Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Primeiro... o Sporting

Por Juvenal Carvalho
12 Out, 2023

Afirmei aqui neste espaço, na passada edição, que era favorável à introdução do "Voto Universal". Via até nele uma extraordinária evolução, e se digo desde sempre que o Sporting CP não é só de Lisboa, a oportunidade que as novas tecnologias proporcionam quanto ao voto electrónico, seriam de todo determinantes para alterar o actual paradigma e permitir o voto a um muito maior universo de Leões espalhados pelo país e pelo estrangeiro. Para isso, estatutariamente, era obrigatório ter uma maioria qualificada de 75 por cento dos votantes. Foram 71,71 por cento os que disseram "sim" a esta proposta. Quis a democracia que os cerca de 29 por cento dos Associados que votaram "não" inviabilizassem a aprovação. E num clube que tem toda uma história pautada por ser de cariz democrático, e de ter uma enorme pluralidade de opiniões, todos os votos contam.
 
Foi mesmo este o único dos quatro pontos colocados a votação, a não ser aprovado. O outro que aqui neste espaço defendi − até fervorosamente, a atribuição da "Porta 7" a Cristiano Ronaldo, foi para meu gáudio pessoal, bem como para outros, esmagadoramente aprovado, e assim o melhor de todos os tempos vai abrilhantar ainda mais com o seu nome numa das doze portas, o fantasticamente renovado Estádio José Alvalade. Também o Relatório e Contas e a venda de um imóvel do Clube em Benavente, foram aprovados por larga margem.

A pluralidade de opiniões, repito, porque também eu estou nos antípodas do "porque sim", é respeitável e salutar. E não existem Sportinguistas melhores ou piores, em função da sua opinião. Existem apenas Sportinguistas.

Onde já não admito divergências de opinião, porque aí temos que ser unos e indivisíveis, é no apoio ao Sporting CP. Do Estádio ao Pavilhão, ou onde estiver o nosso símbolo, não podemos regatear esforços. E assim o temos feito. Se dúvidas houvessem, basta ter estado atento ao "vulcão" que a recepção ao FC Arouca se tornou. Tão determinante no empurrão para a vitória. Quando chegou a adversidade, primeiro com a injusta expulsão de Ousmane Diomande, ainda no primeiro tempo, e quase acto contínuo com a igualdade conseguida pelos homens de Arouca logo no início da segunda parte, ouviu-se bem alto o rugido do Leão vindo das bancadas. Tão importante ele foi na manutenção do primeiro lugar ao fim de oito jornadas. Ainda é cedo para entrar em euforias. Mas sendo o futebol o momento, este momento, e estou seguro os vindouros, serão de continuidade desta fantástica empatia. Agora a próxima "batalha", por interrupção para as selecções − onde Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Paulinho continuam inexplicavelmente proscritos pelo senhor Roberto Martínez, está marcada para dia 21 de Outubro e é para a Taça de Portugal ante o Olivais e Moscavide, na Reboleira. Terá que ser com respeito e sem facilitar, que o caminho da continuidade na prova será alcançado. Temos um Leão vivo e em primeiro lugar no futebol, e com as modalidades de pavilhão em condições de nos proporcionar igualmente alegrias.

Por isso sempre, em que circunstância for achando eu que deveria ter sido aprovado o voto electrónico, pela razão que sucintamente expliquei acima, em primeiro lugar está o Sporting Clube de Portugal. Que é de todos nós e que tem uma expressão universal incrível. E em que todas as opiniões, sejam elas verbais, ou expressas em urna, contam. Desde 1906, com direito a ter opinião.