dúvidas de que ele vai fazer golos e o Fotis [Ioannidis] igual. Muito feliz por ter os dois no nosso plantel, são jogadores que vão dar muito à equipa, vão dar muito aos colegas, vão fazer crescer muito os colegas. Tem-se falado muito e apenas do jogo associativo do Luis [Suárez], mas ele não é só o jogo associativo, ele faz muitos movimentos de profundidade, muito boas diagonais, bons timings, dá uma variabilidade ao jogo ofensivo que nós não tínhamos na época passada, por características do avançado que tínhamos.

Por isso, é natural que se fale mais nisso, porque se estão a ver jogadores como o Pote e Trincão a virem ainda mais acima naquilo que são as suas qualidades. Ele dá uma variabilidade muito boa à equipa, que eu gosto e que o Fotis vai dar de igual forma, porque tem algumas parecenças nesse sentido, também é um jogador que gosta de ligação, um jogador de arrancar, de transporte, de aceleração boa com bola, um jogador que provoca a profundidade. O Luis [Suárez] também faz movimentos de profundidade e até faz bastantes".         

Ganhar sempre

"Não olho para os adversários, nesta fase não estou muito focado na parte classificativa, por termos menos três pontos do que o FC Porto. Estamos numa fase inicial, aqui há a pressão de ganhar, fazer o nosso melhor, porque queremos ganhar sempre, mas do outro lado há sempre uma equipa bastante competente e com as suas qualidades individuais e colectivas. Temos é de nos preparar ao máximo, da melhor forma, para conseguir ultrapassá-los. Estou focado naquilo que é o papel do Sporting CP, perdemos três pontos, andamos no nosso caminho, caminho é longo e mais à frente veremos".   

Indisponibilidade de Rui Silva

"Não é preocupante [gravidade da lesão de Rui Silva]. Penso que na próxima semana estará apto, tal como [Ousmane] Diomande e Geny [Catamo]".