Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Basketball

Foto José Lorvão

Basquetebol já treina no João Rocha

Por Sporting CP
04 Ago, 2020

Equipa Leonina iniciou os trabalhos para 2020/2021

Cumpridos os habituais exames médicos, a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal já deu início aos treinos da pré-temporada 2020/2021 e cumpriu uma sessão esta terça-feira no Pavilhão João Rocha.

Os Leões, que contaram com vários atletas oriundos da formação, continuam assim a preparar uma época onde vão competir, para além das competições domésticas, na Basketball Champions League. Para Luís Magalhães, regressar aos treinos depois de vários meses atípicos devido à pandemia de COVID-19 "é uma satisfação muito grande".

"Poder estar com os jogadores, que são a melhor coisa do basquetebol e do desporto, é muito bom. São atletas na verdadeira acepção da palavra. Trabalham com muita dedicação e dá gozo treiná-los", contou o treinador ao Jornal Sporting.

Sobre a participação na Basketball Champions League, onde o Sporting CP vai enfrentar os suíços do Fribourg Olympic Basket na primeira ronda de qualificação para a fase de grupos, Luís Magalhães garantiu que não quer apenas participar. "Gostávamos muito de fazer história. Ainda não houve nenhuma equipa portuguesa a passar esta fase e a entrar na fase de grupos, pelo que vamos fazer tudo para chegar lá", prometeu.

James Ellisor, figura de relevo em 2019/2020, admitiu que "é entusiasmante voltar a treinar depois de alguns meses de fora". "Estava tudo fechado [durante a quarentena], pelo que não tivemos acesso a ginásios e pavilhões. Agora, podemos treinar novamente e estar em equipa, o que é óptimo", disse ainda.

Com "boas expectativas em relação à Liga", James Ellisor falou ainda sobre a participação na Basketball Champions League. "Há muito tempo que procurava esta oportunidade, pelo que me vou agarrar a ela, assim como todos os meus colegas. Estamos todos entusiasmados", considerou.

O jogador natural dos EUA falou ainda das contratações Jalen Henry, Shakir Smith e John Fields. "Vão ajudar a equipa. Se vierem com uma atitude positiva e se trabalharem para melhorarmos, o céu é o limite para nós", lembrou.

Quem também já treinou com a equipa foi Shakir Smith, um dos reforços para 2020/2021. "Aceitei este desafio depois do meu amigo Travante Williams me ter contactado. Vi jogos da temporada passada [do Sporting CP] e gostei do estilo de jogo. Acho que me posso enquadrar bem. A decisão de vir para aqui foi muito fácil e fico feliz pelo convite", começou por contar.

Para o norte-americano, o grande objectivo é "jogar por cada colega, pela camisola e dar o máximo todos os dias". "Quero muito ganhar, lanço bem e organizo jogadas para os meus colegas", acrescentou.

Sobre a primeira impressão da equipa e do Clube, Shakir Smith assegurou que "os colegas são óptimos", assim como o Pavilhão João Rocha. "Gosto do verde – era a cor da minha equipa na universidade", referiu.

Por fim, Shakir Smith comentou a presença na Basketball Champions League, prova que já conhece. "Foi mais uma motivação para mim. Fui eliminado da competição há dois anos e agora quero conseguir fazer melhor", concluiu.

John Fields chega para o basquetebol

Por Sporting CP
31 Jul, 2020

Norte-americano regressa a Portugal depois de passagem pela UD Oliveirense

John Fields, poste norte-americano de 32 anos, vai reforçar a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal para a temporada 2020/2021. Depois de na época passada ter deixado a UD Oliveirense em Fevereiro, para rumar ao Canadá, o basquetebolista regressa agora a Portugal com as ambições renovadas

“É muito bom vir para o Sporting CP, um dos maiores clubes em Portugal. Todos os jogadores querem jogar sempre com os melhores ao seu lado e nos maiores palcos. Estou ansioso por começar a disputar a primeira eliminatória da Liga dos Campeões”, começou por dizer o jogador, recordando depois o facto de esta não ser a sua primeira passagem pelo nosso país.

“Ter jogado na UD Oliveirense influenciou a minha decisão de regressar porque conheço o país e o campeonato. Gostei muito do tempo que estive em Portugal, é um excelente país para viver e jogar basquetebol”, assegurou.

Formado na universidade norte-americana do Tennessee, John Fields conta ainda no currículo com passagens pela Finlândia, Alemanha, França, Bélgica e Grécia, países onde afinou as qualidades como jogador. “Tenho uma presença muito forte debaixo do cesto, marco pontos, ganho ressaltos e defendo bem. Vou trazer boa energia e treinar todos os dias para que a equipa atinja o seu objectivo que é ser campeã nacional”, concluiu.

Shakir Smith reforça basquetebol

Por Sporting CP
30 Jul, 2020

Base norte-americano de 27 anos chega da Bulgária

Shakir Smith, base norte-americano de 27 anos, é o segundo reforço da equipa de basquetebol do Sporting CP para a temporada 2020/2021.

