Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Basquetebol

Foto José Lorvão

Sérgio Ramos: "Melhorámos defensivamente após o intervalo"

Por Sporting CP
28 Jan, 2026

Balanço ao triunfo do Sporting CP em casa do Imortal BC para a Taça da Liga

Após a vitória do Sporting CP em casa do Imortal BC por 74-88 na 3.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga de basquetebol, o técnico-adjunto da formação Leonina, Sérgio Ramos, fez a retrospectiva da partida, em declarações aos meios de comunicação do Clube, destacando a subida de produção do conjunto verde e branco nos terceiro e quarto quartos.

“Melhorámos defensivamente após o intervalo, sobretudo a parar as penetrações e também no ressalto defensivo, porque na primeira parte o Imortal BC ganhou diversos ressaltos na nossa tabela. Defendemos melhor e pudemos sair em contra-ataque para algumas situações de cesto”, observou.

Para o técnico, a equipa Leonina tem “melhorado semana após semana, está a defender melhor, está mais sólida e vamos procurar melhorar detalhes ofensivos”, apontou, referindo ainda que o “Sporting CP está 'vivo' em todas as competições nacionais e queremos estar nas decisões. Estamos no 1.º lugar da fase de grupos da Taça da Liga, mas as competições decidem-se mais à frente. Está tudo em aberto”.   

Sobre os minutos de utilização de André Cruz, Rui Palhares e Miguel Correia no jogo em Albufeira e da boa resposta em campo dos três basquetebolistas, o elemento da equipa técnica de basquetebol do Sporting CP avaliou. “A ideia é sempre a mesma, todos têm de estar preparados para quando forem chamados. Contamos com todos, pode haver uns que jogam mais tempo uns jogos, outros mais tempo noutros, mas todos são muito importantes. No caso do André Cruz, está a ganhar ritmo a pouco e tempo, veio de uma lesão importante, de nove meses sem jogar. Estamos satisfeitos com o trabalho de todos, contamos com toda a gente”, reforçou.

Foto José Lorvão

Liderança do grupo B reforçada no Algarve

Por Sporting CP
28 Jan, 2026

Triunfo em casa do Imortal BC para a Taça Hugo dos Santos (74-88)

No Pavilhão Municipal de Albufeira, a equipa masculina de basquetebol do Sporting CP derrotou o Imortal BC por 74-88, esta quarta-feira, na partida da terceira jornada do grupo B da Taça Hugo dos Santos.

Foi num terceiro período de grande nível (parcial de 15-27) que os Leões de Luís Magalhães agarraram definitivamente o triunfo e, assim, saíram do Algarve isolados no primeiro lugar do grupo (seis pontos).

A formação verde e branca - com rotação constante nas peças - demorou cerca de cinco minutos a ‘carburar’, mas quando apareceram Maleeck Harden-Hayes, Miguel Correia e Brandon Johns - afundanço poderoso – a vantagem até chegou aos 5-11, mas não foi suficiente para ‘embalar’. A réplica do Imortal BC, que chegou ao embate em igualdade pontual, foi rápida e à altura, deixando tudo reequilibrado, primeiro em 12-11 e, no final dos primeiros dez minutos, em 14-14.

O nível do jogo subiu no parcial seguinte, onde os algarvios fizeram melhor uso dos triplos, dando a volta ao marcador de 18-20 para 28-20. A precisar de responder, o Sporting CP contou, acima de tudo, com um Francisco Amarante em grande – a encestar e a assistir – e o reforço teve muita influência directa para chegar ao empate a 34 antes do intervalo. Até lá, a liderança foi trocando de mãos até que uma ‘bandeja’ do protagonista Amarante fixou o 38-39.

Já no reatamento do encontro, os Leões não só deram continuidade ao ímpeto ofensivo como aumentaram a agressividade defensiva e isso ajudou a acentuar as diferenças de vez. Nesse ‘esticão’, Harden-Hayes e Brandon Johns catapultaram a vantagem verde e branca para 40-54, a qual ainda foi aumentada para 47-64 graças a triplos de Amarante e Stephan Swenson.

