Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O DÉRBI… e o “presente” do Pinheiro!!!

Por Tito Arantes Fontes
25 maio, 2023

No domingo tivemos mais um dérbi. O verdadeiro e único dérbi nacional. Aquele que arrasta sempre e em qualquer modalidade (até no “berlinde”!) interesse e multidões! Fizemos uma primeira parte de grande categoria! E de muita qualidade! Ao intervalo estávamos a ganhar merecidamente por 2-0. Tudo apontava para uma noite de luxo. Nesse primeiro tempo foram várias as nossas ocasiões de golo, várias… Pote à boca da baliza, Esgaio com um portentoso remate e mais e mais… e, claro, os já referidos dois golos, um de Trincão na técnica, na codícia, na raça e no querer (após estupendo passe de Nuno Santos) e outro de Diomande numa cabeçada portentosa, de cima para baixo, como mandam as regras, na sequência de um canto… apontado, claro, por… Nuno Santos! Depois do intervalo o jogo foi outro… não como tenho para aí visto, escrito ou falado, de inversão de sentido… e isso porque o Sporting na primeira parte foi manifestamente muito mais luxuoso, fazendo uso de superlativa qualidade, sendo que o nosso adversário na segunda parte nunca chegou a esse patamar de excelência… nem lá perto! O nosso opositor − futuro campeão nacional e incensada “equipa maravilha” do futebol nacional, que até “campeão europeu” já era… − fez uma segunda parte de querer, mas com futebol atabalhoado e aos empurrões (como bem o demonstram os dois golos que obteve, qualquer deles “caído do céu”, com jogadores do Sporting estatelados na área!)… aproveitando sobretudo as perdas de bola e maus passes em que o Sporting sistematicamente caiu na segunda parte (em incompreensível contraste com o que tinha sido feito pela nossa equipa no decorrer da primeira parte). Basta ver novamente o jogo (como fiz!) para se perceber o que digo. Ou seja, a superioridade do Sporting na primeira parte foi muito mais marcante e impressiva que a segunda parte do nosso opositor.

O corolário de um jogo assim deveria ser mesmo a nossa vitória por 2-1, premiando a excelência da nossa primeira parte e os “repelões” do nosso adversário na parte complementar. Mas − hélas! − o Pinheiro ainda não tinha entrado em acção! Sim, é verdade, o homem já tinha “aquecido”, nomeadamente com o critério disciplinar (Diomande foi “amarelado” por pisão, Chiquinho também foi depois “amarelado”… mas aí Pinheiro achou que tinha de justificar o seu cartão… coisa que não fez com o jogador do SCP! A atitude do árbitro para com os jogadores das duas equipas não era a mesma! Acrescentem-se ainda as outras faltas a meio-campo que não marcou a nosso favor e que nos marcou sempre que recuperávamos a bola e queríamos iniciar contra-ataque… e o amarelo que entendeu mostrar ao nosso capitão Coates, o seu jogador fetiche… o tal que leva amarelos mesmo quando é pisado!). Ora, com todo este “aquecimento”, já no período dos oito minutos de desconto que entendeu conceder, Pinheiro e seus “muchachos” resolveram apresentar e entregar o “presente” que traziam… vai daí validam o inenarrável segundo golo do nosso adversário! Fora-de-jogo evidente de um jogador encarnado, com participação activa no lance! Só não vê quem não quer! Só não vê quem não é sério! Só não vê quem despreza a Verdade Desportiva!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.s. 1 − Percebe-se cada vez mais o “porquê” do Sr. Schmidt querer abolir o VAR… é mesmo para que se validem golos ilegais como o do empate em Alvalade! Um desportista, portanto!

P.s. 2 − Não gostei de ver tanta “mancha encarnada” em zonas de Sócios e adeptos do Sporting… algo há que fazer para evitar que se repitam situações como essa!