Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Sporting CP

Filipe Neto: "O primeiro embate é sempre especial"

Por Sporting CP
09 Ago, 2025

Visita ao CF Estrela da Amadora no arranque da Liga Revelação

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal prepara-se para iniciar a nova edição da Liga Revelação, este domingo (17h00), frente ao CF Estrela da Amadora. O embate, relativo à primeira jornada da série B, vai ser disputado no Estádio das Seixas, na Malveira.

Antes de projectar a estreia oficial em 2025/2026, Filipe Neto, treinador dos jovens Leões, abordou a pré-temporada realizada e garantiu que o balanço foi "bastante positivo". "Foram cinco semanas bastante importantes para nós, em que fizemos seis jogos contra equipas de níveis diferentes, tanto de Liga 3 como Liga Revelação. Conseguimos tirar várias ilações, tivemos muitos momentos informais, em estágio, para criar uma proximidade diferente que, muitas vezes, não conseguimos ter na Academia e acolhemos também os jogadores novos que chegaram. Funcionou bastante bem e quem cá estava teve um papel muito importante nisso", detalhou.

A cada ano, a equipa sub-23 renova-se com a chegada ora de caras novas no Clube, ora de jovens do escalão inferior e isso, além das saídas confirmadas, é aspecto que o técnico encara com normalidade. "Os jogadores que saíram continuam o seu percurso e os que chegam estão a preparar-se para esse percurso. Uma equipa de sub-23 é uma passagem para níveis mais altos e é isso que queremos proporcionar a todos eles", apontou Filipe Neto antes de olhar para o jogo deste domingo.

"O primeiro embate é sempre especial porque é a forma como nos vamos apresentar e queremos que seja uma imagem limpa do que vamos apresentar durante todo o campeonato", traçou, passando depois a analisar o adversário.

"É uma equipa histórica nesta competição, já a ganhou [2022/2023] e é sempre difícil [de defrontar]. Vamos jogar num campo que não é a sua casa, mas o panorama não muda. O CF Estrela da Amadora perdeu a sua equipa B, portanto vai usá-la [a de sub-23] mais próxima dos patamares de alta competição e variam sempre muito os jogadores que apresenta, portanto é mais difícil perceber quem vamos defrontar, mas é sempre competitiva", garantiu.

Já sobre a resposta que espera dos seus jogadores, Filipe Neto quer uma equipa a “dar o máximo” e “preparada para qualquer equipa”. "Um jogo não vale por tudo, mas uma boa entrada é sempre uma cara limpa, e é isso que queremos, pondo em prática o que temos vindo a trabalhar", realçou, sem dúvidas ainda de que os Sportinguistas "vão ficar contentes com o que vamos apresentar em campo".

De seguida, o extremo Micael Sanhá também fez uma retrospectiva do trabalho de pré-época antes de perspectivar o CF Estrela da Amadora.

"Conseguimos criar ligações e os jogos de preparação foram competitivos. Fomos crescendo e estamos a melhorar. É sempre bom ter novos colegas que vêm para ajudar e crescer, integraram-se bem no plantel e a equipa está preparada para o jogo", sublinhou, dando conta também que os jovens Leões têm “aprendido muito” com a equipa técnica.

Agora, com um desafio pela frente já a nível oficial, Sanhá não escondeu a qualidade do adversário, mas reiterou a confiança da formação verde e branca. "É um adversário que cria sempre dificuldades, já ganhou esta competição, mas nós estamos prontos. Queremos ganhar, começar desde o primeiro minuto com intensidade e ambição para trazer os três pontos para casa", afirmou, por fim.

Foto José Lorvão

Sub-23 visitam CF Estrela da Amadora no arranque da Liga Revelação

Por Sporting CP
21 Jul, 2025

Jornada inaugural decorre nos dias 9 e 10 de Agosto

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal conheceu, esta segunda-feira à noite, o calendário da primeira fase da edição 2025/2026 da Liga Revelação. O sorteio ditou que os jovens Leões, inseridos na série B, vão começar a prova fora de casa e frente ao CF Estrela da Amadora, numa primeira jornada que está prevista acontecer no fim-de-semana de 9 e 10 de Agosto.

