Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Finais

Por Pedro Almeida Cabral
01 Jun, 2023

O Sporting Clube de Portugal está nas decisões finais dos campeonatos nacionais de hóquei em patins e de basquetebol. Tanto numa modalidade como noutra, apenas foram necessários três jogos, com o Sporting CP a alcançar igual número de vitórias. As semelhanças não ficam por aqui: nas duas eliminatórias viu-se uma garra Leonina que muito promete para as finais.

No hóquei em patins, o Sporting CP soube recuperar de três desvantagens seguidas, sempre crente na vitória. Recordo que no primeiro jogo ganhámos em casa ao OC Barcelos por 6-5, após estarmos a perder ao intervalo por 4-3. Depois, em Barcelos, a mesma história, com o mesmo vencedor. Ao intervalo a perder 2-0, virámos na segunda parte para o 2-2. Já no prolongamento, deu-se o momento inesquecível desse jogo: Romero a fazer o 2-3 final a um minuto do fim. A fechar, no passado domingo, deu-se a merecida vitória folgada que sublinhou a crescente forma do nosso cinco. A história do triunfo no Pavilhão João Rocha começa por escrever-se com uma entrada a perder por 0-1, depois 1-2 e ainda 2-3. Só que esta equipa está a jogar um hóquei fluído e concretizador como nunca jogou nesta época. Por isso, foi com naturalidade que chegámos ao 8-4 que arrumou a eliminatória. Lá estaremos na final, dois anos depois de termos sido campeões. Defrontaremos o FC Porto ou o SL Benfica. Com esta capacidade de superação, podemos chegar ao título.

No basquetebol, o feito é ainda maior. Ganhámos os dois primeiros jogos em casa do FC Porto, o que é sempre árduo. No primeiro, talvez o mais importante, vencemos a equipa portista por 80-88, ficando com o factor casa na eliminatória. Talvez isso tenha sido decisivo para alcançar o segundo triunfo também em casa do FC Porto, por 91-93. Este resultado é enganador, dado que o Sporting CP dominou larga parte do jogo e só nos momentos finais a equipa adversária ameaçou a nossa vitória. Já na nossa casa, vencemos tranquilamente o terceiro jogo, por 94-66, numa exibição perfeita. Vamos encontrar o SL Benfica na final. Será a primeira vez que jogamos a final com o rival de Lisboa desde que em boa hora o basquetebol regressou ao Clube, em 2019. A consistência demonstrada perante o FC Porto deixa antecipar que, tal como no hóquei, podemos ser campeões.

Duas modalidades que, ao longo da época, sempre deram o que tinham e que não tinham para levar mais longe o nome do Clube. Nas finais que vamos jogar em casa, merecem um Pavilhão João Rocha a abarrotar para também nós fazermos a nossa parte e empurrarmos o Sporting CP para os títulos.