Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

João Coelho: "Com o conforto do ‘sétimo jogador’ podemos ser ainda mais fortes"

Por Sporting CP
09 Jan, 2026

Campeões Nacionais chamam todos ao Pavilhão João Rocha para o dérbi

Sábado é dia de dérbi e há um passo importante para dar. No Pavilhão João Rocha, pelas 15h00, a equipa masculina de voleibol do Sporting CP recebe o SL Benfica para disputar a partida referente à 14.ª jornada da primeira fase da Liga.

Por esta altura, as águias lideram à condição – têm mais um jogo disputado – com 36 pontos, enquanto os Leões, actuais Campeões Nacionais, somam 34. Por isso, uma vitória verde e branca pode lançar as bases para um primeiro lugar reforçado e, ao mesmo tempo, encaminhar a vantagem do factor casa nos play-offs. É um objectivo intermédio assumido e, por isso, razões para marcar presença na casa das modalidades não faltam, de acordo com o treinador João Coelho, que lançou o jogo em antevisão aos meios de comunicação Leoninos.

"A equipa está determinada em lutar pela vitória. É um dérbi que dispensa factores de motivação para a nossa equipa, são sempre os melhores jogos, entre duas equipas que se conhecem muito bem. É, obviamente, um jogo decisivo na luta pelo primeiro lugar e pelo factor casa. Jogamos em casa e podemos contar com o nosso público, que pode ser um factor que nos levante nos momentos menos bons", considerou.

Embora tenha afirmado que a equipa procura não focar-se no que conseguiu “nos jogos recentes” com o SL Benfica, preferindo “olhar sempre para o próximo”, a verdade é que o Sporting CP atravessa a melhor série de vitórias em dérbis da sua História recente: venceu todos os últimos cinco embates com o rival encarnado, sendo que os últimos dois já foram disputados esta época - 3-1 na Supertaça e 0-3 na primeira volta da Liga.

"Jogar em casa é sempre muito melhor, embora esta equipa já tenha dado todas as provas de que joga contra qualquer adversário, em qualquer campo, com o mesmo carácter. Está nas nossas mãos. Só depende de nós sermos primeiros classificados", reforçou João Coelho, prometendo uma equipa “que entrega tudo”, “preparada para estes jogos ‘grandes’” e, além disso, que quer contar com um forte apoio das bancadas.

"Há sempre um entusiasmo diferente em redor do dérbi e com o conforto do ‘sétimo jogador’, os adeptos, podemos ser ainda mais fortes. É algo que nos galvaniza muito. Temos o apoio de toda a estrutura e dos adeptos em todos os momentos, as épocas recentes provam esse ascendente e queremos alavancar isso nesta segunda metade da época para preparar a equipa para os play-offs", traçou.

Nesse sentido, o técnico apelou de viva-voz a todos os Sportinguistas para que “estejam presentes” no sábado. "Será um grande jogo, precisamos muito da vossa ajuda e contem com toda a nossa entrega para conseguirmos a vitória e continuarmos o nosso caminho para chegarmos bem colocados aos jogos decisivos da época", endereçou João Coelho, por fim.

Em campo estará Edson Valencia, uma das figuras do plantel Campeão Nacional, que também deu conta da importância do embate com o SL Benfica para deixar a equipa "mais confiante em termos de contas e posições" na tabela. "Os dérbis têm sempre um sabor especial. Podemos conseguir a vantagem do factor casa, que é muito importante para ter essa energia e esse ‘sétimo jogador’ em campo sempre que for necessário", reconheceu.

Um papel de relevo que os Sportinguistas podem e devem ter já neste sábado, segundo o experiente oposto venezuelano. "São muito importantes, porque mais do que o apoio em si, já são família, caras conhecidas. Depois de cada ponto, quando olhamos para a bancada, há sempre rostos a sentir essa paixão e para nós é muito gratificante. Esse compromisso é muito satisfatório e dá-nos um extra", admitiu.

Sobre o duelo em campo entre Leões e águias, embora sem abrir muito o jogo em termos estratégicos, Edson Valencia garantiu um Sporting CP "de 'faca nos dentes'" e preparado "para fazer o que for preciso". "Temos de ser agressivos, com garra de Leão para conseguir um bom resultado", sublinhou, antes de reforçar o repto lançado pelo técnico João Coelho aos adeptos.

"Sportinguistas, mais uma vez estamos à vossa espera. Para nós, é muito importante. Queremos que o pavilhão fique cada vez mais cheio, especialmente num jogo tão importante como o dérbi para nos mantermos numa boa posição", justificou.

No sábado, todos os caminhos vão dar ao Pavilhão João Rocha.