O primeiro jogo em casa será, na ronda seguinte, diante do Portimonense SC e logo na terceira jornada há o primeiro dérbi com o SL Benfica, no Seixal. O reencontro com as águias, então na Academia Cristiano Ronaldo, está agendado para a 12.ª jornada.

A principal novidade na edição deste ano é que, comparativamente à anterior, a série B terá mais uma equipa, ou seja, nove emblemas: saiu o CD Mafra e entraram SCU Torreense e UD Leiria. Posto isto, nesta primeira fase haverá sempre uma equipa a folgar por jornada, correspondendo isso ao Sporting CP na oitava e 17.ª rondas.

Terminada esta primeira fase de 18 jornadas, os quatro emblemas de cada fase (A e B) com mais pontos somados avançam para a fase de apuramento de campeão, enquanto as restantes equipas seguem para a fase de apuramento para a Taça Revelação.

 

CALENDÁRIO DO SPORTING CP NA PRIMEIRA FASE DA LIGA REVELAÇÃO:

J1: CF Estrela da Amadora X Sporting CP
J2: Sporting CP X Portimonense SC
J3: SL Benfica X Sporting CP
J4: Sporting CP X CD Santa Clara
J5: GD Estoril Praia X Sporting CP
J6: Sporting CP X SC Farense
J7: SCU Torreense X Sporting CP
J8: Folga
J9: Sporting CP X UD Leiria
J10: Sporting CP X CF Estrela da Amadora
J11: Portimonense SC X Sporting CP
J12: Sporting CP X SL Benfica
J13: CD Santa Clara X Sporting CP
J14: Sporting CP X GD Estoril Praia
J15: SC Farense X Sporting CP
J16: Sporting CP X SCU Torreense
J17: Folga
J18: UD Leiria X Sporting CP

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Temos tudo bem trabalhado"

Por Sporting CP
21 Abr, 2025

Sub-23 visitam FC Vizela na terça-feira (11h00)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se a casa do FC Vizela, esta terça-feira de manhã, para disputar a partida da 13.ª e penúltima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, Filipe Neto, treinador da equipa, realçou a forma como os seus jogadores - entre os quais oito juniores utilizados - tiveram "a atitude certa" para vencer em Barcelos (1-2), na jornada anterior, e, assim, continuar a "cimentar o processo".

Agora segue-se o FC Vizela, quinto classificado, precisamente três pontos à frente dos jovens Leões, que ainda não conseguiram vencer este adversário.

"O jogo aqui foi muito fechado, com poucas oportunidades de golo", começou por lembrar o técnico verde e branco. "É uma equipa que não está num bom momento [vem de duas derrotas seguidas], no entanto tem uma grande capacidades nos esquemas tácticos e têm um jogo interior muito interessante", detalhou.

Filipe Neto considerou que "vai ser um desafio grande perceber como encontrar os espaços certos", mas afirmou que a sua equipa tem "tudo bem trabalhado".

Além disso, enalteceu o "bom trabalho" que os vários jogadores que tem tido à disposição têm realizado. O propósito de "conseguir colocar jogadores em patamares mais altos" está a ser alcançado, nomeando, em particular, Salvador Blopa - pela equipa B, como o mais recente exemplo, mas a ideia é "continuar a pôr mais". E esta Liga Revelação é um espaço competitivo ideal para isso, destacou.

"Em espaços de competição diferentes, onde se expõe mais as suas fragilidades, acabam por precisar de uma capacidade adaptativa maior, o que faz com que tenham de evoluir, saber reagir à frustração e valorizar naquilo em que são bons", concluiu o treinador dos sub-23 Leoninos.

O avançado Gabriel Melo também fez a antevisão do próximo jogo, depois de ter sido um dos marcadores na jornada anterior. "Foi um golo muito importante para mim e fico contente por ter ajudado a equipa. "Saímos de lá com os três pontos merecidamente", considerou, antes de lançar a visita a Vizela.

"Vai ser difícil jogar e ganhar lá, mas estamos confiantes. Vamos dar o nosso máximo em campo", apontou, sem esconder a "muita qualidade" do adversário. "Estamos motivados para enfrentar todos os desafios nesta recta final do campeonato", concluiu o jovem brasileiro.

