Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Vitória escapou perto do fim

Por Sporting CP
05 Dez, 2025

Sub-23 saem do Algarve com a sua posição consolidada (2-2)

No Estádio Algarve, a equipa sub-23 de futebol do Sporting CP empatou 2-2 com o SC Farense, esta sexta-feira de manhã, na partida da 15.ª jornada da série B da Liga Revelação.

Os jovens Leões até podiam ter saído com a vitória neste embate com um concorrente directo, só que um penálti assinalado aos 75 minutos acabou por determinar o empate e, assim, anular a meritória reviravolta verde e branca – golos de Ivanildo Mendes e de Victor Guzmán (estreia a marcar) a fechar o primeiro tempo e a abrir o segundo, respectivamente.

Apesar disso, a duas rondas do fim, o Sporting CP (21 pontos) mantém o quarto lugar – a última vaga de acesso à fase final – e os dois pontos de vantagem sobre o SC Farense (19), quinto classificado.

E a entrada na partida foi até em falso para os comandados de Filipe Neto, que contaram com três novidades no ‘onze’: Zaïd Bafdili, Rafael Camacho e Victor Guzmán (estreia como titular) foram opção inicial nos lugares que tinham sido de Bento Estrela, Manuel Kissanga e Gabriel Silva na jornada anterior (3-2 GD Estoril Praia). No Algarve, quando ainda não se tinham cumprido os dois minutos iniciais, o SC Farense fez o 1-0 por Ruben Ribeiro, depois de Leonardo Oliveira ganhar em esforço um duelo na linha, surpreendendo por completo a defesa verde e branca.

Um arranque muito penalizador ao qual os jovens Leões tentaram responder assumindo a iniciativa com bola, de forma crescente, embora sem conseguir encontrar inspiração e ligações de sucesso com o ataque quase até ao intervalo.

Quase, porque foi preciso esperar até ao último lance do primeiro tempo para que a tendência se invertesse e, além disso, o primeiro remate do Sporting CP - tal como acontecera com os algarvios - deu em golo também. Aos 45+2’, quando parecia que a desvantagem ia vigorar até ao intervalo, Ivanildo Mendes tirou da ‘cartola’ um preciso remate em jeito que só acabou no fundo das redes para valer o 1-1 e relançou o encontro no segundo tempo.

E, no reatamento, os jovens Leões entraram por cima, mais perigosos e também a marcar. Fruto de uma combinação na direita entre Chris Grombahi e Daniel Costa, o lateral ganhou a linha e serviu na perfeição para o encosto de Victor Guzmán, que assinou o seu primeiro golo de Leão ao peito e confirmou a reviravolta verde e branca no Algarve, corria o minuto 52.

E pouco depois, o avançado peruano de 19 anos ficou muito perto de voltar a ‘facturar’, não fosse a defesa por instinto de Jakob Tånnander. Após estes bons indicadores, que ajudaram a transfigurar o Sporting CP, deu o seu lugar a Diogo Martins.

Já a formação de Faro, a ter de correr atrás no resultado e na classificação, passou por muitas dificuldades para ameaçar ofensivamente, só que à entrada para os últimos 15 minutos, de forma repentina, beneficiou de um penálti e reentrou na discussão do jogo, que do nada ficou mais incerto. O castigo máximo foi convertido por Leandro Oliveira para o 2-2 que acabou por ser final.

Um empate, ainda assim, mais favorável para os interesses Leoninos, porém a vitória seria bem merecida. Na próxima jornada, os sub-23 do Sporting CP visitam o SCU Torreense, equipa que já assegurou a passagem à próxima fase.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa, Guilherme Silva [C], Lucas Taibo, Rayhan Momade, Zaïd Bafdili, Rafael Camacho (Bento Estrela, 76’), Ivanildo Mendes (Martim Peixoto, 90+3’), Chris Grombahi, Micael Sanhá, Victor Guzmán (Diogo Martins, 60’)

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Foi uma vitória muito merecida"

Por Sporting CP
01 Dez, 2025

Técnico dos sub-23 no rescaldo ao triunfo

No final da emocionante partida com o GD Estoril Praia, vencida pelos Leões (3-2), Filipe Neto, treinador da equipa sub-23 do Sporting CP, analisou o triunfo em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Acho que na primeira parte há um momento que vira a primeira parte: quando sofremos o 1-1, e sofremos bastante com isso. No entanto, tínhamos entrado muito bem a variar o nosso jogo ofensivo e a criar muitas dificuldades ao adversário. Depois, tivemos mais problemas a pressionar e afundámo-nos um pouco”, considerou, realçando que a segunda parte foi “completamente diferente”.