Para os últimos dez minutos, o Sporting CP acabou por levar uma importante diferença de 13 pontos (53-66) e a mesma eficácia ofensiva, o que nunca deu muitas hipóteses ao Imortal BC de reentrar na discussão. Nesta recta final, o poste Rui Palhares para ajudar a manter o ‘fosso’ no marcador (63-83) e a vitória Leonina não mais esteve em causa.

Este foi o primeiro de três jogos consecutivos fora de casa para os Leões de Luís Magalhães, que já no sábado (15h00) têm pela frente o dérbi com o SL Benfica, na Luz.

Sporting CP: Brandon Johns (15), Uwais Razaque, Maleeck Harden-Hayes (13), Miguel Correia (2), Rui Palhares (9), Francisco Amarante (14), Claude Robinson (4), Diogo Ventura [C] (4), André Cruz (7), João Fernandes (6), Malik Morgan (6), Stephan Swenson (8)

Foto José Lorvão

Bilhetes para o dérbi de basquetebol na Luz

Por Sporting CP
28 Jan, 2026

Leões visitam SL Benfica no sábado (15h00)

O Sporting Clube de Portugal informa que se inicia às 12h00 desta quinta-feira, 29 de Janeiro, a venda de bilhetes para o dérbi entre a equipa masculina de basquetebol e o SL Benfica, referente à 13.ª jornada da fase regular da Liga.

SL BENFICA vs. SPORTING CP
31 DE JANEIRO (SÁBADO) ÀS 15H00
PAVILHÃO FIDELIDADE, LISBOA

Os ingressos, que são exclusivos para Sócios e têm o custo de 7€, estarão disponíveis nas bilheteiras do Estádio José Alvalade - abertas todos os dias das 10h00 às 20h00. Cada compra tem o limite de quatro bilhetes.

Contamos com o teu apoio, em todos os momentos e em todo o lado!

Foto José Lorvão

Rui Palhares: "Equipa está confiante para ganhar mais um jogo"

Por Sporting CP
27 Jan, 2026

Sporting CP defronta Imortal BC na quarta-feira, às 19h00, para a Taça Hugo dos Santos

Líderes em igualdade pontual (quatro pontos) na fase de grupos da Taça Hugo dos Santos, Imortal BC e Sporting CP defrontam-se esta quarta-feira em Albufeira para a Taça Hugo dos Santos, também denominada de Taça da Liga e o poste do Sporting CP, Rui Palhares, foi porta-voz do espírito de conquista da formação Leonina, também nesta competição. 

“É um dos objectivos ficar no 1.º lugar nesta competição [Taça Hugo dos Santos], temos estado a jogar bem, estamos com um bom ritmo e acho que estamos no bom caminho para ganhar mais um jogo”, disse o jogador aos meios de comunicação do Clube. 

Sobre a valia do conjunto do Algarve, Rui Palhares também mostrou conhecimento, mas deixou a receita do lado verde e branco para a ambicionada vitória. “O Imortal BC é uma das equipas que mais corre, é uma equipa muito física, são atléticos e nós temos de estar atentos a isso, recuperar bem defensivamente, estar ligados na defesa e acho que se juntarmos isso, tudo, conseguiremos ganhar”.

Confiança é o sentimento no plantel Sportinguista. “A equipa está num bom momento, estamos com um bom ritmo em termos de vitórias na Liga e a equipa está confiante para ganhar mais um jogo”, acrescentando a vontade do Sporting CP de fazer uma grande competição: “O objectivo [na Taça Hugo dos Santos] é ir o mais longe possível, ter a oportunidade de jogar a final e tentar ganhar”.

O terceiro jogo esta época frente ao Imortal BC traz o desejo de cumprir com o ditado de que não há duas sem três. “Conseguimos ganhar os dois jogos, mas não foram fáceis. Esperamos um jogo difícil, é sempre difícil jogar em Albufeira e temos de repetir o que fizemos para ganhar os dois últimos jogos”.