Foto Isabel Silva

Sub-23 somam primeira vitória na segunda fase

Por Sporting CP
16 Mar, 2025

Golo solitário de Denilson Santos fez justiça no Estoril (0-1)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, este domingo, ao Estádio António Coimbra da Mota para derrotar o GD Estoril Praia por 0-1, em partida referente à oitava jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Foi a primeira vitória dos jovens Leões nesta fase, conseguida em casa do actual campeão em título do escalão, mas que nesta segunda fase ainda não venceu. Com oito pontos somados, o Sporting CP igualou o SL Benfica no sexto lugar da tabela.

Com um ‘onze’ renovado, onde foram novidade as titularidades de Francisco Silva, Ibrahim Diarra, Yvan Sebaï, Guilherme Santos, Micael Sanhá e Francisco Canário – apenas Guilherme Silva, Rafael Mota, João Assunção, Denilson Santos, Salvador Blopa repetiram a titularidade da jornada anterior – os sub-23 entraram com eficácia máxima. Depois de um excelente trabalho de Guilherme Santos no miolo, Denilson aproveitou as sobras de uma saída a destempo do guardião adversário e fez o 0-1 numa baliza deserta aos 16 minutos.

Daqui em diante, o encontro avivou-se com perigosas ocasiões para os dois lados, mas foram os jovens Leões a imporem melhor o seu jogo, tanto na gestão da bola como a sair para o ataque de forma mais ameaçadora.

Numa das melhores situações da primeira parte, Francisco Canário atirou para defesa apertada e, mesmo a fechar, Salvador Blopa – em esforço - ficou perto de um desvio certeiro, mas o 0-1 vigorou até ao intervalo.

E também no início do segundo tempo só faltou melhor pontaria à formação verde e branca, que recomeçou outra vez de mira apontada à baliza de Zeljko Vitorovic, o grande responsável por ter evitado o 0-2. Mais tarde, negou ainda um golo de fora da área ao recém-entrado Sérgio Matos.

Embora merecido, o golo da tranquilidade não chegou, mas entre as muitas paragens que se seguiram, o Sporting CP manteve-se muito competente defensivamente. O GD Estoril Praia apenas se voltou a aproximar já nos últimos momentos dos quase dez minutos de descontos, mas sem qualquer efeito.

Alcançada, finalmente e com justiça, a primeira vitória na fase de apuramento de campeão, os sub-23 do Sporting CP têm encontro marcado com o FC Vizela, na próxima jornada, na Academia Cristiano Ronaldo.

Onze do Sporting CP: Francisco Silva [GR], Ibrahim Diarra, João Assunção, Guilherme Silva [C], Rafael Mota, Denilson Santos, Yvan Sebaï, Guilherme Santos, Salvador Blopa, Micael Sanhá, Francisco Canário

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "É um jogo que nos vai pôr à prova"

Por Sporting CP
27 Jan, 2025

Sub-23 deslocam-se a Vila Nova de Famalicão

A equipa sub-23 de futebol volta a entrar em acção, esta terça-feira (15h00), com uma visita ao FC Famalicão para disputar o encontro da quarta jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Neste momento, os jovens Leões somam dois pontos – empates por 2-2 com GD Estoril Praia e SL Benfica -, enquanto a formação famalicense lidera com sete. Enfrentam-se duas equipas que ainda não perderam e o Sporting CP procura também a primeira vitória nesta segunda fase.

Na véspera do jogo, Filipe Neto, treinador dos sub-23 Leoninos, fez a antevisão aos meios de comunicação do Clube. "O FC Famalicão tem vindo a pôr em prática o que já tinha feito na primeira fase. Nota-se que tem muito processo em cima e é uma equipa muito constante. Vai ser um jogo interessante para nós e vai pôr-nos à prova, mas são este tipo de jogos que procuramos", começou por dizer, dando conta ainda da ambição verde e branca.

"Vai ser um jogo complicado, num campo difícil, mas estamos muito confiantes. Já temos outras armas e queremos ganhar o jogo, tendo em conta também as etapas de evolução dos nossos jogadores", salientou.

O embate terá o Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão como palco e Filipe Neto não duvida que esse aspecto "é sempre bom para os jogadores e para toda a gente". "O espectáculo torna-se mais apelativo e agora é só pôr em prática as nossas ideias. Vai ser um jogo muito competitivo", perspectivou o técnico.

