Quinteto de excelência
24 Jul, 2025
Editorial da edição n.º 4036 do Jornal Sporting
Há quem considere que tocar violino estimula ainda mais a capacidade intelectual do que outras actividades.
É o menor e mais agudo dos instrumentos da sua família e, originalmente, as suas cordas eram feitas de tripas de animais.
Para muitos, o violino é um instrumento fascinante cuja singularidade reside na forma como é tocado, ou seja, com perfeição.
Para a família Sportinguista, falar deste instrumento musical é viajar na História até aos anos 40 e recordar o jornalista, e mais tarde treinador, Tavares da Silva que designou de Cinco Violinos a linha avançada da equipa principal de futebol verde e branca.
A designação Cinco Violinos foi utilizada para destacar a harmonia e a excelência do futebol praticado pelos cinco jogadores e ficaria, assim, perpetuada no tempo.
Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano compunham o quinteto que marcou, para sempre, a História do Clube com a conquista do primeiro Tricampeonato do futebol nacional.
Amanhã, a família verde e branca volta a reunir-se para dar as boas-vindas à equipa principal de futebol no jogo de apresentação da época 2025/2026 em mais uma edição daquele que é um Troféu de emoções.
No Troféu Cinco Violinos recordamos e homenageamos aqueles que, de Leão ao peito, defenderam os valores e as cores do Clube e deixaram um legado de Glória, união e excelência.