“Tivemos mais chegada e muitas situações de finalização. Acho que foi uma vitória muito merecida, não podia haver outra história senão esta”, sublinhou o técnico, reforçando a sua satisfação pela resposta dada pelos jogadores.

“Nós ajudamos, mas este grupo já demonstrou que em momentos de dificuldade consegue superar-se. Desta vez, não foi diferente. É uma equipa com uma união muito grande”, frisou Filipe Neto antes de olhar para o que falta nesta primeira fase da Liga Revelação. “Queremos continuar as vitórias para poder estar na fase de apuramento de campeão”, sentenciou.

Também Daniel Costa, que brilhou com um golo e uma assistência, realçou a “boa prestação da equipa”, salientando que “a vitória era o mais importante”.

Depois, o lateral deu conta daquilo que foi conversado no balneário, ao intervalo, para mudar o rumo dos acontecimentos no segundo tempo. “Se não corrermos, ninguém vai correr por nós. Tínhamos de pôr isso na nossa cabeça e só assim vamos cumprir o nosso objectivo: chegar à fase final”, atentou.

Foto Isabel Silva

Três pontos arrancados no fim e 'à bomba'

Por Sporting CP
01 Dez, 2025

Golo salvador de Lucas Taibo valeu vitória em jogo de reviravoltas (3-2)

Houve emoção até ao fim, mas acabaram por ser os jovens Leões a sair a sorrir. No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-23 do Sporting CP derrotou o GD Estoril Praia por 3-2, esta segunda-feira, em embate da 14.ª jornada da série B da Liga Revelação. 

O golo da vitória verde e branca - a segunda consecutiva - só chegou aos 90+2’ pelo central Lucas Taibo, que culminou a reviravolta dos jovens Leões, depois de a equipa da Linha também ter feito uma ‘cambalhota’ no marcador na primeira parte.

Às custas de um GD Estoril Praia que não vence há 11 jogos, o Sporting CP chegou aos 20 pontos no quarto lugar – o último de acesso à fase final – quando faltam três jornadas para o fim da primeira fase.

Para enfrentar a formação dos canarinhos, assente no nono e último lugar (sete pontos), os sub-23 apresentaram um ‘onze’ com cinco mudanças relativamente ao utilizado na vitória nos Açores (CD Santa Clara 0-2): Daniel Costa, Lucas Taibo, Ivanildo Mendes, Chris Grombahi e Gabriel Silva foram titulares nos lugares que tinham sido de Konstantin Nikitenko, Atanásio Cunha, Paulo Simão, Paulo Cardoso e Diogo Martins.

E assim que soou o apito os jovens Leões entraram praticamente a ganhar: ao minuto três, Manuel Kissanga soltou para a entrada do lateral Daniel Costa na área e este, sem hesitar, alvejou a baliza para fazer o 1-0.


Pouco depois, com o Sporting CP a criar perigo sobretudo em ataques rápidos, Gabriel Silva teve tudo para fazer o segundo, mas não conseguiu dominar a bola nas melhores condições quando já estava isolado – transição conduzida na perfeição por Grombahi. Já o GD Estoril Praia, que apesar dos esforços ainda não tinha ameaçado verdadeiramente, acabou por aproveitar um erro Leonino na saída de bola para repor de forma fácil a igualdade, aos 23 minutos, por Peixinho.

O golo ‘espicaçou’ os visitantes, que de imediato cresceram com bola e antes do intervalo, graças a uma boa combinação na área, completaram mesmo a reviravolta. O capitão Bernardo Lourenço assinou o 1-2, aos 37 minutos, com um remate fortíssimo ‘à queima-roupa’.

O Sporting CP ainda tentou responder na parte final da primeira parte, porém nem um remate de longe de Daniel Costa, nem um cabeceamento perigoso de Gabriel Silva levaram a direcção certa e a desvantagem no marcador manteve-se, mas por pouco tempo.

Logo a abrir a segunda parte, que até abriu com um remate de Frank Aziz para defesa de Gouveia, os jovens Leões chegaram ao 2-2. Mais uma vez com Daniel Costa em evidência, desta vez a assistir, o lateral trabalhou o lance de forma perfeita na direita e cruzou com precisão para a cabeçada certeira de Gabriel Silva ao segundo poste, corria o minuto 52. De seguida, o avançado Víctor Guzmán saiu do banco para reforçar o ataque verde e branco – saiu o médio Kissanga.

