Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Basquetebol

Foto João Pedro Morais

Bilhetes para o play off de acesso à final four da Taça Hugo dos Santos

Por Sporting CP
30 Abr, 2025

Sporting CP defronta a UD Oliveirense esta quinta-feira, às 15h00

Os bilhetes para o encontro do play off de acesso à final four da Taça Hugo dos Santos entre a equipa principal masculina de basquetebol do Sporting CP e a UD Oliveirense já estão à venda e podem ser adquiridos, aqui.

Os ingressos têm o custo único de 5 euros.

A partida está marcada para as 15h00 desta quinta-feira no Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde depois se vai disputar toda a final four da prova no fim-de-semana.

Foto João Pedro Morais

Isaiah Armwood: "A chave para a vitória está em nós"

Por Sporting CP
30 Abr, 2025

Basquetebol defronta a UD Oliveirense esta quinta-feira (15h00)

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal disputa esta quinta-feira o play-off de acesso às meias-finais da Taça Hugo dos Santos. No Pavilhão Multiusos de Gondomar, os comandados de Luís Magalhães entram em campo frente à UD Oliveirense a partir das 15h00, numa repetição do confronto da última jornada da fase regular da Liga, que terminou com a vitória dos verdes e brancos por 75-86.

Em antevisão aos meios do Clube, Isaiah Armwood sublinhou algumas das lições que os Leões retiram dessa partida.

"Já os conhecemos melhor. São uma equipa muito boa, forte em diferentes aspectos. No último jogo, por exemplo, construímos uma vantagem larga da qual eles conseguiram recuperar", começou por dizer o extremo, que garante que a equipa verde e branca sabe agora "como atacá-los melhor".

"Estamos preparados", reforçou, lembrando que "o final da temporada está a chegar" e com ele "os grandes desafios". Por isso, a equipa Leonina está a trabalhar para "manter-se o mais em forma e saudável possível".

"De tudo faremos para entrar em campo alinhados, cinco atletas a jogar como um", apontou, confiante na união do grupo.

Elogiando os jogadores da UD Oliveirense, principalmente Malik Morgan, que "deu problemas" sempre que os emblemas se defrontaram, Isaiah Armwood apontou contudo à necessidade de o Sporting CP se focar mais em si do que em anular as armas do adversário.

"A chave para a vitória está em nós. A outra equipa não ditará se perdemos ou vencemos. Se sairmos derrotados, fomos nós quem deu um tiro no pé. A responsabilidade está do nosso lado", finalizou.

Foto João Pedro Morais

Sérgio Ramos: "Fomos competentes e ganhámos bem"

Por Sporting CP
26 Abr, 2025

Reacção do treinador-adjunto Leonino ao triunfo frente à UD Oliveirense

Sérgio Ramos, treinador-adjunto do Sporting CP, mostrou-se satisfeito com o resultado frente à UD Oliveirense, considerando que foi uma vitória justa da formação Leonina.

“Fizemos um jogo competente. Na primeira parte tivermos momentos de grande brilhantismo ofensivo e defensivo. Na segunda, a UD Oliveirense reagiu, como era natural, tentou colocar-nos mais dificuldades e conseguiu, sobretudo em 1x1 que não resolvemos como gostaríamos. Ainda assim, o resultado nunca esteve em causa e acabámos por ganhar bem, na minha opinião”, começou por dizer o técnico verde e branco, falando no terceiro lugar na tabela no final da fase regular do Campeonato Nacional: “Foi a posição em que andámos sempre e a nossa intenção era mantê-la. Este jogo era importante por isso também, uma vez que se a UD Oliveirense nos ganhasse por mais de 13 passaria para a frente, mas fomos competentes, ganhámos bem e conseguimos o nosso objectivo”.

O adversário que se segue é o Galitos FC, nos quartos-de-final do campeonato, mas para já os Leões estarão focados na Taça da Liga: “No play off tudo pode acontecer. O Galitos FC é uma boa equipa, que tem feito bons resultados ultimamente, mas para já estamos focados no próximo fim-de-semana na Taça da Liga. É uma competição que queremos muito ganhar e vamos fazer por isso”.

