Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas que não desistem

Por Sporting CP
05 Fev, 2022

Equipa feminina de voleibol vence AJM/FC Porto (3-2)

A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este sábado, a AJM/FC Porto por 3-2 na oitava jornada da segunda fase do Campeonato Nacional.

Com grande presença de público no Pavilhão João Rocha, as Leoas começaram com Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti, Thaís Bruzza, Juliana Carrijo, Jady Gerotto, Evgeniya Bochkareva e Daniela Loureiro. Foram as azuis e brancas a inaugurar o marcador, mas rapidamente o Sporting CP passou para a frente.

O emblema de Alvalade começou, desde bem cedo, a demonstrar que queria controlar o primeiro set. Os excelentes pontos de Evgeniya Bochkareva e de Juliana Carrijo e o ás de Vanessa Paquete ajudaram a cavar um fosso de cinco pontos entre Sporting CP e AJM/FC Porto (9-4).

Com Juliana Carrijo ao serviço, um bloco forte e uma Vanessa Paquete imparável no ataque, o Sporting CP conseguiu um parcial favorável de 7-0 e viu-se a vencer por 20-10. Sem surpresas, e com mais um ponto de Vanessa Paquete, o primeiro set foi para a equipa da casa por 25-20.

A AJM/FC Porto respondeu no segundo set, exercendo uma superioridade semelhante à do Sporting CP no set inaugural. As nortenhas chegaram ao 4-10, ao 10-16 e ao 17-22, com a formação de Alvalade a conseguir reduzir até aos 19-22. No entanto, as visitantes não adormeceram e fecharam em 19-25, fazendo o 1-1.

O terceiro set teve um desfecho final semelhante, mas um conteúdo diferente. O equilíbrio reinou até ao 11-11, altura em que a AJM/FC Porto conseguiu acelerar até ao 11-15. A partir daí, geriu bem a vantagem até ao 18-25, que, por sua vez, significou o 1-2.

Era necessária uma forte resposta Leonina no quarto set para levar a decisão para a 'negra' e foi precisamente isso que se viu no Pavilhão João Rocha. Uma entrada em grande deu ao Sporting CP o 7-2 (ás de Juliana Carrijo), o 9-3 (ás de Bárbara Gomes) e o 12-6 (Thaís Bruzza e destaque). Pelo meio, o bloco também foi impedindo as tentativas da AJM/FC Porto.

Aline Timm teve o instinto de matadora para o 16-11 e para o 17-12 e, mesmo perante uma reacção da AJM/FC Porto (chegou a estar 19-18), o Sporting CP nunca perdeu o foco. Com Juliana Carrijo ao serviço, um parcial de 5-0 deu a vitória no set por 25-19, com a distribuidora a apontar o último ponto.

No quinto e último set, a AJM/FC Porto entrou melhor e fez o 0-2, mas o Sporting CP rapidamente empatou o resultado. Com um grande ponto, Katherine Regalado deu a primeira vantagem às Leoas (4-3).

Com fome de vitória, o conjunto de Rui Pedro Costa conseguiu um parcial de 7-0 que contou com um ás de Juliana Carrijo, pontos decisivos de Aline Timm e blocos vistosos a colocarem o marcador em 9-3.

A AJM/FC Porto reagiu, reduzindo a diferença para três pontos (9-6), mas nada que afectasse a força do Sporting CP, que controlou a vantagem. 11-7, 12-8, 13-9 até chegar ao 14-9 em situação de match point. As visitantes conseguiram adiar o inevitável uma vez, mas um serviço na rede fez o 15-10 final. Vitória no set e no jogo, por 3-2, para o Sporting CP.

Com este resultado, a Leoas continuam líderes isoladas da tabela classificativa e voltam a jogar já este domingo, visitando o Porto Vólei 2014 AD.

Sporting CP: Bárbara Gomes (11), Vanessa Paquete (9), Amanda Cavalcanti (6), Daniana Pereira, Margarida Rocha, Thaís Bruzza (7), Juliana Carrijo (8), Maria Maio, Katherine Regalado (4), Jady Gerotto (7), Aline Timm (12), Evgeniya Bochkareva (5), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [C] [L].