Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rui Pedro Costa: "A equipa está muito motivada"

Por Sporting CP
09 Mar, 2023

​Leoas enfrentam Porto Vólei nas meias-finais da Taça de Portugal

Depois de ter garantido o terceiro lugar na segunda fase da Liga e consequentemente uma vaga nos play-offs, a equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal volta a entrar em acção já esta sexta-feira (21h00), nas meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Porto Vólei. 
 
Na antevisão ao encontro, que decidirá quem segue para a final a realizar no sábado (21h00), diante de GC Vilacondense ou AJM/FC Porto, o treinador Leonino Rui Pedro Costa abordou as sensações que se vivem actualmente no seio do plantel, que atravessa uma fase muito positiva.
 
“A equipa está muito motivada pois cumpriu os objectivos iniciais de estar nos momentos de decisão na Liga e na Taça de Portugal. A Taça de Portugal é sempre uma festa e elas estão muito motivadas, sendo que já estavam com este espírito desde que ganhámos ao Castêlo da Maia GC [nos quartos-de-final da prova Rainha]. Chegar aqui é sempre difícil, mas é algo que traz sensações positivas e elas estão preparadas”, começou por considerar o técnico à Sporting TV. 
 
Esta época, Sporting CP e Porto Vólei já se encontraram três vezes, com os jogos a terminarem sempre na ‘negra’, sendo que as Leoas somaram até aqui duas vitórias contra uma só derrota.
 
“Foram jogos muito difíceis e equilibrados entre duas equipas semelhantes, que se fazem sofrer muito uma à outra. Vai ser mais um jogo assim, o Porto Vólei é uma equipa muito boa, bem orientada e com boas jogadoras, algumas delas experientes. Estamos a contar com muitas dificuldades, vamos ter de estar no nosso melhor e bem preparadas. Vamos ter de pressionar o adversário, que altera muitas coisas durante os jogos, tal como nós. Será um osso duro de roer”.
 
O líder verde e branco apontou depois os aspectos que poderão ser fundamentais para que a sua equipa consiga alcançar o triunfo e, consequentemente, a passagem à final da competição. 
 
“Temos de estar muito concentrados e focados no que fazemos bem. É preciso servir bem, o primeiro toque tem de ser sempre da melhor qualidade para podermos ter todas as opções de ataque e temos de jogar o mais rápido possível para não nos desgastarmos demasiado e para não termos de jogar muitas vezes fora de sistema, que é algo mais difícil para nós”, sublinhou.
 
“Além disso, temos de ir à procura também daquilo que normalmente não fazemos tão bem, como pontuar mais vezes fora de sistema e de bola alta e blocar mais. São coisas que não têm tanto a ver com as nossas características, mas que temos melhorado ao longo da temporada”.
 
Rui Pedro Costa admitiu depois que o facto de o Porto Vólei ter ficado de fora dos play-offs da Liga pode trazer ao adversário uma motivação extra, mas assegurou que da parte do Sporting CP existe também uma grande vontade de conseguir o primeiro título da presente temporada. 
 
“Seria perfeitamente normal o Porto Vólei ter ficado nos quatro primeiros, pois ganharam até a primeira fase. Esta é a última hipótese que têm de ganhar um título esta época e é normal que invistam tudo neste jogo e na Taça, mas estamos preparados para isso. Esta também é a primeira oportunidade que temos de ganhar alguma coisa, portanto a nossa motivação será semelhante”.
 
A fechar, o técnico apelou à presença dos adeptos no Centro Cultural de Viana do Castelo, palco que vai receber a final four feminina mas também a masculina ao longo deste fim-de-semana.
 
“Sempre que jogamos fora e no Norte acabamos por ter muita gente a acompanhar-nos. Convido a irem a Viana do Castelo porque vai ser um bom fim-de-semana em que vamos ter as final four de voleibol feminino e masculino. O Sporting CP estará presente com as duas equipas e quero convidar todos a estarem presentes, a apoiar-nos e a fazerem parte desta festa”, frisou.