Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Primeiras impressões

Por Pedro Almeida Cabral
27 Jul, 2023

À medida que avança a preparação do Sporting Clube de Portugal para a próxima época, vai-se percebendo melhor quais são as linhas pelas quais se vai coser o futebol Leonino em 2023/2024. Rúben Amorim tem procurado variar taticamente a equipa para lhe dar mais flexibilidade e potenciar soluções ofensivas mais eficazes. Na defesa, embora se tenham experimentado soluções mais próximas do 4-4-2, não parece que a linha de três defesas vá ser completamente abandonada. Em qualquer caso, nesta pré-época o Sporting CP não perdeu nenhum jogo e o embate vitorioso contra a Real Sociedade, com três golos marcados e nenhum sofrido, deixou um vislumbre do que podemos vir a render neste novo ano.

Um jogo de preparação é um jogo de preparação. Os índices competitivos são mais baixos e há ainda jogadores em afinação. Mas defrontar o quarto classificado da Liga espanhola e uma das equipas com mais tradição do campeonato vizinho seria sempre um teste mais revelador. O que vimos só nos pode deixar optimistas. A primeira palavra terá de recair sobre Gyökeres. O reforço sueco mostrou-se com um golo logo aos 19 minutos de jogo. Oportuno, soube aproveitar um desvio de um jogador adversário e carimbou o seu primeiro golo de Leão ao peito. A sua capacidade de reter a bola no meio dos defesas é evidente. Não só devido ao seu poderio físico, como também à capacidade de jogar de costas. Parece ser o abre-latas que tanto carecíamos e que pode revolucionar o nosso ataque. Acresce que correspondeu bem ao habitual pedido de Amorim para fazer pressão alta desde início. Pote tornou a ser colocado na sua posição mais confortável e os resultados ficaram à vista: esteve na origem do lance do primeiro golo, fez uma assistência primorosa para Esgaio marcar o segundo e fez ele próprio o terceiro, com um remate à Pote, de primeira, sem rodriguinhos, no meio da área espanhola. Exibições muito seguras e convincentes também de Adán, com uma mão cheia de defesas exigentes, de Gonçalo Inácio, a defender e a lançar a equipa em profundidade, e de Esgaio, a defender e a atacar com competência.

É com esta sólida vitória que termina o estágio da equipa de 12 dias no Algarve. A equipa tem-se apresentado desinibida e confiante. Falta ainda integrar alguns jogadores que, por razões diferentes, não jogaram durante o estágio, Diomande e St. Juste. Alguns jovens têm demonstrado que poderão integrar o plantel principal e ser solução válida, como Quaresma e Catamo. Já para não falar do autêntico reforço que é Daniel Bragança. Em suma, umas primeiras impressões muito boas que fazem o Sportinguista ansiar pelo início das competições. Vamos e vamos com toda a garra!