Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Leões entram com o pé direito em Pombal

Por Jornal Sporting
17 Fev, 2018

Primeiro dia do Campeonato Nacional de Clubes em pista coberta, em Pombal, colocam Sporting CP na liderança feminina e empate técnico nos masculinos

A equipa de atletismo do Sporting CP disputou este sábado o primeiro dia do Campeonato Nacional de Clubes em pista coberta, que teve lugar em Pombal (Leiria).

Os leões entraram a ‘todo o gás’, conseguindo no primeiro dia de competição alcançar 41 pontos contra 34 do rival, no sector feminino, e um empate técnico de 48 pontos nas provas masculinas, sendo que nos homens o resultado podia ter sido diferente não fosse a desqualificação de Jordin Andrade – que pisou a linha na primeira curva da prova.

Catarina Fonseca, actual campeã nacional de salto em altura, foi a primeira a entrar em acção, porém não conseguiu ir além do 3.º lugar, com a marca de 1,68 metros - menos quatro centímetros que Catarina Queirós que ocupou o primeiro posto.

Classificação salto em altura (femininos):
1.ºlugar: Catarina Queirós (AJS) 1,71 metros
2.ºlugar: Lacabela Quaresma (JV) 1,68 metros
3.ºlugar: Catarina Fonseca (SCP) 1,68 metros

Seguiu-se Lorene Bazolo. A atleta leonina superiorizou-se perante as rivais, vencendo nos 60m femininos, com um extraordinário tempo de 7,29 segundos, menos um segundo que o tempo que havia feito no fim-de-semana passado.

Classificação 60 metros (femininos):
1.º lugar: Lorene Bazolo (SCP) 7,29 segundos
2.º lugar: Tamiris De Liz (SLB) 7,54 segundos
3.º lugar: Joana Carlos (JV) 7,67 segundos

No comprimento feminino, Evelise Veiga foi a escolhida para representar o emblema de Alvalade. No entanto, a actual detentora do título nacional não superou a rival encarnada, que acabou por vencer com mais quatorze centímetros.

Classificação salto em comprimento (femininos):
1.º lugar: Yariadmis Arguelles (SLB) 6,25 metros
2.º lugar: Evelise Veiga (SCP) 6,11 metros
3.º lugar: Lecabela Quaresma (JV) 5,86 metros

Quanto aos 1.500 metros femininos, Susana Godinho não foi feliz no último tempo de prova, não conseguindo ir além do quinto posto (4:32.86). No sector da marcha, o poderio leonino esteve em clara evidência, tanto no masculino, com João Vieira, como no feminino, com Vitória Oliveira. O dorsal 28 verde e branco dispensa apresentações, com um currículo de 18 títulos nacionais, bastou pisar o tartan para se destacar perante os rivais (19.30,20). Também a atleta verde e branca se revelou superior, tanto táctica como tecnicamente, ‘marchando’ até ao primeiro posto da competição.

Classificação 3000 metros marcha (femininos):
1.ºlugar: Vitória Oliveira (SCP) 13.22,07 minutos
2.ºlugar: Mara Ribeiro (SLB) 13.26,00 minutos
3lugar: Kristina Saltanovic (JV) 13.37,69 minutos

Classificação 5000 metros marcha (masculinos):
1.ºlugar: João Vieira (SCP) 19.30,20 minutos
2.ºlugar: Miguel Carvalho (SLB) 19.36,85 minutos
3.ºlugar: Diogo Fernandes (CAS) 21.40,17 minutos

O grande destaque da tarde, estava guardado para os 400 metros femininos. Cátia Azevedo, bateu recorde pessoal com a melhor marca do ano e alcançou consequente apuramento para o Mundial de Birmingham, que se irá disputar entre 2 e 4 de Março, com uma espectacular marca.

