Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sete anos depois

Por Mafalda Barbosa
15 maio, 2025

Editorial da edição n.º 4026 do Jornal Sporting

1895.

William George Morgan, professor de educação física nos Estados Unidos, criava um desporto menos cansativo do que o basquetebol, com menor contacto físico e com a possibilidade de ser praticado por atletas mais velhos, em recintos fechados ou ao ar livre.

Nascia o “mintonette*, ou como é conhecido nos dias de hoje, o voleibol.

A modalidade chegou a Portugal através das tropas norte-americanas que se encontravam nos Açores durante a Primeira Guerra Mundial.

Mas apenas nos anos 30, por influência de Salazar Carreira, começou a praticar-se voleibol no Sporting CP.

Os primeiros títulos sugiram na década de 50, muito graças ao entusiasmo e dinamismo do professor Mário Moniz Pereira. Dirigente, treinador e jogador da equipa verde e branca que, na época de 1953/1954, colocou um ponto final na hegemonia do Instituto Superior Técnico que conquistava todos os Campeonatos Nacionais desde 1947.

2025.

Sete anos depois da última vez, a equipa de voleibol do Sporting CP volta a conquistar o Campeonato Nacional, o sétimo do palmarés Leonino.

Nas palavras do treinador João Coelho: “Ganhámos três troféus em quatro, é uma noite mágica. É uma conquista que vai permitir olhar para outros horizontes do futuro do Clube e da modalidade”.

Uma conquista que em muito se traduz numa verdadeira demonstração de união e carácter, onde nunca faltou o apoio da Família Sportinguista.

Parabéns!

 

*como referência ao badminton onde também se usa uma rede e uma raquete (in, Wikipédia)