Depois de se ter formado nas universidades de Wyoming e Adams State, ambas situadas no seu país natal, o basquetebolista chega agora a Alvalade proveniente dos búlgaros do Academic Bultex e após experiências nos campeonatos da Suécia e Macedónia.

“Estou muito feliz por estar aqui. Vou tentar trazer energia ao jogo, aumentar a intensidade e ser um líder dentro e fora de campo. Quero estabelecer o meu lugar aqui, triunfar e aprender português”, referiu o jogador em declarações ao Jornal Sporting, fazendo depois questão de enviar uma mensagem aos adeptos Leoninos.

“Prometo dar tudo em campo e jogar sempre para vencer. Mal posso esperar para conhecer os Sportinguistas e jogar com eles nas bancadas. Vai ser uma experiência incrível”, assegurou.

Jalen Henry reforça Sporting CP

Por Sporting CP
29 Jul, 2020

Norte-americano chega para a equipa principal de basquetebol

Jalen Henry é reforço do Sporting Clube de Portugal. O basquetebolista norte-americano, de 24 anos, chega a Alvalade depois de experiências no país Natal no SIU Edwardsville, em França no Étoile Charleville-Mézières e na Finlândia no UU-Korihait e no BC Nokia.

“Estou muito empolgado e feliz por jogar pelo Sporting CP. É, sem dúvida, um grande passo na minha carreira”, disse o extremo, que actua também como poste, aos meios de comunicação do Sporting CP.

“Falaram-me muito bem de Portugal, do Clube e das pessoas. Por isso, as minhas expectativas são altas. Vai ser óptimo viver esta nova e entusiasmante experiência”, justificou, deixando a promessa: “Prometo aos nossos adeptos que vou dar 100 por cento de mim dentro da quadra e que lutarei por vitórias com esta camisola até ao fim. Quero ajudar o Sporting CP a ganhar o Campeonato Nacional”.

Foto Mário Vasa

Sorteio dita estreia frente ao Galitos FC

Por Sporting CP
28 Jul, 2020

Basquetebol inicia Liga Placard com deslocação ao Barreiro

Realizou-se esta terça-feira na sede da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) o sorteio da fase regular da Liga Placard 2020/2021, com o Sporting Clube de Portugal a deslocar-se à margem sul do Tejo para defrontar o Galitos FC na primeira jornada da competição que terá início no dia 10 de Outubro.

Os clássicos frente a FC Porto e SL Benfica realizam-se, respectivamente, à oitava e décima jornada, com ambos os encontros a serem disputados no Pavilhão João Rocha.

Na última ronda da fase regular da prova, os Leões deslocam-se a casa da UD Oliveirense, bicampeã nacional (a época 2019/2020 não foi concluída devido à pandemia de COVID-19).

1.ª jornada
Galitos FC vs. Sporting CP

2.ª jornada
Sporting CP vs. Maia BC

3.ª jornada
CAB Madeira SAD vs. Sporting CP

4.ª jornada
Sporting CP vs. Imortal BC

5.ª jornada
CD Póvoa/Académica de Coimbra vs. Sporting CP

6.ª jornada
Sporting CP vs. Vitória SC

7.ª jornada
FC Barreirense vs. Sporting CP

8.ª jornada
Sporting CP vs. FC Porto

9.ª jornada
SC Lusitânia vs. Sporting CP

10.ª jornada
Sporting CP vs. SL Benfica

11.ª jornada
CP Esgueira vs. Sporting CP

12.ª jornada
Sporting CP vs. AD Ovarense

13.ª jornada
Sporting CP vs. UD Oliveirense

Foto José Lorvão

Basquetebol cumpre os habituais exames médicos

Por Sporting CP
28 Jul, 2020

Equipa verde e branca está de regresso ao trabalho

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal submeteu-se, nesta terça-feira, aos habituais exames médicos de início de temporada na Clínica CUF do Estádio José Alvalade.

Cumprindo as normas estipuladas pela Direção-Geral da Saúde, os basquetebolistas da formação verde e branca foram de forma faseada fazer a bateria de exames que os dará como aptos para mais uma época ao mais alto nível.

Apesar de nos últimos meses terem estado longe da quadra, os atletas Leoninos Francisco Amiel e Jorge Embaló disseram aos meios de comunicação do Sporting CP que toda a equipa está bem fisicamente e motivada para 2020/2021.

“Só queremos que a competição comece. Estamos preparados. Eu sinto-me na máxima força, aproveitei a quarentena para descansar e recuperar de algumas dores, e estou ansioso por voltar a jogar”, disse Embaló.

Amiel deixou a mesma mensagem, mas por outras palavras. “Estamos muito motivados. Sentimos que na última época, fruto da pandemia, deixámos algumas coisas por fazer – estávamos a entrar na fase das decisões e estávamos bem. Por isso, estamos contentes com este regresso”, começou por dizer, acrescentando: “Nesta época, queremos fazer aquilo que não conseguimos fazer na anterior: ganhar títulos e disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões”.

