Vitória sem 'espinhos'
13 Dez, 2025
Leões do voleibol derrotaram o SC Espinho por 3-0
A equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu na tarde deste sábado o SC Espinho por 3-0, em jogo a contar para a jornada 10 da Liga. Uma demonstração de superioridade do conjunto de João Coelho, que ainda antes do apito inicial foi distinguido com o prémio de Melhor Treinador da prova nos meses de Outubro e Novembro.
O técnico verde e branco apostou em Jan Galabov, Kelton Tavares, Jonas Aguenier, Jan Pokeršnik, Armando Velásquez e Mads Jensen para subir à quadra e, com Kelton Tavares no serviço, os Leões começaram muito acutilantes. Com o resultado a chegar rapidamente aos 4-0, o técnico do SC Espinho pediu o primeiro time-out da tarde. Sem efeitos práticos: os anfitriães levaram o parcial até ao 6-0 e os alvinegros só reduziram para 6-1 após um serviço com demasiada força do internacional português.
Jan Pokeršnik recuperou rapidamente a posse com um ataque potente, o bloco de Jonas Aguenier, Mads Jensen e Jan Galabov mostrou-se muito assertivo e o Sporting CP aumentou a vantagem (9-1), forçando novo pedido de desconto de tempo.
Perante o conjunto que ocupa a quarta posição na tabela classificativa, Jan Galabov apareceu consecutivas vezes a voar para fazer o 12-1, o bloco continuou a superiorizar-se na rede e tornou-se evidente que os Leões rapidamente fechariam o set por números bastante expressivos (17-3).
Com três blocos consecutivos na mesma jogada, os verdes e brancos selaram o 19-3, mas o SC Espinho reagiu timidamente, somando pela primeira vez na partida dois pontos consecutivos (19-5, 21-7). Muito concentrados, os Leões continuaram a não dar hipótese e fizeram mesmo o 1-0 ao final de 18 minutos, pelo impressionante parcial de 25-8.
O segundo set começou com o Sporting CP por cima e com o SC Espinho, apesar das dificuldades, a dar uma réplica mais fiel ao seu estatuto e classificação (7-5).
Contudo, os Leões mantiveram elevados níveis de rigor competitivo e acabaram por naturalmente fixar uma diferença de sete pontos no parcial (12-5), o que levou a mais uma interrupção técnica.
Mas nada parecia travar a crescente ofensiva verde e branca, com o resultado rapidamente a chegar aos 17-8. Os espinhenses, porém, cresceram na partida e embalaram para um mini parcial vitorioso de cinco pontos sem resposta, reduzindo para 17-13. Foi a vez de João Coelho chamar os seus jogadores ao banco e o Sporting CP reencontrou-se, fazendo o 20-13 com mais um imponente bloco de Jan Galabov e Jonas Aguenier.
No período mais equilibrado do encontro, e com pontos alternados, os Leões chegaram aos 25-17 com um ataque de Mads Jensen, uma diferença de oito pontos que, ainda que larga, espelha a ‘reacção’ espinhense.
O primeiro ponto do terceiro set foi mesmo para a formação visitante e ainda que Mads Jensen tenha empatado as contas (1-1), o SC Espinho voltou a saltar para a frente do parcial (3-1), prolongando um dos momentos mais positivos do seu jogo.
Os espinhenses mantiveram-se na frente (2-4), mas os Leões conseguiram igualar e saltaram mesmo para a liderança do parcial no ponto seguinte (5-4). Kelton Tavares, com um bloco na rede aumentou a vantagem, e a partir daí o Sporting CP começou a cavar margem (7-4).
O técnico visitante reagiu com mais um time-out, o SC Espinho reduziu momentaneamente (7-5), mas os verdes e brancos rapidamente chegaram aos 10-5. A diferença de cinco foi-se prologando (13-8), com as equipas a alternar a soma de pontos, até que os visitantes conseguiram diminuir a margem para três pontos à maior (16-13).
Nesta fase intermédia do set, a diferença chegou mesmo a estreitar-se ainda mais (18-16), mas os Leões foram gerindo com tranquilidade os diferentes momentos do jogo e caminharam com tranquilidade para selar a vitória pela margem máxima.
Com um 20-16 no marcador, o técnico espinhense pediu novo time-out, a sua equipa respondeu bem, mas Mads Jensen também apareceu portentoso para mais um ataque e Marx Aru entrou em campo para com um toque subtil na rede fazer o 22-18.
Mads Jensen, novamente a superiorizar-se no side-out, e Kelton Tavares, a bloquear bem, deixaram o Sporting CP a um ponto de vencer o jogo (24-19), mas o SC Espinho ainda conseguiu adiar o desfecho por mais uma jogada, até que Jan Galabov fixou o 25-20 e o 3-0 final respectivo. Com este triunfo, os Leões somaram a nona vitória consecutiva na Liga, antes de enfrentar mais uma jornada dupla no próximo fim-de-semana.
Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (11), Marx Aru (1), Sergey Grankin, Kelton Tavares (11), Edson Valencia, Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth, Jonas Aguenier (11), Jan Pokeršnik (8), Armando Velásquez, Nicolás Perrén [L], Mads Jensen (17) e Lourenço Martins. Treinador: João Coelho.