Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Um mal menor

Por Juvenal Carvalho
03 Nov, 2022

O futebol é realmente um desporto apaixonante e de uma volatilidade que arrebata paixões de forma completamente incrível.

Foi isso que na passada terça-feira aconteceu em Alvalade. Quando estávamos todos felizes com aquilo que parecia, ao intervalo do jogo com os alemães do Eintracht Frankfurt, o apuramento no bolso pela segunda vez consecutiva para os oitavos-de-final da UEFA Champions League, feito que seria inédito no nosso Clube, eis que, em poucos minutos, tudo mudou. Dois golos germânicos em dez minutos, e, com o Olympique de Marseille a empatar, estava dada a reviravolta total na classificação, passando o Sporting CP de primeiro para último do grupo e a saída definitiva das competições europeias.

Era a desilusão total, que seria no fim, já mesmo depois de terminado o nosso jogo, minimizada com o golo do Tottenham Hotspur FC em França, a deixar o nosso Clube nas competições europeias, via UEFA Europa League. Foi o menos mau, estando longe de ser bom, mas deixando um certo sabor menos amargo.

Na sala de imprensa - sou um fã incondicional de Rúben Amorim, para que fique claro - chamou a si o menos bom da actualidade dizendo que a presença na UEFA Europa League não salva nada e assumindo responsabilidades no momento que o futebol do nosso Clube vive. Gosto de quem assume e, sobretudo porque tenho memória, não me esqueço do já conseguido em apenas duas épocas. Brilhante, somente brilhante.

Esta época, nada, ou quase nada, tem corrido bem. Dizer o contrário não o consigo, por honestidade intelectual.

Afastados da Taça de Portugal, a 12 pontos da liderança do campeonato e com a passagem para a UEFA Europa League - o menos mau e com foros de milagre como atrás descrevi -, o momento não pode ser de baixar a guarda. Assumir os erros, e trabalhar... trabalhar muito para conseguir, jogo a jogo, começando pelo próximo sábado, subir na classificação e garantir o apuramento para a UEFA Champions League da próxima época para que ganhemos hábitos de estar nesta competição. Que o ano tem sido atípico e menos bom é óbvio. Urge ressuscitar o #ondevaiumvãotodos, apesar de não ser pela falta de entrega que as coisas não estão a correr bem.

Na lógica do título da minha coluna de opinião da semana passada, é também determinante continuar a valorizar os meninos made in Sporting, tendo todos de ter paciência para os ver crescer sustentadamente. Matéria prima existe e é factual. O apuramento para os oitavos-de-final da UEFA Youth League é disso elucidativo.

Para o ano de 2023 ainda teremos Leão na UEFA Europa League, o que, não sendo óptimo, é, repito, um mal menor. Façam-nos sonhar nessa competição.

PS - Parabéns ao ténis de mesa pela conquista de mais uma Supertaça. Ganhar é o nome do meio desta modalidade.