Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Justiça… e Estado de direito!!!

Por Tito Arantes Fontes
19 Nov, 2020

(...) Afinal não somos mesmo iguais a “outros”, aos “outros desse poder bicolor” que corrói o desporto em Portugal… o processo Cashball pariu (como já ouvi dizer) um “cashnada”! Ao melhor estilo da “montanha pariu um rato”!

1. CASHBALL – foi recentemente divulgada a notícia do arquivamento do denominado “Processo Cashball” no que ao Sporting CP e aos seus antigos dirigentes diz respeito. A notícia não podia ser melhor! Afinal, no que ao SCP e aos Sportinguistas diz respeito, o processo não apurou nada. Muito pelo contrário! O processo continua – isso sim – contra o denunciante! Ou seja, virou-se o “feitiço contra o feiticeiro”! E fica a nossa fundada ideia que afinal este processo e todo o “circo mediático” que ululantemente se formou à volta do mesmo foram uma enorme cabala montada para denegrir o SCP! Uma agenda que foi urdida para nos prejudicar! Sei muito bem quem eram os dirigentes na altura – presidente Bruno de Carvalho e André Geraldes, ex-team manager do nosso Clube – e a verdade é que não mereceram, nem eles (nem nós) tudo porquanto e quanto a este processo diz respeito tiveram (tivemos) de passar! Fomos na altura enxovalhados em todo o lado! Andamos, aliás, a ser enxovalhados nestes últimos dois anos e meio, sempre que alguém se lembra de trazer esse assunto para a mesa de discussões, a fim de o usar e utilizar como “arma de arremesso”! Estamos a falar de corrupção! Estávamos! Afinal não somos mesmo iguais a “outros”, aos “outros desse poder bicolor” que corrói o desporto em Portugal… o processo Cashball pariu (como já ouvi dizer) um “cashnada”! Ao melhor estilo da “montanha pariu um rato”! E importa ainda apurar o que já foi noticiado e está no relatório da Polícia Judiciária (PJ). Estou, naturalmente, a referir-me ao facto – conforme relata o Expresso – de no relatório da PJ se mencionar que o empresário denunciante, ora arguido acusado, ter recebido 30 mil euros do Correio da Manhã (CM) para dar uma entrevista sobre os alegados pagamentos corruptos a árbitros de andebol e jogadores de futebol. O director desse jornal já veio dizer que essa alegação é “surreal” e que tem a certeza que não saiu “um cêntimo do orçamento do CM” para pagar qualquer entrevista. As voltas que a vida dá…

2. IPDJ – outra enorme polémica prende-se com as notícias sobre outro processo em investigação pelo Ministério Público. Trata-se das inenarráveis afirmações imputadas ao ministro da Educação que terá dito (e – entre outras coisas – é isso que o inquérito irá apurar) que o “Benfica está acima da lei! Nós não podemos tratar todos os clubes de igual modo. O SLB tem mais adeptos do que a população de alguns países”… e – para não ficar só – o secretário de Estado do Desporto terá adicionado ainda mais frases como esta “Mas você pensa que alguma vez o SLB vai deixar de jogar no seu estádio?”… vi isto escrito na imprensa do nosso Portugal, em títulos, em notícias várias… e pergunto, mas estou a ler bem? Mas será isto admissível? Todas estas frases terão sido produzidas no âmbito de reunião com o anterior presidente do IPDJ, curiosamente dispensado antes de ter terminado o seu mandato. É obvio que tudo “isto” tem de ser apurado! E é obvio que se existir algum fundamento de verdade nestas notícias então o senhor ministro e o seu secretário de Estado já devem saber o que têm mesmo de fazer. Não se podem tolerar afirmações deste tipo no nosso Portugal! São inadmissíveis. E muito me estranha que não tenha vindo ainda ninguém das mais altas figuras do Estado falar nisto. Porque “isto” mexe com milhões de portugueses! Muitos mais milhões do que aqueles que parecem merecer tanto “respeitinho”! E – noutras ocasiões – sim, ouvimos essas figuras pronunciarem-se! Somos um Estado de direito! Ninguém, nenhum cidadão, nenhuma entidade colectiva, está acima da Lei! É básico que assim seja! É democrático! E é bom recordar que a Luz – a mesma Luz (anterior estádio), mas em 1970, no tempo da “outra senhora” – foi interditada por oito jogos, depois de célebre jogo com o CF “Os Belenenses” em que houve invasão de campo e o árbitro foi protegido por um jogador e grande figura desse clube chamado Toni. Será que 46 anos depois do 25 de Abril se perdeu a coragem de tratar as coisas como devem ser tratadas? Não pode ser!

3. O MEU ÚLTIMO ARTIGO – há momentos na vida em que as coisas nos saem bem. Deve ter sido o que me aconteceu com a coluna que escrevi na semana passada. Nunca recebi tantos comentários (largas, muitas largas dezenas). Confesso que todos muito positivos e elogiosos. Fiquei contente. É humano. Ainda bem que “toquei” em tanta gente. Recebi muitos telefonemas, e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp. Um deles tocou-me de modo muito especial, pois dá nota de… “é como tu dizes, temos uma capacidade única de renascer… dá-me um consolo imenso pensar que os meus três netos, todos eles já Sócios, irão poder ter e usufruir deste maravilhoso Clube que é o nosso e dos nossos Filhos e já foi dos nossos Pais e Avós! É uma enorme alegria poder viver o SCP desta maneira. Vitorioso, organizado, com valores, forte e com futuro. Vamos continuar a sonhar. Jogo a jogo. Mas sempre com a mesma paixão pelo Clube, independentemente dos órgãos sociais. Unidos, como tu bem apelas!”. É esta a nossa massa associativa! Gente que não desiste, que nunca desiste! Gente que transmite aos filhos, aos netos, o que recebeu dos pais e dos avós! Nós somos uma Família! Sim, com muitos problemas, como todas as Grandes Famílias sempre têm! Mas uma Família! A Família SPORTING! Obrigado, meu amigo e colega advogado, Bernardo Ferreira!