Além disso, Filipe Neto considerou também que os momentos de estágio nas deslocações ao Norte do país que esta nova fase permite tornam-se “um espaço diferenciado”. "Conseguimos estabelecer outro tipo de relações com os jogadores, mas também entre eles. São dinâmicas também mais próximas do patamar profissional e é isso que procuramos também para os preparar", afirmou.

O treinador verde e branco reflectiu ainda sobre a competitividade da Liga Revelação, considerando que o “muito fluxo de jogadores” e, por consequência, os “plantéis pouco constantes” aumentam as “oscilações” nas equipas em termos de exibições e resultados. No entanto, é como um desafio que essa questão é encarada nos sub-23 do Sporting CP, que agora conta com vários jovens que começaram a época nos sub-19 e ‘catapultou’ outros para o patamar da equipa B.

"É muito bom ver os nossos jogadores em espaços competitivos mais altos. É a nossa vitória enquanto treinadores: sentir que dentro das ideias e os processos de jogo os jogadores conseguem adaptar-se. Sentimos que os jogadores que cá estão já estão a corresponder", realçou, por fim.

Ora, um desses exemplos é o defesa Afonso Lee, que depois de 12 jogos na equipa de juniores já leva quatro nos sub-23, além de ter disputado outros quatro na UEFA Youth League. Perante esta flexibilidade, o jovem Leão sente que está “a crescer todos os dias na Academia”.

De seguida, Afonso Lee apontou ao FC Famalicão. "Sabemos que é uma equipa que ainda não perdeu nesta fase, muito boa ofensiva e defensivamente, mas vamos entrar com tudo em busca dos três pontos", traçou.

Para fazer fase às novas exigências desta fase de apuramento de campeão, onde considera que "há jogadores com muita qualidade e não é por acaso que já todas as equipas perderam pontos", o central de 17 anos acredita que a equipa tem margem de melhoria.

"Na primeira fase fomos a melhor defesa. Agora, temos de estar mais compactos e marcar mais golos", detalhou.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Será um jogo de superação e para continuar a evoluir"

Por Sporting CP
22 Jan, 2025

Dérbi de sub-23 em Alcochete esta quinta-feira (17h00)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta quinta-feira, o SL Benfica para disputar o duelo da terceira jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, Filipe Neto, treinador dos jovens Leões, fez a antevisão ao dérbi e começou por considerar que a equipa conseguiu "evoluir" na primeira fase e, agora, "marcar mais golos" é uma meta traçada.

Para preparar o embate com o SL Benfica, o técnico realçou que a semana foi de "foco no processo" e "naquilo que vamos procurar no jogo". Embora não esconda que o dérbi é um jogo com contornos especiais, Filipe Neto alertou que "nesta fase todos os jogos são muito equilibrados".

Já as expectativas "são as melhores" para este terceiro encontro entre Leões e águias esta época, depois de uma vitória caseira por 1-0 para cada lado. "Somos invencíveis em casa e queremos demonstrar isso", sublinhou, além de considerar o SL Benfica "uma equipa difícil".

"Nós estamos preparados para isso. Será um jogo bastante interessante de superação e para continuar a evoluir as nossas ideias", perspectivou, lembrando ainda que o conjunto encarnado terminou a primeira fase como o melhor ataque.

"Foi uma equipa com um processo ofensivo bastante competente, mas nós vamos continuar a ser efectivos defensivamente. Esta equipa tem uma grande alma, vamos dar tudo e entrar da forma correcta", atirou, por fim, Filipe Neto.

De seguida, Adam Arvelo, extremo dos sub-23 do Sporting CP que marcou na última jornada, também abordou o dérbi. "É uma semana especial, vem aí um dérbi, mas encaramo-la com a maior normalidade possível", atentou inicialmente.

Com os olhos postos na partida, o jovem espanhol realçou que o SL Benfica "tem bons jogadores", mas enalteceu acima de tudo a capacidade do grupo que integra: "Somos uma equipa unida, que sabe o que quer e vamos à procura dos três pontos".

Adam Arvelo apelou ainda à presença dos Sportinguistas na bancada. "Espero que possam vir apoiar-nos, porque nós vamos dar o nosso cem por cento", garantiu.

O dérbi de sub-23 disputa-se às 17h00 desta quinta-feira e terá transmissão em directo na Sporting TV.

Páginas

Subscreva RSS - Liga Revelação