Classificação 400 metros (femininos):
1.ºlugar: Cátia Azevedo (SCP) 53,13 segundos
2.ºlugar: Rivinilda Mentai (SLB) 54,44 segundos
3.ºlugar: Bruna Silva (JV)-58.67 segundos

"Vinha de três provas não tão positivas. Os treinos estavam a correr muito bem mas as marcas não estavam a ser aquilo que pretendíamos. Hoje senti-me muito bem, senti que se corresse mais descontraída – embora com uma série de condicionantes –, estaria ao mais alto nível. Felizmente, a marca acabou por sair e estou muito contente", começou por analisar a Cátia Azevedo. Aproveitando de seguida para fazer um apelo a todos os Sportinguistas: "Acho que deviam vir aqui amanhã [domingo] apoiar-nos para perceberem um pouco deste espírito leonino. A conquista de um é o triunfo de toda a equipa. É por isso que sou tão apaixonada por este colectivo. Somos uma verdadeira família! Esta marca não é da Cátia Azevedo é do Sporting CP. Para os Mundiais, sei que vai ser uma corrida difícil, estou, de alguma forma, expectante por ser a minha primeira vez em campeonatos internacionais de pista coberta, mas vou dar tudo", concluiu. 

Também no salto em altura houve motivos para sorrir. O leão Nélson Pinto transpôs a fasquia e ‘derrubou’ os seus concorrentes directos, vencendo a prova com mais um centímetro que o segundo classificado.

Classificação salto em altura (masculinos):
1.º lugar: Nelson Pinto (SCP) 2,08 metros
2.º lugar: Paulo Neto (AJS) 2,07 metros
3.º lugar: Victor Korst (SLB) 2,03 metros

No salto em comprimento masculino, Miguel Marques espelhou bem a sua superioridade em relação aos demais, ‘voando’ para a vitória.

Classificação salto em comprimento (masculinos):
1.º lugar: Miguel Marques (SCP) 7,68 metros
2.º lugar: Segundo-Tiago Pereira (SLB) 6,99 metros
3.º lugar: Valter Pinto (SCB) 6,93 metros

De seguida, foi a vez de Nuno Lopes mostrar a verdadeira raça nos 1.500 metros. O atleta verde e branco esteve sempre em segundo lugar na pista. Porém, na última volta ultrapassou de forma incrível o adversário encarnado, dando desta forma a mais um lugar mais alto no pódio.

Classificação 1500 metros (masculinos):
1.º lugar: Nuno Lopes (SCP) 3.48,53 minutos
2.º lugar: Nuno Pereira (GDE) 3.49,18 minutos
3.º lugar: Emanuel Rolim (SLB) 3.49,55 minutos

Seguiu-se a prova dos 60 metros e foi por pouco que Ancuiam Lopes não conseguiu mínimos para os mundiais. O velocista leonino bem tentou chegar à marca mínima de acesso (6,63 segundos). No entanto, o seu registo para assegurar a liderança.

Classificação 60 metros (masculinos):
1.º lugar: Ancuiam Lopes (SCP) 6,63 segundos
2.º lugar: Frederico Curvelo (SLB) 6,78 segundos
3.º lugar: Edi Sousa (SCB) 6,94 segundos

Por último, Rubem Miranda assumiu, e bem, o favoritismo que lhe era atribuído, obtendo – à semelhança do passado sábado – o primeiro lugar na categoria, em empate técnico com Ícaro Mirando.

Classificação salto à vara (masculinos): 
1.º lugar: Rubem Miranda (SCP) 5,25 metros
2.º lugar: Ícaro Miranda (SLB) 5,25 metros
3.º lugar: Pedro Buaró (GDE) 4,50 metros

O balanço da primeira jornada revelou-se bastante positivo para o conjunto de Alvalade ao levar a melhor em oito dos sete confrontos possíveis no sector masculino, só não vencendo na categoria de 400 metros. Em relação ao sector feminino, as leoas obtiveram três primeiros lugares em seis possíveis, com um total de 41 pontos.

Amanhã segue-se a segunda e última jornada. Boa sorte leões!