Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Acreditar em dias melhores

Por Juvenal Carvalho
25 maio, 2023

Independentemente do momento, da classificação, da jornada, do maior ou menor interesse competitivo, o 'dérbi eterno' mexe comigo. E no domingo, na lógica do sentimento, que melhor factor motivacional haveria de existir, antes do jogo, do que ver irromper pelo relvado de Alvalade homens que tanta história fizeram de Leão ao peito. Ver Manuel Fernandes − que bonita a homenagem ao eterno 'capitão' que esteve 12 épocas de Leão ao peito com 433 jogos realizados e 257 golos marcados −, Hilário da Conceição, Oceano, Daniel Carriço, António Oliveira, Pedro Barbosa, Carlos Xavier, Iordanov, Nogueira, Freire, Litos, Nani e Francisco Barão, todos eles antigos capitães, na 'casa' onde foram e nos fizeram felizes, parecia vir a prenunciar uma grande noite para o Sporting Clube de Portugal. 

E seria sob o signo do Leão que o jogo se iniciou. Pela honra e pela dignidade joga-se sempre, e a primeira parte foi mesmo de gala. Dois golos de vantagem e mais um ou outro que poderia ter ampliado o score, levaram para o intervalo um Leão confiante e que parecia estar vocacionado para uma noite fantástica. Mas não, como o nosso treinador Rúben Amorim, sempre na lógica do nós, e nunca fugindo às suas responsabilidades, foi aludindo ao longo da época, voltámos a ser bipolares ou a repetir o 8 ou o 80. Para o segundo tempo surgiu um Sporting estranhamente ansioso, a perder bolas sem qualquer pressão, e também sem o instinto matador do primeiro tempo. Para o fim, na minha opinião, por linhas tortas, por ter sido num lance precedido de irregularidade, fugiu-nos a vitória. Aquela que, não escondendo nada de uma época pouco conseguida, seria uma vitória pela Honra... uma vitória que todos nós tanto gostamos de obter. Seria cínico − não está na minha lista de defeitos − dizer que não é ao clube a quem mais gosto de ganhar. Que seria até frustrante − salvou-se o que não desejávamos − assistir aos festejos do eterno rival na nossa casa. Não vivo, contudo, de traumas e de ódios fúteis. São só mesmo o rival de todos os tempos, e numa expressão tão antiga, gosto de lhes ganhar até ao berlinde.

Mas indo ao âmago da época, está consumado o quarto lugar e o ficar de fora da Champions League na próxima época. Logo foi frustrante. Logo longe dos desígnios a que nos propomos época após época. 

Agora, resta sermos dignos em Vizela e ganhar. Ganhar pelo símbolo e pelos adeptos. Ganhar porque tem que ser essa a nossa missão em toda e qualquer circunstância. 

Depois, o tempo é de preparar bem a próxima época. Gosto pouco da expressão fazer mais com menos. Tenho apenas a convicção que temos que ser ainda mais assertivos e eu acredito que vamos ser. Que temos que contratar melhor preenchendo lacunas evidentes, eu também acredito que o vamos fazer. Sou dos que acredito ainda que o caminho com Rúben Amorim será o caminho do sucesso. E não são as minhas lentes verdes a fazer-me pensar nisso. Acredito mesmo num virar de página com efeitos imediatos. Ser do Sporting Clube de Portugal é não omitir o que está mal − nunca o farei a bem da minha honestidade intelectual − mas também, e sempre, acreditar em dias melhores. E eu acredito!