Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Rúben, Miguel Oliveira e outros…

Por Tito Arantes Fontes
21 Jan, 2021

(...) Jogámos contra tudo… contra os “testes”, contra os laboratórios, contra a Liga, contra as diatribes da comunicação do nosso “virginal” opositor…

Acabámos de jogar a meia-final da Taça da Liga… foi uma bela vitória, daquelas que dão gozo… um grande gozo, um gozo mesmo especial! Jogámos contra tudo… contra os “testes”, contra os laboratórios, contra a Liga, contra as diatribes da comunicação do nosso “virginal” opositor… contra tudo isso tivemos de jogar, sob o anunciado “espectro” do adversário não querer comparecer para jogar ou de nos querer imputar a prática de um crime… contra as contradições dos serviços de saúde, contra a miopia das decisões da gente que manda e decide… que proíbe dois jogadores do SCP que estão óptimos de saúde, sem qualquer maleita, sem qualquer infecção “covid”… mas que por teimosia, casmurrice, miopia, ou lá o que quiserem dizer e chamar não deixam esses jogadores exercer a sua profissão, ou seja, jogar futebol com a camisola do SCP! Prejudicam, assim, esses jogadores, prejudicam o SCP… prejudicam a seriedade das provas dos clubes profissionais de futebol!

Jogámos contra tudo isso… e no final (sem um jogo que deslumbrasse, bem sabemos) bastou acelerar um bocadinho… e pum, dizimámos o nosso opositor, campeão nacional em título e constantemente incensado na comunicação social! Foram dois belos golos do Jovane! Lindos de ver… e de viver! De festejar! Do outro lado, ficou a “azia imensa”… provocada por o SCP ter uma “vitória caída do céu”, como disse o treinador adversário… esquecendo que o golo do seu clube é que foi, esse sim, uma “bola caída do céu”… um golo mal amanhado, lícito, mas feio, cheio de acasos e fortuitos toques na bola, incluindo um triste remate falhado… que por mero acaso, de tão mal feito que foi, até surpreendeu tudo e todos, incluindo o próprio… e foi golo… um golito “pim”… triste e infeliz… acabrunhado, envergonhado! Esse mesmo treinador, um homem que prima pela boa educação, como todos sabemos, proferiu – no auge do seu “mau perder”… no “zénite da sua azia”… com aquele infinito olhar vazio e impotente que tão bem conhecemos das infindáveis finais que consecutivamente perde com o SCP – mais umas “pérolas”… como aquela de que “sem fazer nada” o SCP tinha ganho… pois, “na verdade é verdade” que para lhe ganhar não é mesmo preciso muito… chega correr um pouco mais nos últimos cinco minutos de jogo que resolvemos sempre o problema! Mérito do SCP! Total demérito de quem, a ganhar aos 86 minutos de jogo, com a passagem à final na mão… se deixa infantilmente ultrapassar… é que não foi só empatar… foi mesmo perder… na nossa óptica ganhar, com dois golos nos últimos minutos de jogo, o último dos quais a coroar – deixando o louvado Pepe nas covas – a melhor jogada de futebol de contra-ataque de todo o desafio! Golo esse que, aliás, resulta de uma das poucas vezes em que o inefável João Pinheiro não cortou as nossas recuperações de bola… ou porque “inventava” faltas dos jogadores do SCP ou porque apitava para marcar falta em benefício do infractor, desse modo impedindo as saídas rápidas em contra-ataque que tão bem o SCP faz e de que tanto gosta! E – para terminar – que dizer do critério disciplinar do “abeto” em causa… dá arrepios o seu voluntario pudor em não mostrar amarelos, no mínimo, na falta sobre o Nuno Santos logo aos seis minutos de jogo e na falta de Pepe (pisão no calcanhar, uma das “especialidades” deste “desportista”) na segunda parte sobre o nosso TT!

Nota Final 1 – acabou a novela Rúben Amorim… a novela do “senta no banco ou não senta”! Do “fala ou não fala”! Rúben frequenta o nível IV da formação de treinadores e – tal como a FIFA define para todo o futebol mundial – pode mesmo assumir-se de corpo inteiro como treinador! Ainda assim há por aí uns “zés pereiras”, quais “cabeçudos”, que resolvem continuar a perorar sobre este tema… tema que fica, pois, confinado a propósitos meramente carnavalescos… coisa de “gigantones”, portanto! E que bem o Rúben falou, quando disse… o Miguel Oliveira também não tem carta de mota… e – com a sua mota – até voa! É o eterno problema dos medíocres… agarram-se à forma… e esquecem a substância! Força Rúben!!!

Nota Final 2 – temos de continuar atentos às arbitragens… a todas, mas muito especialmente às do Campeonato Nacional… é que os “campos inclinados” que temos sofrido nos últimos jogos pronunciam um crescendo de pouca-vergonha que se encaminha para ter o seu ponto alto quando recebermos as inefáveis criaturas do “processo e-toupeira”! É ver a protecção que esses “monstros da bola” recebem jogo após jogo… em que tudo lhes é permitido, tudo lhes é tolerado… fazem o que querem e como querem… nós, por muito menos, tivemos o Pote expulso pelo Sr. Godinho em Famalicão… o mesmo Sr. Godinho que agora acaba de tudo permitir ao dono da “pizz… eria” da Segunda Circular! Atenção, pois, muita atenção às diatribes desta gente! Como diz o nosso capitão Coates… “A luta continua”! Onde vai um vão todos!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!