De imediato, o Sporting CP fez-se com as ‘rédeas’ do encontro como até então não conseguira e ameaçou o golo da vitória de forma sucessiva. Primeiro, num contra-ataque fantástico, desenhado ao primeiro toque e a toda a velocidade, valeu a rápida ‘mancha’ de Fletcher Lowe perante a finalização de Grombahi e, a seguir, o central Guilherme Silva até marcou, mas foi prontamente assinalado fora-de-jogo. Pelo meio, ainda, Rayhan Momade acabou por obstaculizar acidentalmente um remate que levava ‘selo’ de golo.

Enquanto houve energia, os jovens Leões não pararam de ‘carregar’ sobre o GD Estoril Praia, que só voltou a chegar-se à frente aos 83 minutos, mas também com perigo assinalável: Miguel Gouveia estava no sítio certo para impedir o êxito no desvio de Gabriel Tavares bem junto ao primeiro poste.

O jogo acabaria totalmente partido e foi, então, já em período de compensação, que os jovens Leões puderam finalmente sorrir. Inesperadamente, Lucas Taibo somou-se ao ataque, apoderou-se de uma bola à entrada da área e encheu o pé para um pontapé fulminante que deu o 3-2 tão perseguido e muito festejado.

Os três pontos, no entanto, só ficaram garantidos depois de um valente susto na área verde e branca, onde um cabeceamento de Sana Ufala ficou muito perto de deixar tudo empatado.

Na próxima jornada, os sub-23 do Sporting CP deslocam-se a casa do SC Farense, emblema imediatamente atrás dos Leões na classificação – a dois pontos de distância.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa, Guilherme Silva [C], Lucas Taibo, Rayhan Momade, Ivanildo Mendes, Bento Estrela, Manuel Kissanga (Víctor Guzmán, 60’), Chris Grombahi (Miguel Alves, 90+4’), Micael Sanhá, Gabriel Silva (Konstantin Nikitenko, 77’)

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Vai ser um bom teste ao nosso processo"

Por Sporting CP
29 Out, 2025

Sub-23 recebem CF Estrela da Amadora na quinta-feira (11h00)

A equipa sub-23 prepara-se para enfrentar o CF Estrela da Amadora, esta quinta-feira (11h00), no Estádio Aurélio Pereira, para disputar a partida da décima jornada da série B da Liga Revelação.

Terminada a primeira volta, os jovens Leões encontram-se no quinto lugar (13 pontos) e os estrelistas em sétimo (seis pontos), sendo que ambas as formações procuraram regressar às vitórias.

Antes de lançar o embate que se segue, Filipe Neto, treinador da equipa sub-23 do Sporting CP, recuperou as sensações da partida anterior, que acabou em empate (1-1) com a UD Leiria. "Foi um jogo em que o resultado não espelhou o que aconteceu em campo, especialmente na segunda parte. Na primeira parte faltou-nos definição para chegar ao último terço, depois isso esteve lá e podíamos ter feito mais golos", resumiu, frisando de imediato que o objectivo, agora, passa por "voltar a casa para fazer uma boa prestação".

"O CF Estrela da Amadora não tem passado por um bom momento, tal como nós, e por isso vão ser duas equipas que vão querer mostrar o seu valor", apontou o técnico, continuando: "É uma equipa muito pragmática e objectiva, que consegue criar muitas situações de cruzamento e transições. Vai ser um bom teste ao nosso processo e ideias. Queremos pôr em prática o que temos vindo a trabalhar e temos o jogo bem preparado", atentou Filipe Neto.

Um dos desafios do escalão sub-23 é a volatibilidade nas opções, algo que "obriga a adaptações semana a semana e jogo a jogo", reconheceu, considerando um factor "muito positivo" e, por isso, Erik Ingebrethsen e Bento Estrela foram os mais recentes jogadores a estrearem-se na Liga Revelação - num total de 36 jogadores já utilizados esta época.

"É algo muito positivo, porque dá muita plasticidade ao processo. Queremos que os jogadores cheguem, como ontem na equipa A, no seu melhor nível e este é um espaço ideal para isso", acrescentou.