Foto João Pedro Morais

Leões vencem UD Oliveirense e fecham fase regular em terceiro

Por Sporting CP
26 Abr, 2025

Galitos FC vai ser o adversário nos quartos-de-final do campeonato

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado, a UD Oliveirense por 75-86 em jogo da 22.ª - e última - jornada da fase regular do Campeonato Nacional disputado em Oliveira de Azeméis.

Duas equipas separadas por apenas um ponto e a lutar pelo terceiro lugar na tabela na derradeira ronda desta fase da prova, com o Sporting CP a levar a melhor e a carimbar assim o confronto com o sexto classificado da prova, o Galitos FC, nos quartos-de-final do play off.

Apesar do jogo ser no reduto adversário, os comandados de Luís Magalhães eram favoritos, após dois triunfos nos dois primeiros encontros desta época, e confirmaram esse favoritismo logo desde o início.

Os Leões começaram cedo a cavar uma boa diferença de pontos - seis ainda nos primeiros instantes do encontro (2-8) - e fecharam logo o primeiro período com algum conforto: 19-30, com muitos pontos conseguidos em transição-ataque. 

Defensivamente, o Sporting CP também se apresentou a grande nível e não foi permitindo à UD Oliveirense somar pontos no jogo interior. Já Jeremiah Bailey e Cat Barber foram-se destacando no ataque e a superioridade Leonina foi-se mantendo até ao intervalo. Sete pontos sem resposta (19-37) logo no primeiro minuto do segundo quarto, com o Sporting CP a fechar depois em 38-55 (19-25).

Os Leões a serem eficazes, sobretudo nos lançamentos de dois pontos e nos lançamentos livres, e a entrarem na segunda parte do jogo com uma vantagem de 17 pontos.

Por isso, só era preciso gerir o resultado e manter os níveis da primeira metade, mas a verdade é que a equipa da casa conseguiu ser melhor, superiorizar-se aos Leões e encurtar a desvantagem no terceiro período: 59-71 (21-16).

Doze pontos de diferença para o derradeiro quarto, com a UD Oliveirense a continuar a recuperar no marcador - 70-76, a menor diferença desde os primeiros minutos do jogo - e a voltar a impor-se ao Sporting CP. Ainda assim, a turma Leonina foi beneficiando do que fez na primeira parte do encontro e nunca viu o resultado ficar em causa.

Triunfo justo dos comandados de Luís Magalhães por 75-86, com 16-15 no último período.

Cat Barber fechou o jogo com 25 pontos e cinco assistências, seguido de Jeremiah Bailey que somou 18 pontos e duas assistências, numa partida em que todos os jogadores do Sporting CP pontuaram.

O Sporting CP e a UD Oliveirense voltam a ver-se na próxima quinta-feira, desta feita em campo neutro, em Gondomar, para ver quem segue para as meias-finais da Taça Hugo dos Santos.

Foto João Pedro Morais

Jeremiah Bailey: "Entrar para vencer"

Por Sporting CP
25 Abr, 2025

Basquetebol fecha a fase regular da Liga frente à UD Oliveirense

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visita este sábado a UD Oliveirense, a partir das 15h00, naquela que será a última jornada da fase regular da Liga. Os Leões procuram garantir o terceiro lugar da tabela e fechar a fase regular com uma vitória motivadora rumo ao momento decisivo da temporada.

Um jogo, por isso, com impacto directo para os play-offs e no qual os Leões querem voltar aos triunfos depois do duelo emotivo com o SL Benfica decidido apenas no prolongamento. Para o extremo, esta partida assume assim uma particular importância no percurso competitivo e anímico da equipa:

"Depois de não conseguirmos a vitória de que precisávamos contra o SL Benfica no último jogo, esta última partida da fase regular vai dar-nos a confiança e o incentivo de que precisamos para os play-offs. E é, obviamente, mais um jogo para retribuirmos o apoio que os adeptos e toda a organização nos transmitem. Tornam-nos melhores e mais fortes", começou por dizer aos meios do Clube.

