Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O caminho do futuro

Por Juvenal Carvalho
19 Nov, 2020

(...) E eu sou dos que sempre acreditei no futuro pela base da formação com a inclusão de outras mais-valias, não de hoje, mas de sempre. Serei um romântico? Se calhar sim. Mas ser do Sporting CP tem que ter sempre o seu lado de romantismo

Sabemos todos, e é reconhecido pelos adversários, que somos um Clube eminentemente formador. Um Clube que ao longo dos anos tem dado o crème de la crème ao futebol mundial. 

Que deu duas Bolas de Ouro ao Mundo através de dois craques, vindos ambos em tão tenra idade para Alvalade. Falo, como todos vocês o sabem, de Luís Figo, vindo do UFC “Os Pastilhas”, clube da margem sul do Tejo, e de Cristiano Ronaldo, este detectado na Madeira, e vindo do CF Andorinha em tão boa hora para o nosso Sporting CP. 

Estes são apenas os rostos principais de tantos, que ao enumerar todos, não só não teria espaço nesta coluna, como correria ainda o risco de me esquecer de alguns, por tão extenso ser o número. Por isso, estes dois representam todos os outros, e foram tantos que espalharam classe nos palcos do futebol mundial, e outros continuam ainda a fazê-lo a cada fim-de-semana.

Este é decididamente o nosso ADN. É com ele que teremos de continuar a trilhar o futuro. E se de futuro falamos, o presente é um bom tónico para alicerçar um futuro que todos queremos de sucesso.

E que melhor esperança num futuro que queremos já ali, e coroado de sucesso, do que ter no nosso plantel tanto jovem da nossa “cantera”. De Luís Maximiano a Tiago Tomás, passando por Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Daniel Bragança, João Palhinha, João Mário, Matheus Nunes – este chegado para os sub-23 – Joelson Fernandes e Jovane Cabral, e ainda com vários outros na antecâmara da equipa principal, e que são chamados com regularidade por Rúben Amorim aos treinos da equipa principal.

Como tenho dito, e o discurso de dentro para fora é na minha opinião o correcto, pensando no jogo a jogo, sabendo que o caminho será longo e muito se terá que jogar, a aposta nos jovens da casa, alicerçada em contratações cirúrgicas e que acrescentem valor, terá de continuar a ser a aposta. Mesmo nos anos em que pouco ganhámos – infelizmente ganhamos menos do que todos desejávamos – foi este o rumo que nos faz ainda ser tão grandes e respeitados.

Estamos assim todos esperançados que o caminho do futuro seja já por ali. E o ali é o tentar escancarar o sucesso que anda arredio. Mas com trabalho de qualidade estamos sempre mais perto de, primeiro diminuir o fosso que foi sendo cavado para os principais opositores, para depois acreditar que o fim do mais longo período de abstinência de títulos possa ser a realidade que fará pintar de novo o país de verde e branco.

E eu sou dos que sempre acreditei no futuro pela base da formação com a inclusão de outras mais-valias, não de hoje, mas de sempre. Serei um romântico? Se calhar sim. Mas ser do Sporting CP tem que ter sempre o seu lado de romantismo. Neste belo romance de uma vida que tenho – temos todos – com o nosso Clube.