Leoas desinspiradas no dérbi
30 Jan, 2026
Desaire do Sporting CP por 66-85 frente ao SL Benfica
A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu esta sexta-feira frente ao SL Benfica, na 17.ª jornada da fase regular da Liga, por 66-85.
Antes do apito inicial, foi cumprido um minuto de silêncio em memória de Fernando Mamede, grande campeão da história do atletismo e do Sporting CP.
Início do jogo e parcial de 0-5, com resposta Leonina em triplo de Emília Ferreira.
Depois registou-se empate a sete pontos, com bom movimento interior de Dayna Rouse, mas o SL Benfica voltou a distanciar-se a 9-18, a anteceder um desconto de tempo pedido pelo treinador da formação Leonina, João Pedro Vieira.
11-22 era o resultado no final do primeiro quarto, com baixa percentagem de eficácia nos lançamentos da equipa Sportinguista – 29 por cento, contra 60 por cento da equipa do SL Benfica.
O Sporting CP começou muito bem o segundo quarto e um triplo de Luana Serranho aproximou a equipa verde e branca a 18-24, com uma defesa mais profunda e mais agressiva, o que levou a um desconto de tempo do lado das ‘encarnadas’.
Emília Ferreira fez mais dois pontos, para o 20-24, contudo uma jogada de cesto e falta logo a seguir levou aos 20-27 do lado do SL Benfica.
Mas dois triplos da equipa visitante e menos acerto nos lançamentos por parte das Leoas voltou a ‘cavar um fosso’ no marcador, com o SL Benfica a estar na frente a 28-41.
31-43 era o resultado no final da primeira parte.
No terceiro quarto, Luana Serranho foi a primeira jogadora a pontuar, mas o SL Benfica respondeu com um triplo – capítulo de jogo em que as visitantes se superiorizaram.
O Sporting CP, com um triplo de Simone Costa e um bom lance de Dayna Rouse, baixou da diferença de dez pontos (40-48), com cerca de 6’30 para jogar.
Mas de cada vez que o Sporting CP se aproximava, o SL Benfica respondia. Um espectacular triplo de Luana Serranho fez o 43-51, com o Sporting CP a procurar e a conseguir, várias vezes, dificultar a acção de ataque do SL Benfica. Mas havia um problema de difícil solução nessa fase: as Leoas não estavam a conseguir impor-se nos ressaltos defensivos, o que proporcionava segundos e terceiros ataques sucessivos ao SL Benfica, que acabava por concretizar.
45-59 com 2’43 para jogar no terceiro quarto, levava o treinador do Sporting CP a pedir um desconto de tempo. O Sporting CP respondeu bem, com Márcia Carvalho e Emília Ferreira a marcarem quatro pontos, mas à entrada para o último quarto, a equipa Sportinguista perdia por 51-65.
No último quarto, o Sporting CP entrou errático, com duas perdas de bola sem lançamento e depois uma falta ofensiva – turnovers- que comprometeram ataques da formação verde e branca.
Três minutos sem marcar complicaram mais a tarefa Leonina, até porque mesmo sem estar a conseguir pontuar muito mais, o SL Benfica fez um triplo que lhe deu 20 pontos de vantagem, marcado pela jogadora número oito, Emanuely de Oliveira.
O Sporting CP continuava a ter ataques sem lançamento – o jogo teve vários de parte a parte, mas mais do lado Leonino - sobretudo no último quarto.
55-75 com 4’16 para jogar indicavam que o Sporting CP não iria ter um resultado positivo no dérbi, cenário que terminou com o resultado de 66-85 e o último lançamento com sucesso a pertencer a Luana Serranho, de média distância.
Sporting CP: Márcia Carvalho, Simone Costa, Mariana Barros, Nany Carvalho, Catarina Martins, Emma Huff, Cláudia Almeida, Luana Serranho, Ana Urbano, Emília Ferreira [C], Dayna Rouse, Maria Ana Oliveira