Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

De “franzino” e de “pouca dura” a centenário

Por Mafalda Barbosa
28 Mar, 2024

Editorial da edição 3969 do Jornal Sporting

“Veja lá, Serrano! O Boletim sai e nunca mais pára. Você assume a responsabilidade e não pode alegar mais tarde falta de tempo ou disposição”, Júlio de Araújo deixava assim o aviso a José Serrano.

E assim foi.  

Nascia “franzino” e para alguns supunha-se de “pouca dura”, mas já é centenário.

102 anos depois folheamos mais uma edição do “Mais Antigo Jornal de Clube do Mundo” e recordamos aquele que foi o n.º 102 do Boletim do Sporting Club de Portugal [ver pág. 10] e cuja réplica está incluída na versão impressa desta semana.

Quando em Março de 1922 se sonhou a existência de um Boletim do Sporting Club de Portugal, não houve qualquer dúvida sobre as suas vantagens, nem sobre as suas dificuldades.

“Tínhamos e temos sobejo amor ao Clube, mas a multiplicidade de afazeres numa obra reformadora, impunha a necessidade de auxílio. Assim, veio José Serrano secretariar o Boletim e justo é repetir, que o fez com boa vontade e rara felicidade”, salientava Júlio de Araújo.

Nas palavras de Salazar Carreira, Júlio de Araújo e José Serrano “trabalharam sem esmorecimento e conseguiram para o Clube o enorme benefício do seu Boletim. Todos lhes devemos pelo facto uma parcela de gratidão comum e os seus nomes ficarão sempre ligados à obra que iniciaram; fieis colaboradores, amigos sempre prontos a prestar o seu auxílio, envio-lhes pelo aniversário as minhas felicitações e os votos de que o menino conte muitos e muitos na sua companhia”.  

De geração em geração, o Jornal Sporting mantém-se fiel ao seu ADN.  

Nesta Nova Era, continua a testemunhar e a conservar a História do Sporting Clube de Portugal, mantendo a credibilidade e o rigor com que se tem pautado ao longo dos anos.

Ao dia de hoje, o Jornal Sporting celebra a sua longevidade e agradece a todos os Sportinguistas que lhe deram vida.  

Celebremos o seu pioneirismo e honremos a sua “Razão de Ser”.