Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futebol, VAR e mercado

Por Tito Arantes Fontes
11 Jan, 2024

Campeonato Nacional − Vitória clara na sexta-feira sobre o GD Estori Praial. Um jogo muito bem conseguido. Cinco golos do Sporting CP, a maior goleada da época, tendo a nossa equipa sofrido um golo, já no final do jogo e de modo desnecessário. Um futebol bonito de se ver, eficaz, uma equipa cada vez mais sólida e solidária. E um conjunto de jogadores onde sobressaem alguns de indiscutível qualidade… Gyökeres, Diomande, Gonçalo Inácio, Pote, Edwards e outros, muitos outros! Mantemos a liderança isolada do Campeonato. Ganhámos “pontos” a alguns dos nossos competidores, pois dois dos nossos adversários directos não foram além de empates nos seus jogos (o FC Porto num jogo medíocre e o SC Braga graças a um golaço do Vitória SC mesmo no último segundo da partida). O nosso competidor mais directo, o SL Benfica, foi a Arouca e conseguiu vencer. Esperemos pelo continuar do Campeonato. Seguimos com a atitude de sempre, ou seja, com a velha máxima do “jogo a jogo”!

Taça de Portugal − Na terça-feira ultrapassámos de modo categórico os oitavos-de-final da prova, vencendo o CD Tondela (a nossa vítima deste ano nas “Taças”) por uns claros 4-0, no Estádio José Alvalade. Missão cumprida, com mais um bom jogo e a demonstrar a nossa veia atacante e goleadora. Dois jogos, nove golos! Especial menção ao estreante Rafael Pontelo: algo nervoso no início, mas foi subindo e mostrando a sua valia! Força, Rafael, contamos contigo! Venham agora os quartos-de-final… queremos a Festa do Jamor!

Arbitragem − O Conselho de Arbitragem divulgou, já depois da nossa última crónica, os áudios de alguns jogos e lances do Campeonato, nomeadamente do último clássico do Sporting CP com o FC Porto. Lemos, ouvimos e reflectimos. Confesso que fiquei impressionado com a ligeireza com que são analisados no VAR alguns lances. A verdade é que não fiquei convencido sobre a falta do Quaresma no primeiro golo que nos foi anulado! Sou um defensor do VAR! E, naturalmente, assim vou continuar. Mas o VAR tem de analisar “mais e melhor”… a bem da Verdade Desportiva!

Mercado − Estamos em pleno Janeiro, no meio do chamado “Mercado de Inverno”. Todos os dias notícias de jogadores que saem e que entram… milhões de um lado para o outro… calculamos como tudo isto afecta as equipas e os próprios jogadores. Tudo e todos ficam desfocados. Oxalá Fevereiro chegue e depressa. A estabilidade é fundamental para a competição e para podermos trabalhar de modo concentrado.

Beckenbauer − Morreu este extraordinário jogador alemão. Tive a sorte de o ver jogar inúmeras vezes. Poucos, quase nenhuns, jogadores ficaram com direito a frases do tipo “joga como o Beckenbauer”, ainda hoje ouvimos referências desse tipo. E isso é sinónimo de enorme qualidade, de estética no jogo, de elegância, de superior técnica e sentido táctico. No fundo de excelência, quer no posicionamento no campo, quer no passe superior, quer também no “ter a bola no pé e os olhos no jogo”… que grande jogador! Obrigado, Beckenbauer!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!