Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Porquê “Eu Sou”?*

Por André Bernardo
16 Jun, 2020

(...) no dia em que estivermos dispostos a contornar a verdade desportiva e todos os princípios que estiveram na nossa origem seremos mais um clube em vez de sermos mais do que um Clube

A pergunta foi-me feita em entrevista para esta edição do Jornal.

Ser Sporting são 113 anos de eclectismo com uma génese pioneira, vanguardista, democrática e inclusiva, que nasceu sob o signo de Leão em 1906 e construiu uma identidade singular na qual todos nós Sportinguistas, sem sequer pararmos para pensar nisso, nos revemos. 

É provável que o caminho que levou cada um de nós a ser Sporting seja distinto, mas o que nos mantém Sporting não é. E no dia em que passar a ser então seremos outra coisa.

Porque no dia em que aceitarmos trocar Esforço e Dedicação por medo e ameaça, que confundirmos Devoção com proselitismo, as vitórias dificilmente surgirão, mas a existirem jamais serão Glória. Não teremos Formação porque os mais novos não vão querer vir, nem os pais os vão querer por cá. E os que já cá estão não vão conseguir render.

E no dia em que estivermos dispostos a contornar a verdade desportiva e todos os princípios que estiveram na nossa origem seremos mais um clube em vez de sermos mais do que um Clube. E por tudo isto, então o Sporting Clube de Portugal já não será o Sporting Clube de Portugal.

Quando era criança o meu pai levava-me com ele a assistir aos jogos no antigo estádio e aprendi, de forma natural, a tratar os desconhecidos Sócios do lado como família. E eu até já conhecia de cor o ritual de um deles: abria a pequena maleta que sempre o acompanhava, limpava religiosamente o assento com um pano, colocava a sua almofada, pousava o rádio e retirava uma cerveja envolta na perfeição em folhas de jornal, que abria orgulhosamente com um abre-cápsulas. Depois, durante 90 minutos transformava-se numa outra personagem, mas sempre pacífica, mesmo quando manifestava o seu desagrado. Após o término dos jogos pedia desculpas pelo eventual uso descontrolado de jargão na minha presença, mas acrescentava sempre, dirigindo-se ao meu pai: “Mas sabe, eles mais tarde ou mais cedo deixam de ser miúdos”, ao mesmo tempo que me dava uma palmada na cabeça e me piscava o olho.

E o miúdo tonou-se graúdo, mas o que o fez ser Sporting na altura mantém-se intacto.

Não é nostalgia de um tempo diferente que já passou, é promover a vivência de uma maioria que faz do Dia de Sporting um momento de família, que vive o desporto com paixão, manifestando alegria e tristeza, mas que vive o associativismo de forma positiva e não como forma de compensação da falta de sociabilidade alternativa.

E é nunca esquecer esta herança única, esta história ímpar e estes valores singulares, que nos faz entre nós ser iguais – Ser Sporting – mesmo que aos olhos de outros diferentes

E enquanto assim for todos teremos sempre orgulho nas palavras “Eu Sou Sporting”.

 

* Editorial da edição n.º 3778 do Jornal Sporting