Quanto às opções disponíveis para enfrentar o CF Estrela da Amadora, Filipe Neto revelou que o médio Guilherme Santos "vai parar por algum tempo", mas a confiança no plantel é total. "Acreditamos em todos. Quem estiver em campo vai fazer bem o seu papel", finalizou.

Depois, Bento Estrela, médio de 19 anos, também projectou a próxima partida. "Estamos confiantes, porque sabemos que jogamos bem no último jogo, embora não tenhamos conseguido o resultado que queríamos. Queremos voltar a ser dominadores, preparamo-nos bem e vamos em busca da vitória", afirmou, sem esconder as dificuldades esperadas.

"Sabemos que o CF Estrela da Amadora vai trazer muita intensidade, porque já não ganha há algum tempo", atentou, reforçando, por outro lado, a capacidade de resposta da equipa que integra. "Sinto que estamos a fazer bem as coisas, mas ainda podemos melhorar. Se continuarmos assim, os bons resultados vão chegar", sentenciou Bento Estrela.

Foto Sporting CP

João Santos: "Vai ser mais um momento rico para crescer"

Por Sporting CP
11 Out, 2025

Sub-23 recebem SCU Torreense no domingo (16h00)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe o SCU Torreense, este domingo (16h00), em jogo antecipado da 16.ª jornada da série B da Liga Revelação.

Em antevisão feita aos meios de comunicação Leoninos, João Santos, treinador-adjunto da formação verde e branca, começou por recuperar as sensações do dérbi da jornada anterior, vencido pelo SL Benfica (0-1). "Foi um dos jogos mais intensos da época e são estes os passos que consideramos mais adequados para desenvolver os nossos jogadores. Ganhou a equipa que foi mais consistente ao longo de todo o jogo, embora nós tenhamos crescido nas oportunidades de golo na segunda parte", resumiu.

A nova semana de preparação foi atípica devido à ausência de oito jogadores por compromissos internacionais, o que é um "motivo de orgulho", considerou, além de valorizar o lado positivo da questão, ou seja, permite "abrir portas para outros atletas".

"Sabemos que temos sempre semanas muito ricas, porque haverá sempre jogadores em espaços distintos de treino ou de competição. Nestas pausas FIFA, como estamos envolvidos em competições internacionais como a UEFA Youth League e a Premier League International Cup, temos a necessidade de acertar alguns jogos do calendário e, por isso, temos jogos neste momento", explicou ainda João Santos.

Já sobre o duelo com o SC Torreense, actual campeão em título da Liga Revelação, o técnico admitiu que espera um adversário com uma "equipa muito intensa, pressionante e vertical".

"Tem sido pedido que olhemos muito ao nosso processo e de uma forma muito objectiva. No último jogo não conseguimos ser consistentes e esse será o nosso desafio, muito mais do que olhar para o próximo adversário, que tem muita qualidade. É uma equipa que conserva alguns jogadores da época passada, bem como a equipa técnica e projecta alguns jogadores da equipa A neste espaço competitivo. Tem uma média de idades francamente superior à nossa, com jogadores mais experientes também, por isso vai ser mais um momento rico para crescer", salientou o técnico, realçando também a “muita vontade” do grupo verde e branco para entrar em campo.

"É para nós um orgulho representar o Sporting CP e a presença dos adeptos é uma motivação extra", apelou, por fim.

Depois, o defesa-central Guilherme Silva, de regresso após lesão, também lançou a partida.

"Tem sido um início de temporada atípico para mim, porque é sempre difícil vir de uma lesão longa, mas a cabeça tem de estar sempre limpa. Estou aqui a fazer o que mais gosto, que é jogar futebol e, felizmente, já estou de volta", revelou o futebolista de 19 anos, confiante no valor do grupo no seu todo, apesar dos jogadores convocados para as selecções e, por isso, ausentes.

"É sinal de que a nossa equipa tem qualidade, mas temos outros jogadores mais novos para aproveitarem as oportunidades", afirmou Guilherme Silva, antes de perspectivar o embate com o emblema de Torres Vedras.

"Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, como são todos nesta Liga Revelação. O SCU Torreense tem vindo a fazer um bom trabalho e nós estamos dispostos a dar tudo. Queremos voltar aos bons resultados", traçou o central verde e branco, detalhando que "manter a união e querer mais do que o SCU Torreense" são premissas obrigatórias dentro das quatro linhas.

