Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Regresso… e Ligas Europa e Nacional!!!

Por Tito Arantes Fontes
02 Mar, 2023

 

Meus Caríssimos Leões, em meados de Maio do ano passado, no final da época futebolística, anunciei-vos a suspensão da minha coluna neste tão nosso Jornal Sporting. Disse-vos, também, que voltaria! Pois, cumpre-se o dito e aqui estou de novo! Pronto para a liça e renovado para o combate da defesa intransigente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e das suas cores! Obrigado a quem continua a confiar no que escrevo! Obrigado também pelo renovado convite! E também obrigado pelas insistências. Foi gratificante. Como e muito gratificantes foram as mensagens e palavras que de Norte a Sul do país fui recebendo, incentivando-me a voltar a escrever. Obrigado, pois, a todos! Obrigado às gentes Sportinguistas que invadem e enchem este nosso Portugal, de lés-a-lés! 

E há tanto para dizer, tanto para escrever, tanto para denunciar! Tanto para elogiar! 

Esta época, futebolisticamente falando, não nos tem corrido como todos gostaríamos. Mas estamos vivos! E sabemos aprender com os nossos erros. O presidente Frederico Varandas já o afirmou. A direcção do Clube também. E Rúben Amorim apregoa isso de modo consistente e reiterado. Estamos, de todo o modo, na luta pela melhor classificação possível, idealmente com acesso à Champions! Não, não somos de deitar a “toalha ao chão”… muito pelo contrário! E estamos também na disputa da Liga Europa, nos seus oitavos-de-final.  

Já sei que na Liga Europa nos calhou em sorte o Arsenal. Venha ele! Nós somos o SPORTING! E não é a primeira vez que eliminamos equipas inglesas que à partida se afiguram verdadeiros “Golias”… basta recordar o Manchester United na campanha de 1963/1964 para a nossa Grande Vitória na Taça das Taças! O MU na altura tinha “só” Denis Law, Bobby Charlton e George Best… o primeiro considerado pela UEFA como o melhor jogador escocês de sempre e os dois seguintes… pois, expoentes máximos do futebol britânico, europeu e mundial! Pois… em Lisboa, no mítico e lendário “velhinho” Estádio José Alvalade, no dia 18 de Março de 1964, o MU sofreu a mais humilhante derrota de toda a sua história europeia, perdendo por 5-0 contra o SPORTING, numa noite memorável e de sonho (salvé, por todos, Osvaldo Silva, saravá!), que – assim – recuperava do mau resultado que tinha sofrido em Manchester ao perder por 4-1. Depois, já em 2012, para não irmos mais longe, igualmente nos oitavos-de-final da Liga Europa, “encostámos” o Manchester City (com Aguero, David Silva, Balotelli, Kompany, Touré, Kolarov e Dzeko), na altura líder do campeonato inglês. Graças, em Lisboa, ao célebre calcanhar do Xandão! E a um épico jogo de heróica resistência na segunda mão, passado uma semana, em Manchester. E já nesta época… íamos ser “cilindrados” pelo Tottenham e afinal em Lisboa ganhámos 2-0 e em Londres empatámos a um golo. Ou seja, vamos a jogo… venha lá o tal de Arsenal!   

Quanto à nossa Liga… pois, estamos em quarto lugar, ambicionando mais, naturalmente querendo mais. Faltam doze jornadas, o Braga perdeu na 2.ªfeira… vamos ver, vamos ver, jogo a jogo! Na 2.ª feira, uma vitória competente sobre o Estoril. Jogo sólido, coeso, de sentido único, dominado pelo SPORTING de fio a pavio, coroado com dois golos sem resposta (nem uma oportunidade sofremos!), um de Bellerín, que se estreou a marcar, e outro de Trincão, que fez uma obra de arte, dando finalmente e com total êxito forma e eficácia ao seu talento! Oxalá assim continue encontrando neste golo e na sua boa exibição a motivação e o tónico que eventualmente necessitava para fazer um final de época esplendoroso e – se possível – a deixar-nos com “água na boca” para a sua prestação no próximo ano! Manuel Mota, desta feita, fez uma arbitragem competente, demonstrando que − quando não o faz − não é porque não saiba… é antes porque não quer! Arbitragens como a de ontem só responsabilizam mais Manuel Mota para jogos futuros. Cá estaremos, pois, para lhe relembrar o seu “saber”!  

No resto da jornada mais do menos… isto é uma histérica e violenta “zanga das comadres” que fazem parte do “poder bicolor”, esse poder que persiste em infectar o ambiente do futebol português. Um – depois do seu presidente ter mostrado a sua esmerada educação e o seu apreço pelos árbitros com o modo como tratou o seu “acólito” Tiago Martins após o jogo da Taça de Portugal, em Braga − viu tal “palhaçada” ser recompensada… teve, em Vizela, uma arbitragem “simpática” (António Nobre no VAR e no campo Nuno Almeida), que foi sucessivamente espoliando o clube da casa durante o decurso do jogo, máxime em penálti a seu favor que nem o árbitro, nem o VAR se dignaram honrar com o que as leis do jogo mandam! Vitória injusta, portanto, deste membro vitalício do “poder bicolor”! Por sua vez, o seu outro comparsa, o tal cujo presidente pede agora de modo estridente que “acabem com o VAR!”, viu a “dupla” Rui Costa (árbitro) e Tiago Martins (VAR) apitar de acordo com as regras do futebol… o corolário foi – oh, sacrilégio! − o clube da Invicta acabar com nove jogadores, sendo que deveria ter mesmo acabado com oito, pois é indiscutível que Pepe, na sua anunciada e glamorosa “festa dos 40 anos”, deveria ter sido brindado com um valente “cartão encarnado” para gáudio de todo o futebol! Se houvesse justiça assim teria sido! Esse foi mesmo o erro maior da arbitragem nesse jogo. Certo é que – já toda a gente se esqueceu disso – o Gil Vicente fez pela vida, com uns 15 minutos finais na primeira parte de relevo e uma segunda parte de categoria e controlo total do jogo! Derrota justa, portanto, deste outro membro vitalício do “poder bicolor”!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.s. Acabo de saber das acusações de fraude fiscal e falsificação que impendem sobre membros actuais e recentes da direcção do nosso vizinho do outro lado da 2.ª circular… será que o país vai ficar “pasmado” a olhar para isto? Será que toda a gente − que não nós! − vai ficar a “assobiar para o lado”? Será que o clube em causa vai ser retirado do processo por oportuna e certeira “mão milagrosa”? É tempo de justiça!