Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Caminho para 2020/2021

Por Tito Arantes Fontes
20 Fev, 2020

Temos de ser SPORTING CP. Mais SPORTING CP ainda! Fazer mais e melhor com menos que os outros

Estamos no final de Fevereiro de 2020. Ou seja, estamos a cerca de três meses do fecho da época futebolística de 2019/2020. Uma época difícil, sofrida. Muito sofrida. Estamos todos conscientes disso mesmo. Sabemos bem que estamos aquém do desejado e pretendido. Do ambicionado. Muito aquém. Em exibições. Em resultados. Em classificações. Perdemos a Supertaça com um resultado que não queremos recordar. Fomos precocemente eliminados da Taça de Portugal. Disputámos a final four da Taça da Liga e ficámos pelas meias-finais. Estamos no Campeonato Nacional a larga distância do 1.º classificado e a discutir o 3.º lugar com equipas de outro valor e com historial e prestígio que nem de longe, muito de longe, são similares aos do SPORTING CP. E estamos nos dezasseis-avos de final da Liga Europa, com esta eliminatória a ter a sua 1.ª mão esta quinta-feira, no Estádio José Alvalade. É pouco, é muito pouco para as ambições do SCP. E contrasta muito com a esperança que a época passada de 2018/2019 trouxe, quando – depois de Alcochete – arrecadámos de modo heróico as Taças da Liga e de Portugal! 

Esta época tem, assim e de modo a ter utilidade para o futuro do nosso Clube, de representar e ser o “ponto de viragem”. O “ponto de reflexão” – depois dos acontecimentos de 2018 – para o que o SCP quer. Para o que o SCP realisticamente pode. E como! Desde logo há que contar com as limitações e dificuldades que todos sabemos que existem. E há que aprender com os erros que foram cometidos. 

Retiremos, pois, deste ano os ensinamentos que nos façam mais fortes. O presidente Frederico Varandas já assumiu, muito especialmente na entrevista que deu há cerca de 15 dias ao jornal Record, erros na preparação da época de 2019/2020, nomeadamente na constituição do plantel que hoje o SCP tem ao seu dispor. E na definição do comando técnico da equipa. E na definição dos objectivos da época que está a terminar. Essa humildade demonstrada pode ser muito útil para preparar o nosso futuro, desde logo esse futuro próximo que se aproxima rapidamente… pois a nova época de 2020/2021 está a escassos meses de começar.

Preparemos, desde já, para além da equipa para 2020/2021, de modo claro e sem meias-palavras, a massa associativa do SCP para as expectativas realísticas que todos deveremos ter no próximo ano. Se tivermos de sofrer teremos de o fazer juntos! Se podermos melhorar também o teremos de fazer juntos! Mas, isso sim, a gestão de expectativas e de emoções tem de ser clara e realística. Todos sabemos que “Roma e Pavia não se fizeram num dia”. De igual modo recuperar o SCP, depois dos nefastos acontecimentos de 2018, também não se faz num dia. A entrevista do presidente Frederico Varandas clarifica muita coisa e permite aquilatar da situação actual em que o SCP vive. E das limitações objectivas que daí decorrem.

Temos de ser SPORTING CP. Mais SPORTING CP ainda! Fazer mais e melhor com menos que os outros.

Pensar SPORTING CP! Reflectir SPORTING CP! Em conjunto, de modo saudável! Verdadeiro e autêntico! Temos – no fundo – de nos ajudar… de ajudar e de apoiar, hoje, mais do que nunca, o SPORTING CP!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!