Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Critério disciplinar… existe???

Por Tito Arantes Fontes
23 Jan, 2020

Infelizmente, os árbitros da 1.ª categoria do futebol nacional têm, entre si, critérios diferentes… muito diferentes!

Assistimos nos últimos jogos de futebol à despudorada exibição de vários e distintos critérios disciplinares. Infelizmente, os árbitros da 1.ª categoria do futebol nacional têm, entre si, critérios diferentes… muito diferentes! As mesmas jogadas, as mesmas situações, as mesmas entradas, as mesmas faltas… tudo é apreciado de forma distinta… variando de forma escandalosa de acordo com as diferentes cores que os jogadores envergam… inclusive no mesmo jogo assistimos a diferentes critérios! É de pasmar!

Uma prova que se quer séria, um futebol que se quer sério… não, não se pode apresentar com arbitragens deste nível!

Não tenho dúvidas que tecnicamente há árbitros que sabem as regras e até – se quiserem, como por vezes demonstram em jogos internacionais – sabem como apitar… mas tenho sérias dúvidas que apliquem esses seus conhecimentos de uma forma igual, similar, idêntica nos jogos nacionais que apitam! Tenho sérias dúvidas! Tenho até certezas que não o fazem!

E isso desqualifica o futebol nacional! Melhor dito… mata mesmo o futebol nacional!

Ainda agora, no jogo com o SC Braga, assistimos à expulsão do Bolasie… expulsão que, aliás, define o jogo e “inclina” definitivamente o campo… nenhuma dúvida que essa jogada resulta não de uma entrada faltosa, mas do facto – simples e evidente – que os jogadores, ambos os jogadores, o Sequeira do SC Braga e o nosso Bolasie protagonizaram; nenhuma dúvida também que o pé do Bolasie vai contra a canela do Sequeira; mas também nenhuma dúvida que essa situação foi meramente casual, resultante do facto de ambos os jogadores terem escorregado nos instantes anteriores ao seu contacto! Ainda assim… o inefável Nuno Almeida o que fez? Foi ao VAR (onde estava o inenarrável Soares Dias, filho do “outro” Soares Dias...) e expulsou o Bolasie! Como?!?!? Porquê???

Assisti já nestas épocas a dezenas de jogadas em que os nossos jogadores sofreram faltas idênticas! Faltas que não resultaram de “escorregadelas”, faltas que foram faltas, queridas, propositadas… faltas de “sola à canela” e outras faltas de entradas “por trás”… máxime no jogo que fizemos no Bessa onde o Bruno Fernandes foi mártir (tanta falta dessas sofreu, foi um massacre… e o expulso foi ele, o Bruno Fernandes!)… e dessas faltas que resultou… nada! Nenhuma expulsão! Quando muito a hipócrita conversa de árbitros a pedirem calma ao jogador adversário… fazendo o cínico gesto com as mãos para se acalmarem e controlarem os seus impulsos agressivos…

Por isso, por isso… sim, as provas nacionais são um logro! Um monumental logro!

Dito isto, temos nós – SPORTING CP – de sair do estado de tristeza em que os últimos jogos nos colocaram e de – com garra, com força, com alma, com querer – fazer o nosso “trabalho de casa” e de continuar a trabalhar, mais e melhor! A querermos mais e melhor! A amarmos o nosso SPORTING mais e melhor!

Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!