Foto José Lorvão

João Pedro Vieira: "Atitude de toda a equipa foi espectacular"

Por Sporting CP
25 Jan, 2026

Declarações depois do encontro em casa do CP Esgueira

Após a derrota da equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal na deslocação ao reduto do CP Esgueira por 82-80, João Pedro Vieira analisou o encontro.

"Com três baixas de peso na equipa, conseguimos fazer um grande jogo e jogar até à última posse de bola. Infelizmente não conseguimos o empate no último lance, mas temos de estar orgulhosos por vir a um dos pavilhões mais difíceis do país disputar o jogo até ao fim. Temos de continuar a trabalhar porque jogamos com o SL Benfica na sexta-feira e queremos subir na classificação", disse ao Jornal Sporting.

O treinador Leonino revelou ainda orgulho na forma como todas as atletas disputaram cada lance: "Jovens da nossa equipa sub-22 a entrarem e a não comprometerem só nos deixa orgulhosos. A atitude de toda a equipa foi espectacular do primeiro ao último segundo. Fomos muito combativos, nunca desistimos. O CP Esgueira tem duas jogadoras fantásticas que conseguiram ganhar ao Sporting CP".

Foto Sérgio Martins

Derrota com emoção até ao fim

Por Sporting CP
25 Jan, 2026

Leoas perdem em casa do CP Esgueira por apenas dois pontos

Num encontro disputado até ao último segundo, a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, por 82-80 em casa do CP Esgueira na 16.ª jornada da fase regular da Liga.

A entrada em jogo foi notável por parte das Leoas, que estavam de mão quente dos três pontos. No total, foram seis lançamentos triplos convertidos pelo emblema de Alvalade nos dez minutos iniciais: dois de Emma Huff, dois de Luana Serranho, um de Márcia Carvalho e outro de Dayna Rouse.

Competente ofensivamente, o Sporting CP juntou, também, uma bela prestação defensiva, sofrendo apenas 13 pontos contra os 26 marcados no primeiro quarto.

Era esperada uma reacção do CP Esgueira no segundo período, algo que se confirmou depois de uma jogada de 2+1 de Dayna Rouse - a realizar uma excelente partida - e de mais um triplo de Emma Huff.

A pontaria de longa distância, contudo, não continuou e o Sporting CP acabou por ver as visitadas aproximarem-se, empatarem a 37 e passarem para a frente (38-37). O emblema de Alvalade conseguiu acalmar o ímpeto contrário e equilibrar as contas até ao intervalo, quando se registava 42-41 no marcador e tudo estava em aberto para o segundo tempo.

O início do terceiro quarto foi bom para o Sporting CP, que conseguiu um triplo de Luana Serranho e outro de Catarina Martins, com dois excelentes pontos de Dayna Rouse pelo meio.

Emma Huff também apareceu o equilíbrio foi a nota mais dominante, tendo o CP Esgueira tentado criar um fosso significativo entre os dois conjuntos. Ainda assim, as comandadas de João Pedro Vieira não deixaram e perdiam por quatro pontos a dez minutos do fim (64-60).

A diferença no marcador foi anulada nos primeiros instantes do quarto final. Com pontos de Dayna Rouse, Emília Ferreira e Emma Huff, o Sporting CP chegou ao empate (67-67), passando depois para a frente com um lance livre convertido por Catarina Martins. Seguiu-se um triplo de Emília Ferreira (69-71).

Catarina Martins, que esteve em destaque, colocou o Sporting CP com três pontos de vantagem no 70-73, mas agora foi a vez do CP Esgueira não deixar o Sporting CP fugir e, até, virar para 76-73.

Dayna Rouse voltou a aparecer com dois lançamentos certeiros consecutivos e Catarina Martins também facturou de lance livre, sendo que Emma Huff, também de lance livre, empatou tudo a 80 com poucos segundos pela frente. No entanto, o CP Esgueira conseguiu fazer o 82-80 e o Sporting CP, com uma última bola e quatro segundos para o fim, não chegou ao empate.

