Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Modalidade preferida

Por Pedro Almeida Cabral
19 Dez, 2019

A minha modalidade preferida é o Sporting Clube de Portugal

Há dias, um amigo perguntou-me qual era a minha modalidade preferida do Sporting Clube de Portugal. Comecei a pensar, hesitei e pedi-lhe alguns dias para reflectir. Desde então que tenho meditado seriamente. 

Recordei-me dos tempos em que comecei a rumar a Alvalade todos os fins-de-semana para ver os jogos de futebol, tantas vezes entrando com bilhetes já usados atirados do varandim. Ou de quando, em 2000, fiquei no antigo estádio até às quatro da manhã para ver chegar a nossa equipa campeã de futebol, que regressava vitoriosa de Vidal Pinheiro. 

Logo de seguida, também recordei quando o Sporting CP se começou a afirmar no futsal. Em especial, de um jogo épico frente ao SL Benfica, vencido por 5-4. Foi em 2006 e um jovem Deo já marcava golos. Quem fala de modalidades de pavilhão, tem que falar em andebol. E aí, para além dos jogos na nave, é impossível esquecer o campeonato de 2001, gloriosamente conquistado ao FC Porto, numa temporada de grande nível, bem como do recente bicampeonato. O hóquei em patins não podia faltar nesta ponderação. A alegria pela conquista do campeonato de 2018, 30 anos depois do último, e pela Liga Europeia há escassos meses, são incomparáveis. Mas também o voleibol, onde se destaca o tricampeonato dos anos 90, nuns anos gloriosamente verdes e brancos para a modalidade no Sporting CP. Ou ainda o basquetebol, em que prefiro recordar o regresso da modalidade à nossa casa esta época, que tantos Sócios e adeptos arrasta. 

Isto só falando de pavilhões. Também podíamos passar ao atletismo, com atletas ímpares, como Carlos Lopes, Fernando Mamede, Francis Obikwelu, Rui Silva ou Naíde Gomes. Ou o ciclismo, em que surgem os imortais Joaquim Agostinho e Marco Chagas. Ou o judo, actual bicampeão europeu, que se acompanha sempre com emoção. Faltaria ainda pensar no ténis de mesa, no goalball, no kickboxing, no futebol de praia, no râguebi, no bilhar, na ginástica e em tantas outras modalidades.

Depois de ponderar cuidadosamente sobre qual seria a modalidade que mais gostava de acompanhar, apercebi-me que a resposta só poderia ser uma. Liguei ao meu amigo e disse-lhe: a minha modalidade preferida é o Sporting Clube de Portugal.