Foto João Pedro Morais

Golo contra a corrente traiu jovens Leões

Por Sporting CP
05 Out, 2025

Sub-23 derrotados em casa pelo SL Benfica (0-1)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu com o SL Benfica por 0-1, este domingo de manhã, em partida antecipada da jornada 12 da série B da Liga Revelação.

Um jogo de equilíbrio total, em que a segunda parte foi mais animada e tudo se decidiu à entrada para o último quarto de hora, precisamente quando o Sporting CP estava claramente por cima. Só que depois de duas sérias ameaças Leoninas, as águias responderam com melhor acerto e aproveitaram um pontapé de canto para marcar e ficar com os três pontos no dérbi.

Para este jogo, além de terem ‘vestido’ a causa do Outubro Rosa – com o novo equipamento Leonino que reforça a importância da prevenção ao cancro da mama – os jovens Leões apresentaram com um total de sete alterações relativamente ao último ‘onze’ (3-0 SC Farense): Miguel Gouveia, Lucas Taibo, Sérgio Matos, Zaïd Bafdili – primeiro jogo na Liga Revelação – Sandro Nascimento, Chris Grombahi e Diogo Martins foram titulares junto a Daniel Ciesielski, Miguel Alves, Micael Sanhá e Guilherme Santos, os únicos ‘repetentes’.

Com tudo a começar no trio de centrais, o Sporting CP fez por assumir de imediato a bola e conseguiu ligar o seu jogo frequentemente para chegar ao ataque, embora sem as melhores decisões no último terço para criar perigo. Algo que o SL Benfica, sim, conseguiu através de Anísio Cabral, que ‘caçou’ uma bola na área e atirou para uma excelente defesa de Miguel Gouveia.

Apesar do início a bom ritmo, progressivamente, os duelos tomaram conta do dérbi, que se fez de equilíbrio total e, sobretudo, muita luta a meio-campo. Até ao intervalo, Stevan Manuel (SL Benfica) e Guilherme Santos (Sporting CP) ensaiaram remates de fora da área, mas ambos saíram desenquadrados e o nulo foi intacto para a segunda parte.

De volta dos balneários, as águias reentraram melhor e logo nos instantes iniciais obrigaram Miguel Gouveia a aplicar-se a fundo na baliza, primeiro perante um forte pontapé de Daniel Banjaqui e, a seguir, mostrou muitos reflexos frente à tentativa flagrante de Anísio Cabral.

Já a partir da hora de jogo, deu-se a réplica verde e branca que reequilibrou a partida também em oportunidades de golo. Depois de o recém-entrado – e em estreia no escalão – Paulo Simão ter rematado ao lado, a melhor ocasião pertenceu ao central Daniel Ciesielski, que cabeceou colocado na sequência de um livre, mas viu Gonçalo Sobral responder à altura e negar o golo. Feito que o guardião repetiu, pouco depois, a cabeceamento de Lucas Taibo, incorporado ao ataque de forma perfeita.

‘Cheirava’ a golo no Estádio Aurélio Pereira e aos 75 minutos abriu-se mesmo o marcador do dérbi, mas a favor do SL Benfica, precisamente durante o melhor período do Sporting CP no jogo. Na sequência de um canto, um primeiro desvio na área encontrou Tomás Soares sozinho ao segundo poste para fazer a emenda definitiva que valeu o 0-1. Dois jogos de depois, os sub-23 Leoninos voltaram a sofrer um golo e este fez toda a diferença, já que a formação verde e branca não conseguiu responder até final.

Com este desfecho infeliz, os jovens Leões mantêm-se no quarto lugar (12 pontos) e vêm o SL Benfica distanciar-se na liderança (21 pontos e mais um jogo disputado). Na próxima jornada, os sub-23 do Sporting CP recebem o SCU Torreense.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Ciesielski, Miguel Alves, Lucas Taibo, Sérgio Matos (Paulo Iago, 80’), Zaïd Bafdili (Paulo Simão, 59’), Micael Sanhá (Winilson Lopes, 65’), Guilherme Santos [C], Sandro Nascimento, Chris Grombahi, Diogo Martins

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Queremos ser combativos até ao fim"

Por Sporting CP
04 Out, 2025

Dérbi de sub-23 com o SL Benfica na Academia Cristiano Ronaldo

A equipa sub-23 de futebol do Sporting CP recebe, este domingo (11h00), o rival SL Benfica para disputar o jogo relativo à 12.ª jornada da série B da Liga Revelação.