O camisola 8 dos Leões destacou também a evolução colectiva registada ao longo da época, lembrando que, apesar de se tratar de um grupo com muitas caras novas, o crescimento tem sido notório:

"Temos visto um crescimento muito grande de toda a equipa. Todos nós fomos subindo o nível e, ao longo da temporada, jogando melhor e melhor. Agora, queremos continuar a evoluir para que, nos play-offs, possamos estar na direcção certa. É o que nos importa: queremos trazer o campeonato para casa", garantiu, ambicioso.

Sobre o adversário deste sábado, Jeremiah Bailey elogiou o espírito da UD Oliveirense, mas garantiu que o foco dos Leões está bem definido:

"É uma equipa muito competitiva, que quer ganhar sempre que entra em campo. Então, a única abordagem correcta é entrar em campo para vencer, mostrar que somos mais fortes e jogar o nosso melhor basquetebol. Contra o SL Benfica mostrámos que conseguimos disputar os jogos de igual para igual, mesmo no prolongamento, e isso mostra bem a nossa sede de vencer", apontou.

Por fim, o jogador verde e branco deixou uma palavra ao trabalho da estrutura técnica liderada por Luís Magalhães, que considera decisiva na preparação e desenvolvimento da equipa:

"Sabemos que SL Benfica e FC Porto são, claro, equipas muito competentes, com jogadores fortes e equipas técnicas muito boas. Nós somos uma equipa nova, também com óptimos jogadores, e a nossa equipa técnica ajudou-nos a evoluir e a ir para os jogos com o melhor pensamento possível", elogiou.

Foto João Pedro Morais

Luís Magalhães: "O desafio era demonstrar que conseguíamos lutar pelo resultado"

Por Sporting CP
19 Abr, 2025

Declarações depois do dérbi de basquetebol

No final da derrota da equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal contra o SL Benfica por 85-87 (após prolongamento), Luís Magalhães marcou presença na conferência de imprensa e começou por comentar o momento do grupo que lidera.

"Melhorámos. Os jogadores que vieram já estão mais integrados e conseguiram competir. Não fiquei satisfeito por perder, mas nos últimos jogos com os rivais temos ido abaixo. Hoje, o desafio era demonstrar que conseguíamos lutar pelo resultado", começou por dizer aos jornalistas, falando depois do dérbi.

"Estivemos bem em praticamente todos os capítulos do jogo. Perdas de bola, percentagens de lances livres e de lançamentos de três pontos têm sido o nosso calcanhar de Aquiles e é aquilo em que temos e trabalhar para termos mais pontos do que o adversário", referiu.

Definindo esta temporada como "um 'ano zero' com muito trabalho", o treinador verde e branco explicou o caminho que tem sido traçado.

"Felizmente, tenho uma excelente equipa técnica que ajuda muito porque é muito complicado pegar numa equipa praticamente toda nova. Da equipa que cá deixei quando saí [em 2022], só tenho um jogador. É tudo do início, o que leva tempo. Temos dado o nosso melhor para tentar chegar o mais alto possível. O nosso currículo é recheado de títulos, mas temos consciência até onde podemos ir", frisou, continuando.

"A nossa equipa ainda comete muitos erros em termos tácticos. Na defesa, já estamos a ter momentos brilhantes. No ataque, há momentos interessantes, mas outros que não são aquilo que queremos, o que nos leva a ter más percentagens de lançamento e muita precipitação", concluiu.

Foto João Pedro Morais

Dérbi decidido no prolongamento

Por Sporting CP
19 Abr, 2025

Basquetebol perde por 85-87

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 85-87 na recepção ao SL Benfica para a 21.ª jornada da fase regular da Liga, num encontro que só ficou decidido no prolongamento.

Antes do início do encontro, Diogo Ventura foi homenageado por ter ultrapassado a marca dos 250 jogos de Leão ao peio, recebendo das mãos de Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, e de familiares uma camisola comemorativa.

Diogo Ventura, Cat Barber, Keonté Kennedy, Jeremiah Bailey e Nick Ward começaram de verde e branco e foi o Sporting CP a inaugurar o marcador. Jeremiah Bailey iniciou em grande forma, mas o SL Benfica conseguiu tomar o controlo do marcador (5-12).

