Querer o “Tri” e sermos Campeões do Mundo!
09 Out, 2025
CAMPEONATO NACIONAL I – No passado domingo recebemos – no esplendoroso Estádio José Alvalade – o SC Braga, para mais um dos grandes jogos da nossa Liga, desta feita referente à oitava jornada. Começámos bem, marcámos cedo através de um oportuno remate do já inevitável Luis Suárez, após soberba descida de Pote pelo lado esquerdo do nosso ataque. Parecia que estava tudo bem encaminhado… mas não, a equipa voltou – tal como no jogo com o Estoril – a deixar o tempo passar, com o SC Braga a empertigar-se e a confiar cada vez mais. Esse é – todos sabemos – um caminho perigoso. Ainda pensámos que na segunda parte poderíamos melhorar… mas não, veio mais do mesmo, com alguns dos nossos melhores jogadores (como por ex. Pote, Trincão, Hjulmand, Morita e Inácio) a exibirem-se abaixo do que podem e sabem. Com as substituições, nomeadamente com Alisson e Geny Catamo, melhorámos alguma coisa, havia mais vontade. O jogo encaminhava-se para o fim e o Sporting CP continuava a vencer, ainda que pela margem mínima, o que é – naturalmente – perigoso e permite sempre ao nosso adversário acalentar esperança de poder marcar e empatar o jogo. E – já no período de descontos – foi exactamente isso que sucedeu. Um desnecessário penálti cometido por Hjulmand deu ao SC Braga a oportunidade para marcar, que foi concretizada. Ou seja, fria e lucidamente, perdemos dois pontos. E fizemos mais uma exibição muito aquém do que a nossa equipa pode e sabe. A verdade é que temos de jogar mais! Muito mais mesmo! Isso, claro, se queremos mesmo o Tri! E nós, massa Associativa, queremos muito o Tri! Vamos a ele! Força, Sporting CP!
CAMPEONATO NACIONAL II – No Estádio do Dragão disputou-se outro jogo importante do nosso Campeonato. Foi um jogo medíocre, com escassos motivos para a nossa atenção se aguentar, que – confessamos – só se conseguiu manter pela incerteza no resultado. No final registava-se um nulo. Ou seja, continua tudo muito embrulhado no cimo da tabela classificativa. Continuamos isolados no segundo lugar do Campeonato, a três pontos do líder FC Porto e com mais um ponto que o SL Benfica, terceiro classificado. Mantemos, por outro lado, o melhor ataque da prova (agora novamente isolados neste item). Mas já sofremos cinco golos, o que nos coloca como a quinta defesa menos batida, sendo que nos mantemos como detendo o segundo melhor score no importante parâmetro da diferença entre golos marcados e golos sofridos. Mas sim, é certo que temos mesmo de fazer mais! Temos de jogar melhor! E por isso… a caminho do Tri! Força, Leões! Força, equipa!
CHAMPIONS – Foi pena, foi pena não termos conquistado pelo menos “um ponto” no jogo de Nápoles, contra o campeão italiano. Fizemos jogo para conseguir esse resultado, mas – mais uma vez nesta época – por isto ou por aquilo não conseguimos concretizar esse objectivo. Todos sabemos que é mesmo fundamental concretizar em pontos e golos o que produzimos. Temos mais seis jogos pela frente para nos qualificarmos. Seis jogos para alcançarmos esse objectivo. Força, Sporting CP!
EQUIPA B – Uma palavra para o notável percurso que os nossos “B” estão a desenvolver neste início de época. Somos líderes isolados do respectivo campeonato (Liga Portugal 2) ao cabo de sete jornadas. Temos o melhor ataque (ex aequo com outros clubes), a melhor defesa e a melhor diferença de golos marcados e sofridos. É significativo e mais significativo fica quando olhamos para a equipa B dos nossos rivais que jazem nos últimos lugares da classificação. Força, Sporting CP!
HORÁRIOS DE JOGOS – Nos jogos que envolvem os denominados “três grandes” estarão seguramente mais de noventa por cento das pessoas que se interessam por futebol e, desde logo, pelo nosso Campeonato. Pois bem, assim sendo, como é, afigura-se verdadeiramente incompreensível como é que a Liga marcou os jogos do Sporting CP e o outro entre o seus mais directos adversários para horas quase seguidas. O resultado é fácil de compreender… quem foi a Alvalade ficou impedido de ver o clássico, no meu caso em toda a sua primeira parte! Não se percebe. É esse o objectivo? Qual o fundamento de ideia tão peregrina? É bom que – para futuro – se corrijam este tipo de “similitudes horárias”!
VIROSES E COMUNICADOS – A meio da semana apareceu a notícia de que o SL Benfica estava infestado com uma virose, que grassava no seu plantel e corpo técnico. Fiquei à espera do sistemático e corriqueiro comunicado desse clube a culpar o Sporting CP por essa situação. Contudo, desta feita, nada apareceu… será que o escriba habitual estava, também ele, afectado pelo vírus? Persiste a dúvida… a perplexidade e até a preocupação! As melhoras, em tudo, desde logo para as contínuas atitudes de calimero, são mesmo os nossos votos!
HÓQUEI EM PATINS/CAMPEÕES DO MUNDO – Na madrugada deste último domingo o universo verde esteve colado à transmissão na SPORTING TV da final do Mundial de Clubes nesta modalidade. Jogo entre o Sporting CP e a grande equipa do Barcelona. No mítico pavilhão Aldo Cantoni, na capital do hóquei mundial, em San Juan, na Argentina. Foi uma partida frenética, um pavilhão a abarrotar, com mais de seis mil pessoas a assistir ao vivo. Alternância no marcador e – com o resultado de 2-2, no final do tempo regulamentar – prolongamento! Emoção a rodos! E aí surgiu mais uma vez a raça do Leão! Alessandro Verona aplicou do meio da rua uma sticada que só podia mesmo parar no fundo das redes catalãs. Era o terceiro golo do Sporting CP! Magnífico! Até final foi gerir, conter, contar minutos, segundos até… e, no fim, êxtase total! O Sporting CP é Campeão do Mundo de hóquei em patins! Obrigado, hóquei! Obrigado, equipa! Obrigado, Edo Bosch! Obrigado, Miguel Afonso! E obrigado, por todos, ao nosso companheiro Stromp e muito querido Gilberto Borges!
ASSEMBLEIAS GERAIS – Decorreram na sexta-feira e no domingo passados as Assembleias Gerais da SAD e do Clube. Tudo aprovado com mais de 90 por cento dos votos. Números das contas do Clube e da SAD que falam por si. Apoio esmagador dos Sócios e accionistas que também fala por si. Estamos indubitavelmente no bom caminho! Força, Sporting CP!
FREDERICO VARANDAS – À entrada para a Assembleia Geral do Clube, no passado domingo, o nosso presidente abordou os contínuos ataques ao Clube que, de modo sistemático e concertado, são feitos pelos vários candidatos à presidência do nosso rival, em modo cacofónico. Com ironia desmontou e demonstrou a falsa ideia do “manto verde”… enfim, coisas deles, mentiras mesmo deles! Força, presidente!
Viva o Sporting Clube de Portugal