Embora há praticamente duas semanas sem competir no escalão, os jovens Leões não pararam e estiveram em acção em duas frentes internacionais. "Tivemos duas competições importantes para nós, a UEFA Youth League e a Premier League International Cup, com muitos jogadores nossos presentes. Dois jogos muito interessantes e que complementam a formação destes jogadores, com rotinas mais próximas da elite", deu conta Filipe Neto, treinador dos sub-23 do Sporting CP, antes de perspectivar o dérbi.

"É sempre um jogo que toda a gente quer jogar, com níveis competitivos mais complexos e do ponto de vista emocional também", realçou, passando a destacar os perigos deste adversário, mas também as aprendizagens retiradas do último dérbi - derrota por 3-2 no Seixal.

"Esperamos um adversário muito competitivo, com uma equipa muito associativa no seu jogo e com muita qualidade individual. No último confronto tivemos uma atitude bastante positiva e estivemos na frente [do marcador] durante muito tempo, mas não conseguimos manter esse nível", recordou Filipe Neto, ciente do que os jovens Leões podem fazer de diferente, agora no Estádio Aurélio Pereira.

"Queremos ser combativos até ao fim, com uma atitude proactiva para ganhar o jogo, porque sabemos que temos qualidade e capacidade para o fazer", salientou, sem esquecer o papel dos adeptos nas bancadas: "Com a cooperação de todos os Sportinguistas vamos ser mais fortes e, naqueles momentos mais difíceis, vão ajudar-nos a estar mais firmes".

Depois, também Atanásio Cunha, defesa-central de 18 anos, abordou o embate com os encarnados, adiantando que aproveitou as últimas semanas "para voltar a ganhar confiança e estar apto para ajudar a equipa" após uma lesão.

Já sobre o dérbi em si, o jovem futebolista encara-o como "mais uma oportunidade para mostrar valor". "São sempre jogos difíceis, mas nós queremos dar uma boa resposta. Jogar em casa é sempre uma motivação extra neste tipo de jogos, porque os dérbis são sempre especiais", acrescentou Atanásio Cunha.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Temos de trabalhar para ser mais constantes nos 90 minutos"

Por Sporting CP
21 Ago, 2025

Reacção ao desaire em casa do SL Benfica

Após a partida diante do SL Benfica, que os sub-23 do Sporting CP perderam por 3-2 graças a uma reviravolta na segunda parte, Filipe Neto, treinador verde e branco, abordou a partida em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

"Na continuação dos últimos dois jogos, entramos sempre da forma correcta, com a intensidade que queremos e conseguimos sempre marcar golos. Normalmente também, quando começamos a querer gerir o jogo na segunda parte temos alguma dificuldade", apontou, considerando ainda que estas oscilações fazem parte da evolução dos jovens jogadores.

"Estamos nesse processo e hoje não correu tão bem. O SL Benfica conseguiu ser mais forte na segunda parte. Temos de trabalhar para ser mais constantes nos 90 minutos", sublinhou o técnico, confiante no trabalho em curso. "Vamos continuar a fazer o nosso caminho e com certeza vamos melhorar", concluiu Filipe Neto.

De seguida, o jogador Micael Sanhá também fez o rescaldo da derrota no Seixal.

"Foi um jogo difícil. Acho que fizemos uma grande primeira parte, criamos mais, mas a segunda parte foi mais complicada. Baixamos, não soubemos controlar o jogo, o SL Benfica aproveitou e conseguiu transformar isso em golos", resumiu o extremo.

"Temos de crescer com este jogo. Vamos treinar para melhorar o nosso desempenho e continuar a ser a equipa que ganhou os primeiros dois jogos", valorizou Micael Sanhá.

Foto Isabel Silva

Volte-face repentino no Seixal trava bom arranque

Por Sporting CP
21 Ago, 2025

Sub-23 sofreram reviravolta na segunda parte do dérbi (3-2)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta quinta-feira à noite, ao Seixal e perdeu por 3-2 com o SL Benfica, em partida da terceira jornada da série B da Liga Revelação.

Graças à capacidade letal nas bolas paradas – outra vez em evidência – os jovens Leões até chegaram ao intervalo a vencer por 0-2, mas a segunda parte mudou tudo e impediu a terceira vitória consecutiva (em três jogos) no arranque. As águias chegaram cedo ao 1-2 e depois de conseguirem um ascendente considerável fizeram a reviravolta num intervalo de apenas dois minutos (72’ e 74’).

Perante uma formação encarnada que chegara ao dérbi sem pontos e com apenas um jogo realizado (derrota por 1-0 com SCU Torreense), os sub-23 do Sporting CP apresentaram um ‘onze’ com três mudanças relativamente ao lançado no triunfo sobre o Portimonense SC (3-0) na jornada anterior: Miguel Alves, Sérgio Matos e Konstantin Nikitenko foram titulares nos lugares que tinham sido de Afonso Lee, Chris Grombahi e Diogo Martins, respectivamente. Além disso, Guilherme Silva, Martim Peixoto (reforço) – somaria aqui os seus primeiros minutos - e Miguel Gouveia foram novidades na convocatória verde e branca.

Foi o SL Benfica a entrar com mais perigo, logo com dois remates enquadrados, mas o guardião Diogo Clara mostrou-se à altura entre os postes, especialmente na perigosa tentativa de Olívio Tomé. Mas os jovens Leões não tardaram a responder e com melhor pontaria, já depois de Sandro Nascimento ter tido tudo para marcar, mas sem conseguir fazer o desvio que o cruzamento perfeito de Rayhan Momade pedia.

Ainda assim, o 0-1 chegou pouco depois, nascido de um pontapé de canto – uma especialidade verde e branca neste arranque. Desta vez foi Miguel Alves a elevar-se na área e o cabeceamento até contou com um desvio de Michée Ndembi antes de seguir para o fundo das redes. E logo a seguir ainda houve uma grande oportunidade para aumentar a vantagem no dérbi, só que o cabeceamento de Daniel Costa, em esforço embora em boa posição, saiu ligeiramente desenquadrado.

Depois, com alguma imprecisão de parte a parte a vir ao de cima, abriu-se espaço para ‘partir’ o jogo e a partir de rápidas transições ambas as formações chegaram sucessivamente a zonas de finalização, porém faltou sempre melhor definição para mais, ora no último passe, ora no remate.

Até ao intervalo, a ocasião mais clara do SL Benfica foi um cabeceamento de Miguel Figueiredo para defesa de Diogo Clara, mas, mais uma vez, o Sporting CP revelou-se não só mais certeiro como verdadeiramente letal em novo pontapé de canto, que valeu o 0-2 aos 43 minutos. Agora, foi o outro central, Daniel Ciesielski, a subir na área, mas teve de insistir para, já à flor da relva, conseguir o golpe final que empurrou a bola para dentro da baliza encarnada – foi o terceiro golo do polaco de 17 anos na prova, após o ‘bis’ na jornada anterior.

Para os jovens Leões, não podia ter sido mais proveitoso o fecho da primeira parte, mas o arranque da segunda foi desde logo penalizador e, daqui em diante, o dérbi mudou de figura. A partir de um livre directo que Diogo Clara não soube resolver na totalidade, Rafael Quintas apareceu para a recarga e reduziu a diferença no marcador (1-2).

Um golo que galvanizou as águias rumo a uma segunda parte em que conseguiram subir de produção. O guardião verde e branco ainda evitou com boas defesas o empate, particularmente perante os remates de Peter Edokpolor e Jaden Umeh, contudo a insistência encarnada teve os seus frutos à entrada dos últimos 15 minutos.

Primeiro, Micael Sanhá ainda teve a melhor ocasião Leonina na segunda parte, mas o remate saiu à figura, e nos dois minutos seguintes deu-se a reviravolta no resultado. Em lances rápidos, João Afonso e Jaden Umeh, ambos sobre a esquerda, atiraram cruzado e a contar para, de repente, colocarem o SL Benfica a vencer por 3-2.

Em esforço, os pupilos de Filipe Neto ainda tentaram uma reacção final, mas o melhor que conseguiram foi um cabeceamento de Diogo Martins por cima na sequência de um canto.

Confirmado o primeiro desaire em 2025/2026, os sub-23 do Sporting CP apontam baterias para a próxima jornada, onde regressam a casa e recebem o CD Santa Clara, num embate marcado já para a próxima terça-feira (11h00).

