Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A superação do Desporto

Por Miguel Braga*
19 Ago, 2021

Uma nota sobre estes nossos 15 atletas que se dividem entre três modalidades e por sete países diferentes: é uma honra para todos, o vosso Esforço e Dedicação ao desporto e à vida.

Começam já no próximo dia 24 de Agosto os Jogos Paralímpicos em Tóquio, naquela que é a maior representação Leonina de sempre (páginas 18 a 23), com um total de 15 atletas do Sporting CP a garantirem a presença na capital japonesa.

Na história da competição, o Sporting CP já conquistou quatro medalhas e volta a ter a ambição de alcançar o pódio para Portugal. "O nosso mantra interno sempre foi a superação e isso deu-me uma energia extra para agarrar este projecto". As palavras são de Márcia Ferreira, directora do departamento paralímpico e treinadora de goalball do Sporting CP, alguém que vive diariamente essa procura de superação, com devoção Leonina. Esta persistência faz parte do ADN do Clube e também de todos os nossos atletas paralímpicos. Uma última nota sobre estes nossos 15 atletas que se dividem entre três modalidades (tiro com arco, goalball e atletismo) e por sete países diferentes (Portugal, Brasil, Turquia, Israel, Lituânia, Estados Unidos da América e Marrocos): é uma honra para todos, o vosso esforço e dedicação ao Desporto e à Vida.

Também a equipa principal de futebol do Sporting CP passou, no último fim-de-semana, mais uma prova de superação ao vencer em Braga o Sporting local, mesmo reduzido a dez jogadores. Já muito se escreveu sobre a qualidade de jogo da equipa e dos golos de Jovane Cabral e Pedro Gonçalves (pode ler o resumo nas páginas 6, 7 e 9), sobre a análise de Rúben Amorim (página 8) e até sobre decisões da equipa de arbitragem liderada por Luís Godinho. Mas uma palavra para a força mental da equipa, que manteve as linhas e a concentração, mesmo depois do SC Braga se lançar desenfreadamente no ataque. De Adán a Tiago Tomás, todos os jogadores cumpriram a preceito as instruções do treinador. No final, a quinta vitória consecutiva do Sporting CP frente ao SC Braga.

Independentemente dos méritos da vitória, a mesma continua a valer apenas três pontos. E no próximo sábado temos novamente mais três pontos em disputa. Se é verdade que a Belenenses SAD ainda não venceu no início da Liga e perdeu dois jogos com o Sporting CP na pré-época, mais verdade será que quererá mudar o rumo da sua sorte frente ao campeão nacional. Trabalho e concentração absoluta são a receita da qual não podemos fugir.

Arrancaram também os jogos da formação, neste caso equipa B, sub-19 e sub-17 (páginas 12 e 13), nas equipas que são o viveiro de jogadores para a equipa A. Nesta edição do Jornal Sporting, aproveitamos também a ocasião para apresentar as nossas equipas de sub-23, sub-19 e sub-17 (páginas 14, 15 e 16), com um total de 71 jogadores. O crescimento e sucesso de cada um serão mais um passo na consagração da nossa formação e do modelo centrado no jogador.

Também o hóquei em patins voltou ao trabalho (página 24), com a responsabilidade sobre os ombros de ser não só campeão português, mas também campeão europeu. “Sabemos a responsabilidade que temos e o Clube que representamos. Nesta nova época vamos continuar

com os mesmos objectivos: ganhar sempre o próximo jogo. Há muito que temos esta mentalidade e é com esse mote que começamos a época”. As palavras são do grande Ângelo Girão. De assinalar ainda o regresso do Basquetebol (página 25) a trabalhar intensamente para o primeiro objectivo da época: a qualificação para a Basketball Champions League. É o regresso esperado dos nossos campeões.

Editorial da edição n.º 3833 do Jornal Sporting

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal