Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Na Frente

Por Pedro Almeida Cabral
12 Out, 2023

Em primeiro lugar, o Sporting Clube de Portugal! Com sensivelmente um quinto do campeonato decorrido, seguimos na frente com um ponto de vantagem sobre o SL Benfica e com três de distância para o FC Porto, os nossos imediatos perseguidores. Diferenças escassas, mas que deixam ver algo mais. O Sporting CP é a única equipa que ainda não perdeu na competição, com seis vitórias e um empate, e é a segunda equipa do campeonato com melhor saldo de golos marcados e sofridos. Já jogámos fora com o SC Braga, no único desafio em que perdemos pontos, e também com SC Farense, uma deslocação que no passado era difícil e, pelos vistos, assim continua. Gyökeres segue como o terceiro melhor marcador e Paulinho como o quarto, com seis e cinco golos cada.

Ao contrário da época passada, temos sabido não deixar fugir as vitórias: estando empatados, marcámos os golos da vitória na segunda parte dos jogos contra o FC Vizela, o Casa Pia AC, o FC Famalicão, o SC Farense e o FC Arouca. Muitos dirão que se trata da prova de uma superior condição anímica. Talvez seja uma parte da verdade. Mas as explicações mais simples são quase sempre as mais certeiras. O Sporting CP joga um futebol mais contínuo e ligado ao ataque. Sobretudo ligado a Gyökeres. O incrível sueco veio revolucionar o jogo da equipa criando linhas de passe e recuperações que não eram imagináveis antes da sua chegada. O sempre interessante GoalPoint dá conta disso mesmo: Gyökeres é líder nas principais ligas europeias em passes progressivos recebidos. Estes passes são os que permitem à equipa encurtar em posse a distância original face à baliza contrária em +25% da distância original no momento do passe. Ou seja, permitem desenvolver e muito o jogo. E quantas vezes não vimos já o possante nórdico a receber e a galgar terreno um pouco por todo o lado?  Não é certamente por acaso que foi eleito o melhor jogador da Liga em Agosto e Setembro. Um atleta excepcional que, estou certo, fará História no Sporting CP.

Mas a equipa não é só Gyökeres. Paulinho tem aprimorado a sua relação com a baliza, como os cinco golos marcados demonstram. Gonçalo Inácio tem-se assumido cada vez mais como um central imponente e com um pé esquerdo capaz de primorosos passes de meia distância. Diomande revela todo o seu imenso potencial, sendo considerado o melhor defesa da Liga em setembro. Morita tem defendido mais e feito algumas incursões ofensivas, marcando até o golo da vitória contra o FC Arouca. Edwards e Pote vão subindo de forma, com pormenores cada vez mais artisticamente deliciosos. E Catamo vai fazendo o seu caminho.

O campeonato regressa no final do mês, com uma deslocação ao Bessa para defrontar o Boavista FC. Será mais um jogo que exigirá o máximo compromisso da equipa e em que vamos dar tudo como temos dado.