Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Nova época - Esperança - Arbitragem

Por Tito Arantes Fontes
10 Ago, 2023

A pré-época está a acabar! Melhor dito, a época oficial está a começar! É já no fim-de-semana a primeira jornada do nosso Campeonato… na sua 102.ª edição! Respeitando a História, claro! E não entrando em “patifarias históricas” em que outros gostam tanto de se ensarilhar!

O último jogo de preparação foi em Inglaterra, com o Everton… um jogo que foi mais uma oportunidade para vermos a qualidade do trabalho que está a ser feito. E tudo aponta para que venhamos a consolidar o que já temos com a concretização das contratações que se anunciam… O jogo em si teve, infelizmente, uma “arbitragem caseira” como já não se usa… a primeira parte demonstrou que o Everton tinha mesmo de ganhar… foi de penálti (existiu!?!?) e depois de vários amarelos perdoados a jogadores da equipa inglesa! Há muitos e vários anos que não assistíamos a um jogo de preparação tão “caseiro” … muito pelo contrário, quando os jogos deste tipo são em Portugal e joga o Sporting CP… pois, não só nunca somos beneficiados… como, muito pelo contrário, até somos sancionados sem dó nem piedade (vidé a recente expulsão do miúdo Leonardo Barroso no jogo com a Real Sociedad!).

Venha, pois, já neste sábado o jogo oficial com o Vizela, no nosso Estádio José Alvalade, para o qual estamos todos, Sportinguistas, convocados… em obrigatória, querida e voluntária comparência! Temos 34 jornadas pela frente e sabemos o que queremos… o Título! E é por ele que, como sempre, vamos lutar!

Faço votos que tenhamos − finalmente! − uma arbitragem à altura da prova e da importância da mesma. É mesmo preciso um “novo ar”, uma “nova arbitragem”! Está mesmo na hora de acabar com os poderes bafientos que só prejudicam este desporto de que tanto gostamos! Libertem, pois, o futebol! Libertem, Senhores Árbitros, o futebol dos “poderes bicolores” dos últimos 40 anos! Votos, pois, de uma nova temporada com rigor, seriedade e competência! Sem “beneficiados”! Sem “prejudicados”! O Futebol português merece! Oxalá − no final desta época 2023/2024 − possamos mesmo festejar uma nova Primavera!

FUTEBOL FEMININO - SCP PIONEIRO!!

Tenho assistido a várias partidas do Mundial Feminino de Futebol na Austrália / Nova Zelândia. Desde logo, naturalmente, assisti a todos os jogos da selecção portuguesa. Não há que ter medo das palavras… tenho assistido a grandes jogos! Bons! Muito bons! Emotivos! Com um fair-play muitíssimo superior àquele que temos no futebol masculino!

A selecção nacional, na sua primeira aparição numa fase final, botou figura e mostrou a raça e a fibra da mulher portuguesa! Especial saudação para as Leoas Ana Borges (maturidade e classe!), Diana Silva (sagaz e veloz!), Ana Capeta (nas portas do Olimpo!) e Fátima Pinto (infatigável, só mesmo uma arreliadora lesão a podia tirar do relvado… votos de rápida recuperação!).

Importa, por isso, por tudo quanto o futebol feminino português viveu e fez viver o país, salientar o excelente trabalho que a Federação tem tido no apoio e desenvolvimento do mesmo! É uma verdade e como tal deve ser salientada e enfatizada! E é a prova − se necessária fosse − que aqui, nesta coluna, se elogia a FPF e o seu presidente Fernando Gomes, quando o merecem e justificam! É o caso!

Importa também salientar − como várias das jogadoras da selecção nacional fizeram, acompanhadas, aliás, por elementos da estrutura federativa, incluindo técnica, bem como por múltiplos comentadores − o trabalho que, no passado e desde há vários anos, foi sendo desenvolvido no futebol feminino. Esse pioneirismo (no qual, desculpem-me o elogio familiar, a minha filha Madalena Fontes muito participou) foi fundamental! E − para além de clubes históricos nessa caminhada (desde logo o 1.º Dezembro e o popular “Fofó”!) − importa referir que dos “três grandes” foi o SPORTING o primeiro e com muitos anos de antecedência a fazer essa aposta no futebol feminino! Hoje o SCP é indubitavelmente um dos colossos fundamentais nesse futebol! E há um desses ditos “grandes” que ainda nem reparou que o mundo também é “delas”! SCP pioneiro, sempre e como sempre! Pioneiro!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!