Com um duplo-duplo (26 pontos e dez ressaltos), Dayna Rouse foi a principal figura do desafio.

As Leoas voltam a jogar na sexta-feira, recebendo o SL Benfica às 21h00 no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Márcia Carvalho (3), Simone Costa, Mariana Barros, Catarina Martins (11), Maria Kostourkova, Emma Huff (19), Luana Serranho (13), Rita Chainho, Ana Urbano, Emília Ferreira [C] (8), Dayna Rouse (26) e Maria Oliveira.

Foto João Pedro Morais

Ivan Kostourkov: "Jogadores deram tudo para a equipa vencer"

Por Sporting CP
24 Jan, 2026

Reacção à vitória dos Leões do basquetebol

No final do triunfo da equipa masculina de basquetebol sobre o Vitória SC por 99-72, Ivan Kostourkov analisou o encontro.

"Começámos 'a dormir' no primeiro período e o adversário colocou-nos problemas que não estávamos a conseguir resolver. Estávamos mal colocados em campo no ataque, por exemplo. Depois de termos falado ao intervalo, começámos a jogar muito melhor. No terceiro período foi visível que a equipa estava a defender muito melhor e a jogar bem no ataque. Quando começaram a entrar os lançamentos exteriores, o jogo mudou de figura", disse à Sporting TV.

O treinador-adjunto lembrou, ainda, que "há muitos jogos pela frente" e que a equipa que ajuda a dirigir "está a fazer um caminho muito positivo".

"Tivemos três jogadores com um duplo-duplo [Claude Robinson, Francisco Amarante e Maleeck Harden-Hayes], o que quer dizer que deram tudo para a equipa vencer. (...) Temos sempre dois ou três jogos por semana, o que faz a equipa crescer. Somos muito agradecidos à Direcção do Sporting CP, que nos apoia na participação nas provas europeias. As equipas europeias colocam-nos outros problemas e campo e fazem-nos crescer", explicou.

Claude Robinson, autor de 15 pontos e dez ressaltos, também esteve na zona de entrevistas rápidas.

"Na primeira parte estávamos algo lentos, cansados. O treinador falou connosco ao intervalo e sabíamos o que fazer para vencer por muitos pontos. Só tínhamos de lutar juntos", afirmou.

Sobre André Cruz, que regressou recentemente ao activo depois de longa paragem por lesão, o atleta oriundo dos EUA não poupou os elogios: "Fico muito feliz por ele e por ter conseguido aqueles dois afundanços. Trabalhou muito depois da lesão e fico feliz por vê-lo de volta".

Foto João Pedro Morais

Segunda parte decisiva para o triunfo

Por Sporting CP
24 Jan, 2026

Basquetebol supera Vitória SC por 99-72

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este sábado, o Vitória SC por 99-72 na 12.ª jornada da fase regular da Liga.

Depois de uma primeira metade equilibrada, os 20 minutos finais contaram com um Sporting CP bem superior, assegurando o triunfo com tranquilidade.

No Pavilhão João Rocha, Luís Magalhães apostou em Malik Morgan, Diogo Ventura, Maleeck Harden-Hayes, Claude Robinson e Brandon Johns Jr. para iniciar a partida, que contou com dois triplos - ambos de Claude Robinson - nos primeiros pontos do emblema de Alvalade.

Maleeck Harden-Hayes também começou a dar nas vistas, facturando de várias formas, mas o Vitória SC acelerou e virou o resultado de 12-9 para 12-18. Até ao final do primeiro quarto, João Fernandes e Francisco Amarante pontuaram em lances livres e Rui Palhares também enviou bolas para o cesto, mas num bom momento nas tabelas. Assim, 17-21 para os minhotos com dez minutos decorridos.

O Sporting CP melhorou no período que se seguiu, mesmo que o Vitória SC tenha entrado bem e chegado aos nove pontos de vantagem (17-26). Francisco Amarante reduziu, seguindo-se um grande momento em que Stephan Swenson assistiu Maleeck Harden-Hayes para o alley-oop.

