Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

40 TÍTULOS EUROPEUS!!!

Por Tito Arantes Fontes
22 Set, 2021

Já vamos nos 40 Títulos Europeus! O hóquei neste passado fim-de -semana, com a conquista de mais uma Taça Continental, fez-nos chegar a esse extraordinário número!

 

Pois… é verdade… já vamos nos 40 Títulos Europeus! O hóquei neste passado fim-de -semana, com a conquista de mais uma Taça Continental, fez-nos chegar a esse extraordinário número! Em várias modalidades… começou em 1964 no futebol (a aclamada Taça das Taças!) e foi passando por muitas outras modalidades… atletismo (desde 1977 na sua vertente de corta-mato e – mais tarde, a partir de 2000 – de pista), hóquei (desde 1977), andebol (desde 2010), goalball (desde 2018), judo (desde 2018) e futsal (desde 2019)! São sete modalidades diferentes! Creio que é único no Mundo!

Estes 40 Títulos são tanto masculinos (35 títulos, o primeiro em 1964), como femininos (cinco títulos, o primeiro em 2016)! Por si só essa é também uma enorme demonstração do poderio – em qualquer dos géneros humanos - da Maior Potência Desportiva Portuguesa!

As modalidades – sete como já indicámos – repartem estes 40 Títulos Europeus do seguinte modo: um título no futebol, 20 títulos no atletismo, dez títulos no hóquei, dois títulos no andebol, três no goalball, dois no judo e dois no futsal! Impressionante! Verdadeiramente espectacular!

É também de salientar o facto de − desde 2018 para cá − o SPORTING CP ter obtido 15 destes 40 Títulos Europeus! Uma máquina vencedora! Com acentuado protagonismo de vitória nos últimos anos: cinco títulos em 2018! sete títulos em 2019! três títulos em 2021! E em 2020 não houve títulos… pois houve o malfadado “covid”!

Se juntarmos a estes títulos as nossas medalhas Olímpicas… pois é arrasador! Temos de tudo… Ouro, Prata e Bronze! Só nestes últimos Jogos Olímpicos vieram mais duas medalhas: a Prata da nossa amada princesa Patrícia Mamona e o Bronze do nosso querido gigante Jorge Fonseca! Desde Carlos Lopes é assim… sempre a arrasar! E medalhas Olímpicas também em várias modalidades… desde o atletismo ao tiro, desde o judo ao futebol! E na canoagem! São 11 medalhas… duas de Ouro (Carlos Lopes e Amunike), sete de Prata (Armando Marques, Carlos Lopes, Juskowiak, Francis Obikwelu, Ionela Târlea, Emanuel Silva e Patricia Mamona) e duas de Bronze (Rui Silva e Jorge Fonseca)!

Não há paralelo com este nosso palmarés! Não há paralelo em Portugal… e não há nem na Europa, nem no Mundo! Definitivamente… o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é mesmo A MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA!

No cenário português a comparação é mesmo arrasadora… pois, nem somando todos os nossos rivais, os seus números se aproximam sequer do nosso palmarés!

FUTEBOL

Depois do difícil jogo que tivemos com o Ajax e que nos deixou famintos de vitórias… vinha o Estoril, na Amoreira, a equipa sensação da presente temporada! A resposta da nossa equipa foi aquela que todos queríamos… garra, querer, ganas e o espírito vencedor que nos caracterizou no ano passado! Emblemático desse espírito o

pundonor do nosso Palhinha… é ver o modo como festejou um corte que fez junto da linha lateral já no final do jogo! Aquilo sim, aquilo é alma de Leão! Com todo este querer… mais uma vitória, merecida, limpinha, como mandam as regras… depois de termos encostado o Estoril, a tal equipa sensação, às cordas, nomeadamente na 1.ª meia hora da segunda parte… foi asfixiante!

A arbitragem a cargo do nosso “velho” conhecido Tiago Martins… que tanto já nos prejudicou… esteve (finalmente!) em bom nível… ainda que eu continue sem perceber o porquê dos minutos de desconto nesta temporada… quando o SPORTING CP está a ganhar “fora” pela margem mínima temos no mínimo seis ou sete minutos de “descontos” (como no Estoril)… quando queremos ainda chegar à vitória concedem-nos apenas quatro minutos (vidé jogo com o FCP!). E isso com situações similares de “paragens”… alguém explica “isto”? Eu não consigo “lá chegar”…

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!