Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Efeito Capeta

Por Pedro Almeida Cabral
19 Nov, 2020

Capeta, jogadora enamorada pela baliza adversária, já várias vezes foi determinante no sucesso da nossa equipa de futebol feminino

Raramente escrevi esta crónica destacando uma jogadora ou um jogador. Por uma simples razão. A maioria dos desportos praticados no Sporting CP são colectivos e dependem muito mais do jogo conjunto do que da inspiração individual. Mas se se pode falar numa regra desta escrita, é porque há lugar para a excepção. E essa merece-a inteiramente a nossa Ana Capeta, uma avançada, que vagueia bem lá na frente, onde quer que haja oportunidade para fazer golo. Foi sobretudo graças a ela que levámos de vencida o SL Benfica no primeiro dérbi da época. Dobrou Capeta em dois golos de belo efeito e ajudou a construir uma vitória importante para que o Sporting CP recupere o título de campeão, que não é nosso desde 2018.

Este campeonato arrancou perro. Confesso que não sou grande entusiasta desta Liga com duas zonas geográficas. Talvez a intenção seja potenciar uma fase final mais disputada. Mas o resultado tem sido uma fase inicial pouco interessante. Também por isso aguardava o jogo de sábado com expectativa, contra o adversário de maior calibre desta fase. O Sporting CP apresentou-se mais compacto do que na época passada e com o jogo mais controlado. O primeiro golo, para ver e rever, é ainda na primeira parte, um tiro portentoso, ao alcance de poucos pés direitos dos campeonatos nacionais (incluindo masculinos). Pura arte em movimento. Na segunda parte, Capeta repetiria a dose com um remate cruzado em força para o fundo da baliza benfiquista. Raquel Fernandes fecharia a contagem com uma excelente desmarcação e finalização à matadora. Vitória categórica frente a um dos candidatos ao título com exibição convincente. Não se pode pedir mais.

Capeta, jogadora enamorada pela baliza adversária, já várias vezes foi determinante no sucesso da nossa equipa de futebol feminino. Sportinguista não esquece do golo marcado contra o SC Braga no campeonato de 2018, um remate em arco em jeito tipicamente capetiano, mesmo a fechar a partida. Como também se lembra do golo de Capeta que nos valeu a Taça de 2017. Ou dos três golos que levaram para o Museu a Supertaça também de 2017. Há um efeito Capeta que resolve jogos e que, juntamente, com toda a nossa equipa orientada por Susana Cova, esperemos que dê títulos nesta época.