Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

De calcanhar para 2024

Por Juvenal Carvalho
04 Jan, 2024

Passar o ano em primeiro lugar no futebol é algo que, com 15 jornadas decorridas, nos dá alento. Nos dá até aquela infinita esperança, tão peculiar nos que sentem o símbolo do Leão rampante, de almejar conquistar o título nacional. 

Mas todos sabemos, fruto da experiência vivida, que muita água irá ainda correr por debaixo das pontes, que outras forças, que todos sabemos existirem nos bastidores, estarão preparadas para inverter a nossa natural liderança, que é indubitavelmente fruto da maior valia até ao momento. 

Terá que ser connosco juntos, qual muralha inexpugnável, que teremos que fazer de 2024 um ano de sucesso, a começar já na recepção ao GD Estoril Praia. Teremos mesmo que formar uma verdadeira onda verde para nos catapultar rumo a algo que muito queremos. E, porque não, também o merecemos.

Em Portimão, com diversas ausências motivadas por lesões e castigos, teve que ser com sangue suor e lágrimas que os três pontos vieram rumo a Lisboa. Com os golos de Viktor Gyökeres, pleno de oportunidade, como só ele, a finalizar na cara do guarda-redes um passe magistral de Pedro Gonçalves, e com uma fantástica execução de calcanhar, quando o jogo se aproximava do fim, por parte de Paulinho. Um golo sublime, que encheu de alegria todos quantos se deslocaram ao Algarve e fizeram daquele palco a nossa "casa".

O que aí vem agora não será fácil. Como sempre ouvi dizer, se fosse fácil, não seria para o Sporting Clube de Portugal.

Se todos sabemos que iremos deixar de contar, por estarem ao serviço da suas selecções, com Geny Catamo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita, pelo menos durante todo o mês de Janeiro, e que ajustes no plantel irão inevitavelmente acontecer, mais coesos teremos que estar.

Viramos o ano confiantes e na disputa de todas as competições possíveis. Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e UEFA Europa League. 

O #ondevaiumvãotodos terá que voltar a fazer escola. Rúben Amorim terá para isso seguramente um "batalhão" de homens disponíveis a saltar para as suas cavalitas. Que quererão, mais do que ninguém, fazer a família Sportinguista feliz e com conquistas. 

Perante todas estas evidências, uma conclusão é óbvia de extrair. Acreditar terá que ser o lema. Apoiar nos bons, mas também, e sobretudo, não deixar cair este grupo de trabalho nas adversidades que poderão vir a surgir, impõe-se.

Como também o teremos que fazer nas demais modalidades em compita. Que em parte substancial delas virámos igualmente o ano na liderança. Queremos todos, como puxei para título da minha coluna de opinião da edição anterior, que 2024 seja o ano do Leão. 

Com eles nos relvados e nas quadras, e connosco nas bancadas a sermos o tal "+1", teremos que almejar conquistas. 

Nós acreditamos. Ser do Sporting Clube de Portugal é tanto isto. Acreditar, sempre!