Comunicado Sporting Clube de Portugal

Por Sporting CP
28 Jul, 2020

Basquetebol

O Sporting Clube de Portugal informa ter chegado a acordo para o empréstimo de uma temporada do jogador Ty Toney ao Imortal DC. 

Mais informa que os atletas Brandon Nazione e Abdul-Malik Abu deixaram o Clube. A ambos os basquetebolistas o Sporting CP deseja os maiores sucessos pessoais e profissionais.

 

Foto Mário Vasa

José Tavares: "Jogos competitivos e é isso que pretendemos"

Por Sporting CP
15 Jul, 2020

Fribourg Olympic no caminho do Sporting CP até à Liga dos Campeões

O director do basquetebol do Sporting Clube de Portugal, José Tavares, considera que o Fribourg Olympic, que os Leões defrontarão na primeira ronda de qualificação de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, é um adversário difícil, mas acessível.

“O Fribourg Olympic é uma equipa de grande qualidade, é forte e competitiva e a melhor do campeonato suíço. Vai certamente causar-nos muitas dificuldades, mas, ainda assim, podiam ter-nos calhado equipas mais difíceis”, disse em declarações à Sporting TV, manifestando-se confiante quanto a um resultado positivo dos Leões.

O certo é que com maiores ou menores dificuldades, participar nas provas europeias será sempre positivo para a equipa verde e branca: “A nossa equipa é muito jovem e quase nenhum jogador participou em provas europeias, por isso vai ser importante para eles e para o nosso crescimento. Tanto nesta ronda, como na próxima, se passarmos, os jogos vão ser muito competitivos e isso para nós é bom porque é com esses jogos que evoluímos e é isso que pretendemos”.

Na mesma ocasião, José Tavares recordou que “este regresso à Europa 42 anos depois, no qual o Sporting CP estará junto dos melhores da modalidade, é um orgulho para todo o Clube”, após o basquetebol ter regressado ao Sporting CP na temporada passada.

Foto Pedro Zenkl

Fribourg Olympic é o adversário no regresso à Europa

Por Sporting CP
15 Jul, 2020

Primeiro jogo vai disputar-se em Lisboa a 15 de Setembro

O Fribourg Olympic é o adversário do Sporting Clube de Portugal no regresso do Clube às competições europeias de basquetebol, 42 anos depois.

A primeira mão da primeira ronda de qualificação de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões irá jogar-se no Pavilhão João Rocha a 15 de Setembro, enquanto a segunda mão está marcada para três dias depois na Suíça.

Caso os Leões superem a formação helvética já sabem que na segunda ronda irão jogar com o vencedor da eliminatória entre o KK Igokea e o U-BT Cluj Napoca, em jogos a disputar a 22 e 25 de Setembro.

 

Foto Mário Vasa

José Tavares: "FIBA percebeu que era importante ter o Sporting CP presente"

Por Sporting CP
03 Jul, 2020

Director do basquetebol comenta presença dos Leões na Champions League

Depois de o Sporting CP ter sido o único Clube português a ver confirmada a presença da sua equipa de basquetebol nas rondas de qualificação da Basketball Champions League (BCL), José Tavares, director da secção verde e branca, afirmou que esta é uma notícia “muito importante para o Sporting CP, para o basquetebol português e para a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB)”.

“Com a ajuda da FPB, que explicou que o Sporting CP era um Clube importante, que movimentava muitos adeptos, a International Basketball Federation (FIBA) percebeu que era importante para a própria competição ter o Sporting CP presente”, começou por dizer em entrevista à Sporting TV.

Depois de explicar o modelo competitivo da prova, José Tavares fez ainda questão de sublinhar que, mesmo que o Sporting CP seja eliminado durante as rondas de qualificação, terá sempre entrada garantida na FIBA Europe Cup (FEC).

“Vão competir 32 equipas na BCL. Neste momento há 28 que já têm lugar assegurado e outras 16 que ainda estão a lutar pelas últimas quatro vagas. Há uma primeira eliminatória em que ficam oito e depois outra em ficam quatro que se juntam às restantes 28. Serão elaborados quatro grupos de oito que vão entrar na fase regular e a partir daí entramos nos playoffs. (…) Caso uma destas equipas seja eliminada, entra directamente na FEC. Não é eliminada, fica noutro patamar competitivo”, afirmou.

Por fim, o director do basquetebol verde e branco fez ainda algumas revelações sobre o plantel da próxima época e o regresso à competição.

“Não vamos apostar em novos atletas portugueses, são exactamente os mesmos. Em relação às caras novas, ainda não podemos falar porque as coisas ainda não estão concretizadas. Está tudo bem organizado, vamos ser muito competitivos e ficamos com uma equipa muito equilibrada e forte. Os exames médicos começam a 27 de julho e começamos a trabalhar com o grupo todo dia 3 de Agosto, com treinos bidiários. Vamos começar a competir logo na Champions League, com o primeiro jogo a realizar-se no dia 15 de setembro e o segundo no dia 18”, concluiu.

Páginas

Subscreva RSS - Basquetebol