Stephan Swenson conseguiu um triplo que deixou o conjunto verde e branco a quatro (24-28) e, já depois dos pontos de João Fernandes e Francisco Amarante, acertou outro - mais vistoso - que consumou a reviravolta, voltando a colocar o Sporting CP na frente (33-32).

Malik Morgan e Brandon Johns Jr., este último num espectacular afundanço resultante de novo alley-oop, agora com assistência de Francisco Amarante, ainda conseguiram pontos e, ao intervalo, o Sporting CP vencia por 39-37.

A toada mudou a partir do terceiro quarto. Melhor no desafio, o Sporting CP confirmou o favoritismo e não deu hipóteses ao adversário, que cedeu. Brandon Johns Jr. abriu o livro logo nos minutos iniciais, com um espectacular trabalho na tabela para o 41-37, dois lances livres para o 46-37 e outro fenomenal lance no 52-43.

Pelo meio, um grande triplo de Malik Morgan (44-37) e mais dois pontos de Claude Robinson (48-37), um dos melhores do jogo deste sábado. O Vitória SC ainda reagiu e reduziu para 52-49, mas era o Sporting CP quem estava mais forte. Um poderoso afundanço de Brandon Johns Jr., um triplo de Maleeck Harden-Hayes, outro de Claude Robinson e mais dois seguidos de Diogo Ventura deixaram o marcador em 68-54 a dez minutos do fim.

Se o terceiro período já foi dominado pelos Sportinguistas, o quarto foi absolutamente demolidor. Claude Robinson, Joõa Fernandes e André Cruz contribuíram para o 76-56, uma diferença de 20 pontos que praticamente sentenciava o desafio.

Contudo, o fosso entre os dois conjuntos não se ficou por aí. Diogo Ventura continuou de mão quente e João Fernandes afundou para o 83-60, sendo que Luís Magalhães deu minutos a todos os atletas presentes na ficha de jogo.

Até ao final, destaque para o triplo de Francisco Amarante, os dois afundanços consecutivos de André Cruz que animaram o Pavilhão João Rocha e o triplo de Uwais Razaque. Na buzina final, 99-72 para o Sporting CP.

Com 16 pontos, Brandon Johns Jr. foi o maior artilheiro verde e branco, sendo que três outros jogadores registaram um duplo-duplo: Claude Robinson (15 pontos e dez ressaltos), Francisco Amarante (12 pontos dez ressaltos) e Maleeck Harden-Hayes (11 pontos e dez ressaltos).

Os Leões voltam a jogar na próxima quarta-feira, visitando o Imortal BC para a Taça Hugo dos Santos.

Sporting CP: Brandon Johns Jr. (16), Uwais Razaque (3), Maleeck Harden-Hayes (11), Miguel Correia, Rui Palhares (4), Francisco Amarante (12), Claude Robinson (15), Diogo Ventura [C] (11), André Cruz (8), João Fernandes (8), Malik Morgan (5) e Stephan Swenson (6).

Foto José Lorvão

Emma Huff: "Entramos em cada jogo a acreditar que vamos ganhar"

Por Sporting CP
24 Jan, 2026

Leoas visitam CP Esgueira este domingo

A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visita, este domingo, o CP Esgueira para a 16.ª jornada da fase regular da Liga e Emma Huff fez a antevisão ao encontro.

A atravessar uma fase menos positiva, as Leoas querem dar a volta e a jogadora considera que o grupo está com o espírito certo.

"É verdade que estamos num período de adversidade e lesões, mas sabemos que há muita época pela frente e não há desculpas. Temos de trabalhar no que não tem corrido tão bem e fazer as mudanças necessárias para voltarmos a estar no bom caminho", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

Emma Huff lembrou que, já em 2025/2026, o Sporting CP ganhou "alguns jogos muito bons, o que deu confiança para encarar a segunda metade da temporada". No entanto, a equipa não se apoia apenas nos triunfos passados.