Sporting CP: Diogo Clara [GR], Daniel Costa (Winilson Lopes, 81’), Daniel Ciesielski, Miguel Alves (Afonso Lee, 69’), Rayhan Momade, Guilherme Santos [C], Rafael Camacho (Paulo Iago, 69’), Sandro Nascimento, Micael Sanhá (Martim Peixoto, 81’), Sérgio Matos, Konstantin Nikitenko (Diogo Martins, 55’)

Foto Sérgio Martins

Nova vitória robusta e pela via rápida na Liga Revelação

Por Sporting CP
15 Ago, 2025

Sub-23 voltaram a resolver tudo na primeira parte (3-0)

Estreia em casa também com ‘pressa’ para vencer. A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o Portimonense SC por 3-0, esta sexta-feira à noite, na partida da segunda jornada da série B da Liga Revelação.

A jogar pela primeira vez no Estádio Aurélio Pereira em 2025/2026, a formação verde e branca confirmou os excelentes indicadores da estreia e outra vez com golos em ‘rajada’ construiu rapidamente um triunfo incontestável. Com um autogolo algarvio pelo meio, o central Daniel Ciesielski ‘bisou’ e o 3-0 final ficou desenhado logo na primeira parte.

Para enfrentar um Portimonense SC que já se tinha estreado com uma derrota dura (1-4 SCU Torreense), os jovens Leões de Filipe Neto entraram com apenas uma mudança no ‘onze’ que vencera o CF Estrela da Amadora (1-3): Chris Grombahi assumiu o lugar de Sérgio Matos no ataque.

O jogo até arrancou dividido, sobretudo em aproximações às balizas adversárias: Diogo Cabral, ex-Leão ao serviço do Portimonense SC, ensaiou o primeiro remate enquadrado e, pouco depois, a resposta verde e branca chegou por Chris Grombahi, que num remate cruzado atirou ligeiramente ao lado do poste, e por Diogo Martins, que de cabeça obrigou o guardião Tomás Prost a aplicar-se.

Espicaçados, cresceram os jovens Leões e não tardaram a afinar a pontaria para dar um golpe no duelo tão rápido como vigoroso: um intervalo de dois minutos, entre os 24’ e os 26’, bastou para fazer não um, mas dois golos. Num ‘abrir e fechar de olhos’, o central Daniel Ciesielski correspondeu a um canto de Rayhan Momade com um cabeceamento certeiro ao segundo poste e, a seguir, Daniel Costa subiu no corredor direito para cruzar e ver como um corte defeituoso de um adversário colocou a bola na sua própria baliza.

De repente, 2-0 no marcador, e o terceiro só não chegou também de imediato porque Micael Sanhá, depois de fazer tudo bem, rematou à figura de Tomás Prost.

Mas 3-0 foi mesmo o marcador fixado ao intervalo - tal como na jornada anterior - graças a Ciesielski, que na compensação da primeira parte repetiu a fórmula do 1-0 para ‘bisar’: Momade cobrou de novo um canto da esquerda e o defesa polaco de apenas 17 anos voltou a aparecer da melhor forma ao segundo poste. Por esta altura, já Konstantin Nikitenko entrara para o lugar de Diogo Martins, forçado a sair.

Apesar de ter acusado muito os golos sofridos, o Portimonense SC ainda beneficiou de um penálti, antes da hora de jogo, para poder reentrar na discussão do resultado, mas ficou tudo na mesma, porque o guarda-redes Diogo Clara brilhou ao defender a cobrança de João Casimiro, capitão dos algarvios.

E os visitantes já não foram capazes de mostrar quaisquer argumentos para inverter o rumo dos acontecimentos. Com o jogo e, sobretudo, o resultado sob o controlo do Sporting CP, o resto do segundo tempo disputou-se num ritmo muito baixo e longe das duas balizas. O lance mais perigoso foi protagonizado, ainda assim, pelo recém-entrado Paulo Iago, com um pontapé de fora da área que não passou longe do poste, porém o 3-0 estava para ficar.

Novamente com o trabalho feito desde os primeiros 45 minutos, os jovens Leões somaram a segunda vitória e os respectivos seis pontos em dois jogos. Segue-se, na próxima jornada, o dérbi em casa do SL Benfica.

Sporting CP: Diogo Clara [GR], Daniel Costa (Winilson Lopes, 55’), Daniel Ciesielski (Miguel Alves, 66’), Afonso Lee (Atanásio Cunha, 79’), Rayhan Momade (Denilson Santos, 55’), Guilherme Santos [C], Rafael Camacho (Paulo Iago, 79’), Sandro Nascimento, Chris Grombahi, Micael Sanhá, Diogo Martins (Konstantin Nikitenko, 43’)

Páginas

Subscreva RSS - Liga Revelação