No entanto, a formação orientada pelo aniversariante Luís Magalhães não deixou o rival escapar e até deu espectáculo, como o tremendo desarme de lançamento de Tim Guers quando o resultado estava nos 10-13. No final do primeiro quarto, 17-21 e tudo em aberto, com um dos destaques a ser, por esta altura, a falta de eficácia na linha dos três pontos de parte a parte.

O Sporting CP voltou melhor para o segundo período e abriu logo com um bom triplo de Uwais Razaque. O moçambicano estava bem, assim como Tim Guers, que colocou o emblema de Alalade na frente por 29-28.

Keonté Kennedy também quis ser o centro das atenções e fê-lo em dois momentos: no primeiro, acertou um triplo, seguindo-se um dos lances da tarde quando finalizou de forma espectacular um alley-oop assistido por Tim Guers. Ao intervalo, ainda assim, a vantagem era visitante (35-37).

O terceiro quarto foi dominado pelo Sporting CP, que regressou dos balneários com grande vontade de passar definitivamente para a frente e construir uma boa vantagem. Diogo Ventura abriu com um triplo, Ludgy Debaut afundou e Jeremiah Bailey também foi eficaz dos três pontos.

A meio do período, Cat Barber começou a abrir o livro, apontando um triplo. Seguiram-se lançamentos convertidos por Diogo Ventura e Ludgy Debaut e outro de Cat Barber, agora de belo efeito. Em cima dos 30 minutos de jogo, o base norte-americano acertou um fenomenal triplo do meio da rua, colocando as contas em 60-55 para o Sporting CP.

Cat Barber continuou em grande para o último quarto, com dois triplos consecutivos que abriram o fosso para oito pontos de diferença (66-58), mas o SL Benfica conseguiu recuperar e encostar a um (72-71) a pouco mais de três minutos do fim.

Nick Ward facturou duas vezes de lance livre, mas Trey Drechsel, a cerca de 50 segundos do fim, fez o mesmo do lado contrário. Nick Ward voltou a aparecer com grande afundanço, estabelecendo novamente uma vantagem de três pontos, e o Sporting CP conquistou a posse de bola no ataque consequente.

As águias conseguiram empatar a 76 com 15 segundos pela frente e o resultado não sofreu mais alterações, apesar das tentativas de parte a parte e de um último lançamento de Cat Barber, de muito longe, que ficou perto de entrar. Seguiu-se o prolongamento.

Aí, o SL Benfica entrou mais forte com dois lançamentos triplos, mas apareceu Nick Ward para responder de várias formas e feitos. Para além dos muitos ressaltos - uma constante ao longo de todo o dérbi -, o poste deu muito trabalho à defesa visitante e recolocou o Sporting CP na discussão do encontro (83-83).

Os encarnados marcaram mais uma vez, Jeremiah Bailey empatou com um grande lance e, nos segundos finais, o SL Benfica converteu o lançamento que ditou a derrota Leonina por 85-87.

Com um duplo-duplo (17 pontos e uns impressionantes 20 ressaltos), Nick Ward esteve em grande destaque, assim como Cat Barber (21 pontos) e Jeremiah Bailey (13 pontos e oito ressaltos).

Na próxima jornada, os Leões visitam a UD Oliveirense.

Sporting CP: Keonté Kennedy (7), Tim Guers (7), Ludgy Debaut (8), Jeremiah Bailey (13), Diogo Ventura [C] (6), Cat Barber (21), Uwais Razaque (6), Dinis Cherepenko, Arnette Hallman, Nick Ward (17), Sérgio Silva e Denilson Tavares.

 

Foto João Pedro Morais

Cat Barber: "Estamos preparados para um jogo físico"

Por Sporting CP
18 Abr, 2025

Sábado há dérbi de basquetebol no Pavilhão João Rocha

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebe, este sábado (15h00), o SL Benfica para disputar a partida da 21.ª e penúltima jornada da fase regular da Liga.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, Cat Barber, base verde e branco, fez a antevisão do dérbi, dando conta da preparação que tem sido levada a cabo.

"Temos treinado bem e estamos preparados para um jogo físico", alertou, sem esconder as dificuldades esperadas frente às águias, que lideram a classificação com 39 pontos, enquanto o Sporting CP é terceiro com 34.