"Sabemos que os próximos jogos não vão ser iguais. Muitas equipas têm novas jogadoras e estão em melhores momentos. (…) A Liga é muito competitiva, não há muito a separar as equipas e cada jogo é muito importante. Entramos em cada um a acreditar que vamos ganhar", garantiu.

Por fim, a canadiana falou sobre o CP Esgueira: "Evoluíram muito como equipa, não estão dependentes de apenas duas jogadoras, que era o que acontecia antes. São uma equipa bem mais equilibrada e esperamos uma atmosfera difícil e competitiva no pavilhão. Vamos lá para jogar 40 minutos que não vão ser fáceis, mas vamos para vencer".

Foto Isabel Silva

João Fernandes: "Vamos entrar com tudo"

Por Sporting CP
23 Jan, 2026

Leões do basquetebol recebem o Vitória SC este sábado (15h00)

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebe este sábado, às 15h00, o Vitória SC, em jogo da 12.ª jornada da fase regular da Liga. João Fernandes fez a antevisão ao encontro que marca o início da segunda volta do campeonato e abordou, antes, o recente sorteio da Taça de Portugal.

Os Leões, que vão defrontar a UD Oliveirense na final four da prova-rainha, agendada para 21 de Fevereiro, já "estavam à espera" deste adversário, confessou o extremo, que não antecipa quaisquer facilidades frente aos nortenhos.

"A UD Oliveirense é um adversário muito complicado, porque é uma equipa que joga muito bem basquetebol, tem jogadores incríveis e um treinador incrível. É uma das melhores equipas da nossa liga", começou por referir, em declarações aos meios de comunicação verde e brancos, sublinhando, ainda assim, a ambição do grupo.

"Vai ser um trabalho difícil, mas é para ganhar, venha quem vier. Acho que a equipa toda está focada nesse objetivo. É uma equipa nova, muitos de nós nunca jogámos uma Taça de Portugal, e vai ser importante viver um momento destes", apontou.

Virando o foco para o jogo com o Vitória SC, João Fernandes destacou o peso histórico do adversário e deixou claro que também espera bastantes dificuldades, apesar do momento distinto das duas equipas.

"O Vitória SC é um histórico do basquetebol, toda a gente sabe disso. Apesar de estarem a fazer um campeonato mais difícil, acreditamos que vai ser uma equipa que vai lutar até ao final. Nós queremos continuar neste bom momento que estamos a viver, por isso vamos entrar com tudo, como temos feito em todos os jogos, para trazer mais uma vitória para casa", garantiu o internacional angolano, que apontou a importância de manter a consistência ao longo do jogo.

"O basquetebol é assim: basta um ‘dia não’, em que os lançamentos não entram ou em que não estamos tão conectados defensivamente, para as coisas começarem a correr mal. Acredito que vamos dar uma boa resposta", reforçou, destacando ainda o crescimento coletivo de um grupo cada vez mais coeso.

"Sinto que a equipa está cada vez melhor. Ainda temos muito para melhorar, mas, com o tempo, vamos lá chegar. Passamos muito tempo aqui dentro e conseguimos conhecer-nos uns aos outros, saber o que cada um pode dar e, mais importante, estar conectados", frisou.

A jogar no Pavilhão João Rocha, João Fernandes deixou também um apelo aos adeptos, sublinhando o papel que o público tem tido no percurso da equipa.

"É um ponto importante que tento passar aos meus colegas: temos de continuar a ganhar jogos e a mostrar que estamos a jogar bom basquetebol para termos a casa cheia e o público a puxar por nós. Jogando em casa, isso é ainda mais importante. Com a Taça de Portugal à porta, a lutar para irmos às decisões na Taça Hugo dos Santos e com muito ainda pela frente, é fundamental termos os nossos adeptos connosco, a puxar por nós e a fazer a diferença. Venham ao Pavilhão João Rocha apoiar o basquetebol", apelou.

Páginas

Subscreva RSS - Basquetebol