Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leoas rugiram bem alto na Luz

Por Sporting CP
30 Out, 2022

Alma da equipa verde e branca decidiu o dérbi (1-3)

Fim-de-semana de dupla jornada e vitória também em dose dupla para as Leoas. A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o SL Benfica por 1-3 (22-25; 26-15; 24-26; 18-25) na partida referente à sexta jornada da primeira fase do Campeonato Nacional.

Após um início perfeito no set inaugural e de uma recuperação épica no terceiro, as Leoas confirmaram uma grande vitória no dérbi com uma demonstração de força no quarto e último set. Aquela que foi a terceira vitória consecutiva da turma de Alvalade no campeonato valeu não só a chegada aos 15 pontos no campeonato, igualando o emblema rival no topo da classificação, mas permitiu ainda terminar a invencibilidade encarnada na prova.

Com Bárbara Gomes, Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti, Thaís Bruzza, Ana Figueiras e a líbero Carolina Garcez de início, a formação verde e branca começou com muita agressividade no ataque à rede (7-9), mas seria o equilíbrio de forças a marcar grande parte do primeiro set (15-15).

Daqui em diante foram as Leoas a liderar de forma constante o marcador, conseguindo a primeira vantagem de três pontos (18-21). De forma extremamente sólida, o Sporting CP impôs-se também na recta final do set inaugural, vencendo-o por 22-25 graças a um ponto de Bárbara Gomes. Assim, logo a abrir o dérbi na Luz, a turma de Alvalade fez aquilo que ainda não tinha sido feito neste arranque de campeonato: ganhar um set às águias.

No entanto, a resposta encarnada não se fez esperar e o 5-1 que iniciou o segundo parcial prometia um jogo vivo, como é habitual entre os dois emblemas. Desta vez, o SL Benfica foi levando a melhor, desequilibrou cedo o marcador (11-3) e com o 25-15 final acabaria por reestabelecer o empate na partida.

Já no terceiro set, que voltaria a desatar o nó no dérbi, foi o SL Benfica a ter o ascendente inicial (16-10), mas a alma Leonina veio ao de cima - com a capitã Aline Timm e Greta Martinelli a causarem muitos estragos no serviço – e o Sporting CP recuperou, primeiro, de 22-15 para 22-21 e, a seguir, de 24-21 para 24-24.

Com o dérbi ao rubro nesta fase, as Leoas, mais concentradas, completaram a reviravolta, sentenciando logo o set com o 24-26 - reviravolta épica a verde e branco quando tudo parecia encaminhado para o outro lado da rede.

Com o 1-2 a sorrir à turma de Alvalade, o SL Benfica encarava o restante jogo sem margem de erro, enquanto a galvanizada formação de Rui Pedro Costa partiu com tudo à procura de fechar o embate (7-10). Com o desenrolar do parcial, as águias recompuseram-se momentaneamente, mas sem nunca chegar à liderança, tal era o controlo emocional Leonino (12-18).

Nas bancadas da Luz, o apoio Sportinguista fez-se ouvir bem alto e dentro das quatro linhas as Leoas continuaram a rugir, sem ceder o mais mínimo. Assim, Rafaella Bonifácio, Amanda Cavalcanti e um bloco para fora adversário selaram o 18-25 final e o excelente triunfo da equipa verde e branca por 1-3 na Luz.

Na próxima jornada, as Leoas de Rui Pedro Costa recebem o Boavista FC no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Fernanda Rodríguez (2), Bárbara Gomes (7), Vanessa Paquete (11), Amanda Cavalcanti (7), Daniana Esteves, Thaís Bruzza (14), Rafaella Bonifácio (10), Greta Martinelli, Ana Figueiras (3), Jady Gerotto (7), Aline Timm [C] (3) e Carolina Garcez [L].