"É uma equipa difícil, sabemos do que são capazes, mas se entrarmos bem e concentrados temos boas hipóteses de ganhar", projectou Cat Barber, sem esquecer a importância de fazer valer o factor 'casa' e, por isso, deixou um apelo aos Sportinguistas.

"Venham apoiar-nos e ajudar-nos porque nós vamos dar o nosso melhor", sublinhou o norte-americano de 30 anos.

Foto João Pedro Morais

Sérgio Ramos: "Fizemos um jogo muito competente"

Por Sporting CP
12 Abr, 2025

Reacção do treinador-adjunto Leonino ao triunfo frente ao Vitória SC

Sérgio Ramos, treinador-adjunto do Sporting CP, considerou justo o triunfo Leonino frente ao Vitória SC (89-97).

“Fizemos um bom jogo, sobretudo do ponto de vista ofensivo. Marcámos bastantes pontos, partilhámos bem a bola e fizemos bons lançamentos. Defensivamente perdemos algumas bolas, o que permitiu alguns contra-ataques rápidos do Vitória SC, mas, ainda assim, no geral fizemos um jogo muito competente, controlámos sempre o jogo e o resultado e estivemos sempre por cima, apesar de alguns altos e baixos, que são normais”, começou por dizer o técnico-adjunto do Sporting CP, referindo: “Queríamos muito ganhar para mantermos o terceiro lugar e foi o que fizemos. Agora segue-se um dérbi em nossa casa, contra o líder do campeonato e o que queremos é o mesmo: fazer um bom jogo e lutar pela vitória”.

“Será importante contarmos com o Pavilhão João Rocha cheio nesse encontro. Seria bom para a nossa equipa ter as bancadas a puxarem pelo Sporting CP e a tornar o ambiente digno de um dérbi em nossa casa”, referiu Sérgio Ramos, apelando desde já à comparência dos Sportinguistas no jogo do próximo sábado (15h00).

Foto João Pedro Morais

Vitória incontestável em Guimarães

Por Sporting CP
12 Abr, 2025

Sporting CP venceu a equipa da casa por 89-97

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado, o Vitória SC por 89-97 em jogo da 20.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Os Leões a fazerem o que lhes competia e a manterem assim o terceiro lugar na tabela, quando faltam duas rondas nesta fase da prova, seguindo-se depois os quartos-de final que contarão com os oito primeiros classificados da fase regular.

Em Guimarães, os comandados de Luís Magalhães foram donos e senhores do encontro, começando cedo a ‘cavar’ uma boa diferença no primeiro período - a meio os Leões já venciam por 7-14. O Sporting CP a apresentar-se bem defensivamente e a ser eficaz nos lançamentos livres e de dois pontos, fechando depois em 13-31.

20 pontos de diferença num período em que Jeremiah Bailey esteve em destaque, mas no segundo quarto o Vitória SC respondeu à altura. A equipa da casa foi melhorando e aproveitando alguma passividade Leonina, assim como algumas mudanças, e a um minuto do final a diferença era de apenas três pontos (43-46).

Ainda assim, o Sporting CP conseguiu chegar ao intervalo com 45-50 e, apesar de tudo, nunca colocou em causa o 'embalo' para a vitória. No entanto, não foi de todo o melhor período dos Leões, com o Vitória SC a superiorizar-se de forma expressiva: 32-19.

No terceiro quarto, a formação Leonina voltou a dominar com Jeremiah Bailey e Nick Ward em destaque e voltou a abrir distâncias para a equipa da casa, que não conseguiu manter a performance do segundo período por mérito do Sporting CP e das opções na quadra.

Os Leões fecharam em 61-76, 16-26 no período, e entraram no derradeiro quarto com o jogo na mão. Ainda assim, apesar da quebra de ritmo de ambas as equipas, a equipa da casa superiorizou-se no marcador, mas o triunfo não escapou ao Sporting CP que só teve de controlar as incidências.

28-21 no último período com Jeremiah Bailey a ser o MVP do encontro e com o Sporting CP a ser um justo e incontestável vencedor.

Na próxima jornada há dérbi com o SL Benfica no Pavilhão João Rocha. A partida está marcada para o próximo sábado, às 15h00.

Páginas

Subscreva RSS - Basquetebol